terça-feira, 26 de janeiro de 2021

ITUIUTABA - MINAS GERIAS

Ituiutaba é um município do interior do estado de Minas Gerais, Região Sudeste do país. Sua população em 2020, de acordo com a estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), era de 105.255 habitantes.
História
O município teve vários nomes no decorrer de sua história: Campanhas do Tijuco, Capela do São José do Rio Tijuco (1833), Distrito de São José do Tijuco (1839), Vila Platina (1901) e, finalmente, Ituiutaba (1915), termo tupi que significa "aldeia do lamaçal do rio", pela junção de 'y (rio), tyîuka (lamaçal) e taba (aldeia), ou ainda "povoação do rio Tijuco". Tijuco significa "lama". Seus principais fundadores foram os desbravadores e viajantes Joaquim Morais e José da Silva Ramos, cujos descendentes permaneceram nessa região.
Os habitantes da região eram os ameríndios caiapós, chamados de tabajaras ou "bilreiros", pertencentes ao grupo jê, popularmente chamados de "bugres".
Por volta de 1819, chegaram, à região do Rio Tijuco, Joaquim Antonio de Morais e José da Silva Ramos, com suas famílias. José da Silva Ramos propôs ao concunhado mais jovem, Joaquim Antonio de Morais, separarem uma parte de suas glebas para a construção de uma capela e um cemitério.
Em 1830, chegou, à região, o padre Antônio Dias Gouveia, em companhia de seus sobrinhos. Empenhou-se em concretizar a construção da capela e do cemitério com o apoio dos moradores da região.
Por volta de 1832, foi edificada a primeira capela em honra a São José, e, em torno dela, nasce o "Arraial São José do Rio Tijuco", pertencendo ao município de Prata. A emancipação aconteceu por força da Lei Estadual de nº 319, de 16 de setembro de 1901, passando a chamar-se Vila Platina.
Em 1915, o município passou a chamar-se Ituiutaba.
Geografia
Está localizado no pontal do Triângulo Mineiro, no Planalto Central do Brasil.
Hidrografia
A bacia hidrográfica de Ituiutaba é constituída do Rio Tijuco; Ribeirão São Lourenço que, junto ao Tijuco, é responsável pelo abastecimento da cidade; Córrego Sujo; Ribeirão São José; Rio da Prata e Rio Paranaíba
Clima
O clima da cidade é classificado como de tropical de altitude, com precipitações concentradas nos meses de outubro a abril. O restante do ano é caracterizado pela seca. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), desde 1980 a menor temperatura registrada em Ituiutaba foi de −0,1 °C em 7 de julho de 2019, superando o recorde anterior de 0 °C em julho de 2000, nos dias 17 e 18. A máxima recorde atingiu 41,7 °C em 7 de outubro de 2020, batendo os 41,4 °C registrados em 16 de outubro de 2000 e novamente em 15 de outubro de 2014. O maior acumulado de precipitação em 24 horas foi de 144,2 mm em 16 de dezembro de 2008. Outros acumulados iguais ou superiores a 100 mm foram 124,9 mm em 16 de janeiro de 1991, 120 mm em 17 de janeiro de 1992, 118 mm em 3 de fevereiro de 2008, 109 mm em 26 de fevereiro de 1999 e 105,1 mm em 19 de março de 1998.
Economia
A cidade é um polo regional, atendendo, com serviços variados, a região do Pontal do Triângulo Mineiro. Referência pode ser feita aos municípios de Capinópolis, Santa Vitória (Minas Gerais), Gurinhatã, Canápolis e Cachoeira Dourada de Minas, Ipiaçu, pela proximidade.
Tem no agronegócio (agricultura da soja e milho e pecuária de corte e leite) e na prestação de serviços (comércio variado, advocacia, assessoria e consultoria de informática, etc) seus principais elementos e fonte de divisas. Em relação ao setor secundário, destacam-se: Nestlé, Syngenta Seeds, BP Biocombustíveis, Frigorífico JBS, Canto de Minas, Laticínios Baduy, entre outras.
Educação
O setor educacional, conta com escolas de ensino fundamental (1º a 9º ano), ensino médio (10º a 12º ano) e quatro universidades:
- Faculdade Mais de Ituiutaba (FacMais), com 10 cursos de graduação: Administração, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Farmácia, Odontologia, Psicologia e Publicidade e Propaganda;
- UNOPAR, com vários cursos de ensino semi-presencial-conectado (EAD);
- Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), que funcionava na cidade como instituição privada associada à UEMG, porém com a Fundação Educacional de Ituiutaba (FEIT) como mantenedora. A partir de junho de 2014 foi encampada, e passou a ser Universidade Estadual de Minas Gerais - Unidade Ituiutaba. Atualmente, a UEMG - Ituiutaba conta com 13 cursos superiores: Agronomia (diurno e noturno); Ciências Biológicas; Direito (diurno e noturno); Educação Física; Engenharia da Computação (integral); Engenharia Elétrica (integral e noturno); Pedagogia; Psicologia; Química; Sistemas de Informação; Tecnologia em Produção Sucroalcooleira; Tecnologia em Gestão de Agronegócios; Tecnologia em Gestão e Planejamento Ambiental;
- Universidade Federal de Uberlândia (UFU), cujo campus da cidade de Ituiutaba recebe o nome de Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (FACIP). A FACIP/UFU possui 11 cursos de graduação: Administração; Ciências Biológica; Ciências Contábeis; Engenharia de Produção; Física; Geografia; História; Matemática; Pedagogia; Química e Serviço Socia.
- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) - Campus Ituiutaba, possui 4 cursos superiores: Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Ciência da Computação; Processos Químicos e Tecnologia em Alimentos. Possui ainda mais 5 cursos técnicos: Técnico em Agricultura; Técnico em Agroindústria; Técnico em Eletrotécnica; Técnico em Informática e Técnico em Química.
Com relação aos programas de Pós-graduação, atualmente em Ituiutaba existem cursos do tipo Lato sensu, oferecidos pela FACIP/UFU (1 curso de MBA), FTM (3 cursos de MBA), pelo IFTM (4 cursos de Especialização), pela UNOPAR (vários de Especialização e MBA) e apenas dois cursos Stricto sensu oferecido pela FACIP/UFU, o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) e o Programa de Pós-Graduação em Geografia em Geografia do Pontal (Mestrado Acadêmico).
Esporte
A cidade conta com representantes nas modalidades Futebol, Rugby, Natação, Handebol, Lacrosse, entre outros.
Possui o time profissional de futebol chamado Atlético Ituiutabano, que em 2014 disputou o Campeonato Mineiro da Segunda Divisão.
Outro time da cidade, o Boa Esporte, atualmente manda seus jogos na cidade de Varginha pela Série B do Campeonato Brasileiro, devido a construção do Estádio Municipal de Ituiutaba, Júlia do Prado. Mesmo mandando seus jogos em Varginha sua sede administrativa fica em Ituiutaba, inclusive com o seu ônibus oficial tendo placa de Ituiutaba.
Há ainda uma terceira equipe, a Associação Esportiva Ituiutabana, que disputou no ano de 2013 o torneio da Segunda Divisão de Minas, fazendo boa campanha. Atualmente a equipe não disputa o torneio.
Feriados municipais
A Lei nº 2.205, de 10 de agosto de 1983, declarou os seguintes feriados municipais:
- 15 de agosto - Nossa Senhora da Abadia;
- Sexta Feira da Paixão;
- Corpus Christi;
- 16 de Setembro, dia de São Cornélio e aniversário da cidade.
Além destes, são comemorados os seguintes dias:
- 19 de março - é comemorado o dia de São José, o padroeiro da cidade.
- 15 de agosto - dia de Nossa Senhora da Abadia, considerada a 2ª padroeira da cidade.
- 16 de setembro - Aniversário da cidade.
Referência para o texto: Wikipédia .