quarta-feira, 17 de setembro de 2025

SERTÂNIA - PERNAMBUCO

Sertânia é um município brasileiro do estado de Pernambuco. A população de Sertânia, Pernambuco, é de 32.811 habitantes, segundo o Censo Demográfico de 2022, do IBGE. A cidade tem uma área de 2.409,511 km
História
O atual território do município era habitado por indígenas Cariris da nação Tapuya (Piripães, Caraíbas, Rodelas, Jeritacés); quando se iniciou a ocupação do local pelos povos europeus. A captura e o aprisionamento dos indígenas para o trabalho na atividade canavieira foi o marco do povoamento após a ocupação do território originário. Há indícios de que os holandeses já haviam pisado na região durante a Insurreição Pernambucana, buscando ajuda dos indígenas Cariris para a luta contra os portugueses. 
Em 1792, Antão Alves, natural do município pernambucano de Vitória de Santo Antão, se muda para o povoado de Moxotó e desenvolve negócios com gado. Estabeleceu-se com a filha do português Raimundo Ferreira de Brito, Dona Catarina, e formou uma fazenda de gado nas terras do sogro português. No início do século XIX, Antão Alves inicia a construção de uma igreja dedicada à Nossa Senhora da Conceição, cedendo à igreja uma data de uma légua quadrada de terra. 
O povoamento das terras do município se deu ao redor da igreja, como de costume na população nordestina, que sempre se estabelecia em locais onde houvesse igreja ou perto de lagos e rios. Neste caso, a existência do rio Moxotó – em língua nativa: “rio de índios bravios” – muito favoreceu o crescimento do povoado. 
O município de Sertânia foi elevado à categoria de distrito em 1942, como o nome inicial de Alagoa de Baixo. No mesmo dia foi criada a freguesia, cuja sede foi transferida para o povoado de Jeritacó. O topônimo Sertânia significa: "cidade sertaneja".
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Alagoa de Baixo, pelas Leis Provinciais n.º 93, de 04 de maio de 1842, e n.º639, de 03 de junho de 1865, Lei Municipal n.º 52, de 03 de agosto de 1892, subordinado ao município de Cimbres. 
Elevado à categoria de vila com a denominação de Alagoa de Baixo, pela Lei Provincial n.º 1.093, de 24 de maio de 1873, desmembrado de Cimbres. Instalado em 29 de abril de 1878. 
Elevado à condição de cidade e sede do município com a denominação de Alagoa de Baixo, pela Lei Estadual n.º 991, de 1º de julho de 1909. 
Pela Lei Municipal de 15 de outubro de 1909, é criado o distrito de Custódia e anexado ao município de Alagoa de Baixo. 
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído de 2 distritos: Alagoa de Baixo e Custódia. 
Pela Lei Estadual n.º 1.931, de 11 de setembro de 1928, é desmembrado do município de Alagoa de Baixo o distrito de Custódia. Elevado à categoria de município. 
Pelas Leis Municipais n.º 39, de 02 de abril de 1919, e n.º 96, de 18 de janeiro de 1929, é criado o distrito de Algodões e anexado ao município de Alagoa de Baixo. 
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de 2 distritos: Alagoa de Baixo e Algodões. 
Em divisões territoriais datadas de 31 de dezembro de 1936 e 31 de dezembro de 1937, o município aparece constituído de 4 distritos: Alagoa de Baixo, Algodões, Henrique Dias (ex-Tigre) e Rio da Barra. 
Pelo Decreto-lei Estadual n.º 952, de 31 de dezembro de 1943, o município de Alagoa de Baixo passou a denominar-se Sertânia. 
Em divisão territorial datada de 1º de julho de 1950, o município, já denominado Sertânia é constituído de 4 distritos: Sertânia, Algodões, Henrique Dias e Rio da Barra. 
Pela Lei Municipal n.º 133, de 14 de fevereiro de 1953, é criado o distrito de Albuquerque Né, criado com terras do distrito de Rio da Barra e anexado ao município de Sertânia. 
Em divisão territorial datada de 1º de julho de 1960, o município é constituído de 5 distritos: Sertânia, Albuquerque Né, Algodões, Henrique Dias e Rio da Barra. 
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2023.
Geografia
Vegetação

A vegetação de Sertânia é a caatinga hiperxerófila. 
Clima
O clima da cidade é o semiárido, do tipo Bsh', com chuvas de verão-outono.
Em Sertânia, o verão é quente e de céu quase encoberto; o inverno é curto, agradável e de céu quase sem nuvens. Durante o ano inteiro, o tempo é seco e de ventos fortes. Ao longo do ano, em geral a temperatura varia de 17 °C a 35 °C e raramente é inferior a 15 °C ou superior a 37 °C. 
A melhor época do ano para visitar Sertânia e realizar atividades de clima quente é do fim de maio ao fim de outubro. 
A estação quente permanece por 3,4 meses, de 29 de setembro a 10 de janeiro, com temperatura máxima média diária acima de 34 °C. O mês mais quente do ano em Sertânia é dezembro, com a máxima de 35 °C e mínima de 20 °C, em média. 
A estação fresca permanece por 2,5 meses, de 28 de maio a 13 de agosto, com temperatura máxima diária em média abaixo de 31 °C. O mês mais frio do ano em Sertânia é julho, com a mínima de 17 °C e máxima de 30 °C, em média. 
Economia
Sertânia é uma pequena cidade que se destaca pela alta regularidade das vendas no ano e por apresentar novas oportunidades de negócios. O baixo potencial de consumo e o desempenho econômico são fatores de atenção.
De janeiro a maio de 2025, foram registradas 165 admissões formais e 149 desligamentos, resultando em um saldo de 16 novos trabalhadores. Este desempenho é inferior ao do ano passado, quando o saldo foi de 26.
Até maio de 2025 houve registro de 17 novas empresas em Sertânia, sendo que a maioria delas atua com estabelecimento fixo. Neste último mês, 2 novas empresas se instalaram. Este desempenho é maior que o do mês imediatamente anterior (1). No ano de 2024 inteiro, foram registradas 34 empresas.
Distritos e povoados
O município está constituído pelos seguintes Distritos: Sede; Algodões; Henrique Dias; Rio da Barra e Albuquerque-Né e pelos Povoados: Pernambuquinho; Waldemar Siqueira; Moderna; Caroalina; Várzea Velha; Umburanas e Cruzeiro do Nordeste.
Referências para o texto: Wikipédia ; IBGE ; Weather Spark ; Caravela .