sexta-feira, 19 de setembro de 2025

GUARANTÃ DO NORTE - MATO GROSSO

Guarantã do Norte é um município brasileiro do estado de Mato Grosso, na região norte do estado, próximo à divisa com o Pará. É conhecido por sua economia baseada na agropecuária, com destaque para a pecuária (com cerca de 300 mil cabeças de gado) e a agricultura, especialmente o cultivo de arroz. A cidade também possui um importante polo de produção de leite. 
Localiza-se a uma latitude 09° 47′ 15″ sul e a uma longitude 54° 54′ 36″ oeste, estando a uma altitude de 345 metros. A população de Guarantã do Norte é estimada em 31.328 habitantes. Essa informação é baseada nos dados do Censo de 2022 do IBGE.
História
Entre as décadas de 1970/1980 o Governo Federal incrementou, na região Norte do país, o programa de colonização, nas áreas eleitas prioritárias para fins de reforma Agrária e Segurança Nacional, criando, através do INCRA, inúmeros projetos de Assentamentos Agrários. 
A finalidade inicial era colonizar o Norte do país e solucionar vários problemas sociais existentes na região Sudeste do Brasil, envolvendo trabalhadores rurais entre pequenos proprietários, sem terra e aqueles explorados sob regime de escravidão branca. 
Em decorrência dos fatos acima citados e, voltando especificamente para a nossa Região, em 1979 foi criado pelo INCRA, através da Superintendência Regional do Estado de Mato Grosso, um projeto de colonização denominado PROJETO DE ASSENTAMENTO CONJUNTO PEIXOTO DE AZEVEDO, com 245.000,0000 hectares sobre a Gleba Braço Sul, localizada, originalmente, no Município de Colíder/MT. 
O Projeto foi implantado em parceria técnica e administrativa com a Cooperativa Tritícola de Erechim Ltda/Cotrel para assentar aproximadamente 1.200 agricultores oriundos do Rio Grande do Sul, envolvendo aqueles que tiveram suas propriedades rurais destruídas pela construção de Barragens Hidrelétricas, e os filhos dos Pequenos proprietários rurais, sócios da referida Cooperativa, cuja dimensão das propriedades eram insuficientes para absorver toda a força de trabalho produtiva do conjunto familiar. 
Em 1981 foi criado, também, pela Superintendência Regional do INCRA de Mato Grosso, o PROJETO DE ASSENTAMENTO BRAÇO SUL, com 211.000,0000 hectares, sobre a Gleba Braço Sul, para assentar aproximadamente 1.300 agricultores, envolvendo 200 posseiros já existentes na referida Gleba, os Sul Mato-grossenses, que viviam sob regime de trabalho escravo em fazendas localizadas no território Paraguaio (os brasiguaios), e outros oriundos de Mundo Novo/MS e de cidades daquele Estado e do Estado de Mato Grosso. 
Em 1982 os dois Projetos foram elevados à categoria de Distrito do município de Colíder/MT, com a denominação de Guarantã do Norte e, em 1986, à categoria de município de Guarantã do Norte, transformando, em 1987, o PROJETO DE ASSENTAMENTO CONJUNTO PEIXOTO DE AZEVEDO, em sua maior extensão territorial, a partir da margem direita do Rio Braço Norte, na categoria de distrito do município de Guarantã do Norte, com a denominação de Novo Mundo, e que, em 1996, transformou-se em município de Novo Mundo. 
A partir de 1994 foram criados mais quatros assentamentos nas áreas remanescentes do Projeto de Assentamento Conjunto Peixoto de Azevedo, onde não foram efetivados os assentamentos previstos originalmente, com a denominação Projeto de Assentamento Bela Vista, Castanhal, Cotrel, Cachoeira da União e Barra Norte, todos localizados no Município de Novo Mundo. 
Na área remanescente do Projeto de Assentamento Braço Sul, onde também não foram implementados os assentamos previstos, foram criados mais três Projetos com a denominação de Projeto de Assentamento Horizonte II, Iririzinho e São Cristóvão, todos localizados no município de Guarantã do Norte. 
Os Projetos criados a partir de 1994 tiveram como objetivo básico regularizar a situação de centenas de agricultores que já se encontravam de posse daquelas terras mas, que não tinham suas ocupações reconhecidas pelo INCRA. 
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Guarantã do Norte, pela Lei n.º 4.378, de 16 de novembro de 1981, subordinado ao município de Colíder. 
Em divisão territorial datada de 1º de julho de 1983, o distrito de Guarantã figura no município de Colíder. 
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1993. 
Elevado à categoria de município com a denominação de Guarantã do Norte, pela Lei Estadual n.º 5.008, 13 de maio de 1986. Desmembrado do município de Colíder. Sede no atual distrito Guarantã o Norte (ex-Guarantã). Constituído do distrito sede. Instalado em 31 de dezembro de 1986. 
Em divisão territorial datada de 1988, o município é constituído do distrito sede. 
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2023.
Geografia
O município de Guarantã do Norte possui uma Área territorial de 4.763,3 Km2, sendo 65,9 km2 somente de área urbana, constituída ainda de 5. 558 residências urbanas.
Fauna
Em sua fauna as espécies em destaque são: mamífero – Anta (Tapirus terrestris), Macaco-prego (Hidrochoerus hyrochoeris), Capivara (Hydrochoerus hydrochaeris), Paca (Agouti paca), Onça-pintada (Phantera onça) e Tamanduá-bandeira (Mymecophaga tridactyla); peixe – Matrinxã (Brycon hilarii), Tucunaré (Cichia acellaris), Lambari (Markiana sp.), Pintado (Pseudo platystoma corruscans), Pacú (Piaractus mesoporamicus), Curimbatá (Prochilodus lineatus), Piranha (Pygocentrus mattereri) e Jaú (Paulicea luetkeni); ave – Gavião–real (Harpia harpija), Ararajuba (Aratinga garouba) e répteis e anfíbios IBGE, 1992, EMBRAPA, 1994 - BRISTSKI, 1999 - QUEIROS, 1999 apud Miranda e Amorim, 2000).
Hidrografia
Seus recursos hídricos pertencente á Bacia Amazônica e Sub-bacia do Rio Tapajós (IBGE, 1997 - DZSEE, 1999 (adaptado) apud Miranda e Amorim, 2000), tendo como os principais rios: Braço Norte, Braço Sul, Iriri, Peixotinho, Mutum, Vale do XV, Horizonte e córregos: 22, 27, 29, 31, 40, Aurora, Mineirão, Macedo, Porcão, Linha do Sol, Hertal, Jacinto, Jacaré I, Jacaré II, Pena do Mutum, Bomm, Mezomo, Geraldão, Santa Ana e Corgão.
Clima
O período das chuvas ocorre de setembro a abril com uma precipitação pluviométrica anual de mais de 2.000mm, a temperatura média anual fica entre 25°C mínima e 33°C máxima. O clima é fator importante e completa o quadro favorável ao desenvolvimento de atividades agropastoris.
Economia
A economia é diversificada, com forte atuação na pecuária, agricultura e comércio. 
A produção de leite é um dos destaques, com mais de 22 milhões de litros por ano. 
O município também é conhecido por suas atividades ligadas ao extrativismo e ao turismo, com atrativos como a Cachoeira da Serra, o Parque Florestal, o Lago do Céu Azul e as grutas locais conforme o site Viagens BR. 
Guarantã do Norte é um município de grande relevância na região que se destaca pela alta regularidade das vendas no ano e pelo elevado potencial de consumo. O desempenho econômico e o pequeno número de novas oportunidades claras de negócios são fatores de atenção.
De janeiro a maio de 2025, foram registradas 1,9 mil admissões formais e 1,7 mil desligamentos, resultando em um saldo positivo de 200 novos trabalhadores. Este desempenho é inferior ao do ano passado, quando o saldo foi de 274.
Até maio de 2025 houve registro de 130 novas empresas em Guarantã do Norte, sendo que 6 atuam pela internet. Neste último mês, 32 novas empresas se instalaram, sendo 2 com atuação pela internet. Este desempenho é maior que o do mês imediatamente anterior (26). No ano de 2024 inteiro, foram registradas 206 empresas.
Turismo
Guarantã do Norte respeita seus recursos naturais com desenvolvimento sustentável, por isso as inúmeras riquezas naturais são preservadas. Para quem gosta de aventuras, os rios, cachoeiras e corredeiras com águas cristalinas são convite irrecusável, sem contar a pesca esportiva que tem como principal troféu dentre muitas espécies de peixes a matrinxã, o município abriga um sitio arqueológico com inscrições rupestres que permitem pesquisas e explorações históricas. O ecossistema local é bastante diversificado tanto na fauna quanto na flora.
O patrimônio ambiental é sem dúvida a maior riqueza que o município possui. Além de áreas de floresta Amazônica, o município conta com diversos pontos a serem visitados pelos turistas, como é o caso das cachoeiras, represas, pinturas rupestres, praias, etc. Na região da Serra do Cachimbo, Vale do XV e na divisa com o Estado do Pará, podem ser encontradas muitas belezas como é o caso das cachoeiras Três Quedas e Bonita.
Na Linha 38 temos as pinturas rupestres e a Cachoeira do Nilton, entretanto a falta de estrutura para acesso decepciona alguns turistas. Porem, as belezas das quedas d’água proporcionam ótimos momentos de lazer. A cachoeirinha é uma boa opção também, Localizada a apenas 18 Km da cidade, possui um fácil acesso e reserva boas emoções.
Dentre todas as opções, a Cachoeira do Arco Iris é uma das mais bonitas. No entanto, por decisão do “proprietário” da área, esse local está indisponível para visitas, privando toda a população de desfrutar de mais um presente da natureza.
Alem das opções mostradas, Guarantã do Norte ainda dispõe de outras opções como o Clube Paraíso, no rio Braço Sul, a Praia do Sol no rio Braço Norte e muitos outros que podem proporcionar um bom lazer. Além disso, a Cidade está localizada próxima ao Parque Estadual Cristalino, que proporciona outra opção de visita. No entanto, a estrutura de todos esses lugares ainda deixam a desejar, Faltam guias turísticos. No campo da hotelaria, Guarantã do Norte conta com uma boa rede de Hotéis que podem proporcionar um ótimo conforto aos visitantes. Conta também com uma boa quantidade de restaurantes e lanchonetes. Dentre os eventos que se destacam no intuito de atrair os turistas, pode-se citar o Festival de Pesca que acontece anualmente no rio Braço Norte, nas proximidades do Balneário Strege e que já é sinônimo de sucesso.
Pontos Turísticos
Dentre os diversos pontos turísticos de Guarantã do Norte, destacam-se:
Balneário Streg: É o local onde as famílias escolhem para passar os finais de semana, o local é bem estruturada com churrasqueiras, Tendas, e também tem um restaurante para aqueles que não queira levar comida.
Rio Braço Norte: O Rio braço norte faz dele um verdadeiro manancial de água doce, vários locais turísticos só é possível pela existência do mesmo, além de ser o principal rio da cidade é também o que abastece com suas águas a população
Cachoeira três Quedas: A cachoeira três quedas, está em divisa com Guarantã do Norte e Serra do Cachimbo no PÁ a cachoeira é um dos principais pontos turísticos da região do vale do 15 no município.
Praça da Cultura: A praça da cultura, é um local onde os principais eventos acontecem Shows, Torneios, Gincanas, sendo a maior e mais bela praça da cidade, nos finais de semana Jovens de todos os Bairros se reúnem em rodas de amigos, para tomar Tereré bebida típica do estado Mato-grossense.
Referência para o texto: Wikipédia ; Site da Prefeitura Municipal ; IBGE ; Caravela ; Site da Câmara Municipal .