sábado, 25 de outubro de 2025

UBAJARA - CEARÁ

Ubajara é um município da microrregião da Ibiapaba, na Mesorregião do Noroeste Cearense, no estado do Ceará, no Brasil. Sua população, de acordo com o censo do IBGE, em 2022, era de 32.767 habitantes. 
Toponímia
Ubajara é topônimo de origem tupi antiga cuja origem está relacionada com a gruta de mesmo nome. Dentre as suas diversas traduções para a língua portuguesa, a que prevalece é "Dono de Canoas", de Ubá = canoa e îara = senhor. O nome teria surgido da lenda de um cacique que teria esse nome e que, vindo do litoral, teria habitado a gruta por muitos anos. Inclusive, na bandeira do município, consta a imagem de um cacique remando em uma canoa. Outra tradução citada na Revista Comemorativa do Cinquentenário da Cidade de Ubajara, publicada em 31 de dezembro de 1965, página 8, é "Canoa da mãe – d'água", de Ubá = canoa e Yara = mãe d'água. 
História
O território de Ubajara era habitado primitivamente pelos indígenas tabajaras. A primeira penetração portuguesa foi feita por volta de 1604, por Pero Coelho de Souza, que veio em uma expedição para expulsar os franceses que escondiam-se entre os indígenas da Serra da Ibiapaba. 
Entre os anos 1840 e 1860, outras famílias se estabeleceram no território, atraídas pela fertilidade da terra. Quando a grande seca as atingiu, deslocaram-se para o lado sul de uma lagoa, denominada Lagoa de Jacaré, ali organizando um arruado que se chamou Jacaré, primitivo nome do Município. Em 1884, a povoação foi totalmente destruída violentamente por um incêndio. Os habitantes construíram novamente suas moradias e mantiveram a mesma designação de Jacaré. 
Em 1890, por ato de Luís Antônio Ferraz, governador do Ceará, foi elevado à categoria de distrito da paz da Jurisdição de Ibiapina. 
No dia 24 de agosto de 1915, foi editada a Lei n.º 1279, que elevou o Distrito da paz à categoria do Município com a denominação de Ubajara, por influência da gruta existente na encosta da Serra, a cerca de 5 km da sede. 
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Jacaré, por Ato de 12 de fevereiro de 1890, subordinado ao município de Ibiapina. 
Elevado à categoria de município com denominação de Ubajara, pela Lei Estadual n.º 1.279, de 24 de agosto de 1915, desmembrado de Ibiapina. Sede na povoação de Jacaré. Constituído do distrito sede. Instalado em 31 de dezembro de 1915. 
Nos quadros de apuração do Recenseamento Geral de 1º de setembro de 1920, o município é constituído de 2 distritos: Ubajara e Araticum. Desmembrado de Ibiapina. 
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município aparece é constituído de 3 distritos: Ubajara, Araticum e Trapiá. 
Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31 de dezembro de 1936 e 31 de dezembro de 1937, o município é constituído de 2 distritos: Ubajara e Araticum. Não figurando o distrito de Trapiá. 
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1º de julho de 1950. 
Pela Lei Estadual n.º 1.153, de 22 de novembro de 1951, é criado o distrito de Jaburuna ex-povoado e anexado de Ubajara. 
Em divisão territorial datada de 31 de dezembro de 1960, o município é constituído de 3 distritos: Ubajara, Araticum e Jaburuna. 
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1991. 
Pela Lei Municípal n.º 481, de 22 de abril de 1994, é criado o distrito de Nova Veneza (ex povoado) e anexado ao município de Ubajara. 
Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído de 4 distritos: Ubajara, Araticum, Jaburuna e Nova Veneza. 
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Geografia
Clima

Varia de tropical quente semiárido brando na porção oeste a tropical quente subúmido no centro e tropical quente úmido na região mais elevada, onde está situada a sede municipal e que possui período chuvoso de janeiro a maio. 
Em Ubajara, a estação com precipitação é morna, opressiva e de céu encoberto; a estação seca é quente, abafada, de ventos fortes e de céu parcialmente encoberto. Ao longo do ano, em geral a temperatura varia de 18 °C a 32 °C e raramente é inferior a 17 °C ou superior a 33 °C. 
A melhor época do ano para visitar Ubajara e realizar atividades de clima quente é do início de julho ao fim de outubro. 
A estação quente permanece por 2,3 meses, de 18 de outubro a 26 de dezembro, com temperatura máxima média diária acima de 31 °C. O mês mais quente do ano em Ubajara é novembro, com a máxima de 31 °C e mínima de 21 °C, em média. 
A estação fresca permanece por 4,4 meses, de 20 de fevereiro a 2 de julho, com temperatura máxima diária em média abaixo de 28 °C. O mês mais frio do ano em Ubajara é junho, com a mínima de 18 °C e máxima de 28 °C, em média. 
Vegetação
A vegetação do município é composta de Caatinga e Mata Atlântica. 
Hidrografia e recursos hídricos
O principal reservatório é o Açude Jaburu I. 
Economia
Ubajara é uma pequena cidade que se destaca pela alta regularidade das vendas no ano e por apresentar novas oportunidades de negócios. O baixo potencial de consumo e o desempenho econômico são fatores de atenção.
De janeiro a junho de 2025, foram registradas 652 admissões formais e 608 desligamentos, resultando em um saldo positivo de 44 novos trabalhadores. Este desempenho é inferior ao do ano passado, quando o saldo foi de 172.
Até junho de 2025 houve registro de 53 novas empresas em Ubajara, sendo que 7 atuam pela internet. Neste último mês, 11 novas empresas se instalaram, sendo 2 com atuação pela internet. Este desempenho é maior que o do mês imediatamente anterior (9). No ano de 2024 inteiro, foram registradas 83 empresas.
Turismo
É muito procurada por turistas por conta do Parque Nacional de Ubajara, um dos mais charmosos parques nacionais do Brasil, onde se encontra a Gruta de Ubajara, acessível por meio de teleférico. 
Gruta de Ubajara: Localizada no Distrito de Araticum, a 3 km da sede, localizada no Parque Nacional de Ubajara. Trajeto feito por trilha natural margeando um riacho ou por teleférico durante 2 a 3 minutos, oferecendo ampla visão do parque. 
Apesar do potencial natural e geográfico para o turismo, esta atividade vem perdendo força nos últimos meses devido à falta de políticas públicas adequadas para a atividade. A cidade foi considerada, por muitos anos, a "joia da coroa" da região ibiapabana. 
Todos os anos, ocorre a FEPAI, FEIRA DE PRODUTOS AGRÍCOLAS DA SERRA DE IBIAPABA, além da exposição de animais e o Festival de Floração do Maracujá. 
Outros atrativos turísticos de Ubajara são:
- Parque Nacional de Ubajara - é uma unidade de conservação administrada pelo ICMBio para proteger o patrimônio natural e geológico da região. 
-   Caverna de Ubajara - o principal atrativo é um labirinto de rochas calcárias com estalactites e estalagmites, que pode ser acessado por um bondinho. 
-  Trilhas e Natureza - o parque oferece trilhas que atravessam a Mata Atlântica e a Caatinga, abrigando rica biodiversidade. 
São incluídos ainda, o Açude Jaburu, um dos pontos turísticos do município e Cachoeiras, como a Cachoeira do Boi Morto.
Divisões administrativas
O município de Ubajara está subdividido em quatro unidades, sendo a sede e mais três distritos: Araticum, Jaburuna e Nova Veneza.
Referências para o texto: Wikipédia ; IBGE ; Caravela ; Weather Spark .