segunda-feira, 21 de agosto de 2023

TAQUARA - RIO GRANDE DO SUL

Taquara é um município da Região Metropolitana de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul, no Brasil. É um município de colonização predominantemente alemã localizada na Encosta Inferior do Nordeste. Sua população, de acordo com o Censo de 2022, realizado pelo IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, era de 53.242 habitantes.
História
Até a chegada dos primeiros europeus à região, no século XVI, o local era habitada pelos índios carijós. O território de Taquara fez parte da sesmaria concedida em 1814 a Antônio Borges de Almeida Leães, que foi vendida em 20 de junho de 1845 para Tristão José Monteiro e Jorge Eggers. No ano seguinte, em 4 de setembro de 1846, o território passou a ser propriedade exclusiva de Tristão Monteiro, quando iniciou-se o processo de colonização alemã e outras etnias, através da Colônia de Santa Maria do Mundo Novo, formada pelas famílias: Família Ritter (alemã); Família Lahm (alemã); Família Schirmer (alemã); Família Krummenauer (alemã); Família Schäfer (alemã); Família Klein (alemã); Família Lambert (alemã); Família Laux (alemã); Família Jacoboski (polonesa); Família Raimondo (italiana); Família Fischer (alemã); Família Petry (alemã) e Família Korndörfer (alemã)
A colônia dividia-se em três seções: Baixa Santa Maria (hoje Taquara), Média Santa Maria (hoje Igrejinha) e Alta Santa Maria (hoje Três Coroas). Foi na Média Santa Maria que Tristão Monteiro construiu a primeira casa de alvenaria do vale, a chamada "Casa de Pedra". Esta casa foi construída para instalar a capatazia e o armazém de abastecimento dos primeiros colonos e do pessoal que procedia a medição das terras do vale.
Em 24 de setembro de 1880 foi instalada a 1º Comarca de Taquara. O município surgiu com a Lei Provincial 1.568, de 17 de abril de 1886. A emancipação de Taquara sucedeu em 17 de abril de 1886, com o nome de Taquara do Mundo Novo. Mais tarde, através do Decreto Estadual 1.404, de 10 de dezembro de 1908, a vila de Taquara recebeu o título de cidade.
A história de Taquara se encontra também nos prédios antigos, como a sede da Câmara da Indústria, Comércio, Serviços e Agropecuária do Vale do Paranhana e o Clube Comercial, que são exemplos da beleza arquitetônica encontrada em muitos prédios situados na área central da cidade. Destaca-se, ainda, o Palácio Municipal Coronel Diniz Martins Rangel, de construção neoclássica, que data do início do século XX, além dos templos das Igrejas Católica e Protestante que estão situados frente a frente na rua principal da cidade.
No interior, ainda existem exemplos de edificações na técnica do enxaimel, trazida pelos imigrantes alemães, principalmente nas localidades de Tucanos, Rio da Ilha e Padilha.
Geografia
O município de Taquara está localizado na Encosta Inferior da Serra e dista 72 quilômetros de Porto Alegre; 40 km de Gramado; 48 Km de Canela; 40 km de São Francisco de Paula; 36 km de Novo Hamburgo e 89 km de Tramandaí, o que ocasiona um clima subtropical com inverno rigoroso. Também possui, como uma de suas principais características, a privilegiada localização geográfica: o município é ponto de ligação entre importantes regiões do Rio Grande do Sul, como a Serra Gaúcha, Litoral, Região Metropolitana e Vale do Sinos.
Clima
Em Taquara, o verão é longo, quente e abafado; o inverno é curto e ameno. Durante o ano inteiro, o tempo é com precipitação e de céu parcialmente encoberto. Ao longo do ano, em geral a temperatura varia de 10 °C a 31 °C e raramente é inferior a 4 °C ou superior a 35 °C.
Baseado no índice de turismo, as melhores épocas do ano para visitar Taquara e realizar atividades de clima quente são do início de março ao meio de maio e do meio de setembro ao meio de dezembro.
A estação quente permanece por 4,0 meses, de 22 de novembro a 22 de março, com temperatura máxima média diária acima de 28 °C. O mês mais quente do ano em Taquara é janeiro, com a máxima de 31 °C e mínima de 21 °C, em média.
A estação fresca permanece por 2,9 meses, de 19 de maio a 15 de agosto, com temperatura máxima diária em média abaixo de 22 °C. O mês mais frio do ano em Taquara é julho, com a máxima de 11 °C e mínima de 20 °C, em média.
Infraestrutura
Educação
Taquara conta com uma rede de 44 escolas públicas municipais, 12 escolas públicas estaduais e 9 escolas particulares. O ensino superior é atendido pelas Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), que conta com 20 cursos de graduação. Também tem a Escola Técnica Estadual Monteiro Lobato - CIMOL - Centro de Referência Profissional (antigo Colégio Industrial Monteiro Lobato), que está classificado entre as seis melhores escolas estaduais.
Economia
Taquara é um município de grande relevância na região que se destaca pelo elevado potencial de consumo e pelo alto crescimento econômico. Por outro lado, o pequeno número de novas oportunidades claras de negócios é um fator de atenção.
De janeiro a junho de 2023, foram registradas 2,9 mil admissões formais e 2,8 mil desligamentos, resultando em um saldo positivo de 88 novos trabalhadores. Este desempenho é inferior ao do ano passado, quando o saldo foi de 802.
Até junho de 2023 houve registro de 110 novas empresas em Taquara, sendo que 21 atuam pela internet. Neste último mês, 18 novas empresas se instalaram, sendo 4 com atuação pela internet. Este desempenho é menor que o do mês imediatamente anterior (23). No ano de 2022 inteiro, foram registradas 252 empresas.
Referências para o texto: Wikipédia ; Weather Spark ; Site Caravela .