quinta-feira, 11 de dezembro de 2025

PADRE BERNARDO - GOIÁS

Padre Bernardo é um município brasileiro do estado de Goiás. Localizado na Microrregião do Entorno do Distrito Federal e na Mesorregião do Leste Goiano. Sua população conforme censo do IBGE, de 2022 era de 34.967 habitantes. 
História
A ocupação do território municipal de Padre Bernardo teve início no século passado com o estabelecimento das primeiras fazendas de criação de gado às margens do Rio Maranhão e seus tributários mais importantes, onde se localizam pastagens de boa qualidade. 
Com o decorrer dos anos surgiram outros fatores responsáveis pelo crescimento do povoado econômico demográfico da região. Ao aumento natural dos rebanhos associava-se, de modo paralelo e consequente, a ocorrência de picadas, que levaram ao surgimento das pousadas dos vaqueiros, a caminho de Niquelândia e das famílias que desciam do Nordeste para a região Centro-Sul. 
A função religiosa foi, sem dúvida, a mais importante na instalação e no crescimento do povoado, pois a partir de 1933, romeiros provenientes da região do Vão dos Angicos, no Município de Luziânia, se dirigiam todos os anos, durante o mês de julho para rezarem na capela do Divino, erguida por fazendeiros locais, com o surgimento de algumas casas em volta da capela, os fazendeiros começaram a lotear partes do vale, com o objetivo uma cidade. 
Em 1951, foi fundado o Arraial com o nome de Barro Alto do vão dos Angicos e, para a formação do Patrimônio, os Senhores Januário de Amorim e Valentim José Cabral, doaram doze alqueires de terra ao Santo Padroeiro. Ainda na condição de povoado, a localidade passou a denominar-se Padre Bernardo, em homenagem ao vigário que percorria as fazendas locais, celebrando batizados e casamentos, enfatizando cada vez mais a função da cura.
A partir de 1957 a expansão do núcleo urbano se deve ao Senhor José Monteiro Lima (primeiro professor da região e vereador de Luziânia, representando a região tornar-se outro município) que dividiu sua fazenda em sítios e lotes, doando às famílias sem recursos e vendendo aos que desejassem se fixar na região. 
Graças à fertilidade de suas terras, o distrito foi tomando grande impulso. Em 1963, o Projeto de autoria do Deputado Olinto Meireles foi aprovado, e através da Lei Estadual n.º 4.797, no entanto só em 1964 Padre Bernardo foi elevado à categoria de município, constituindo-se termo judiciário da Comarca de Luziânia. 
Mais recentemente, através de um plebiscito realizado em março de 1980 e homologado pelo Diário oficial do Estado em maio do mesmo ano, foi incorporado à configuração geográfica local o Distrito de Mimoso, que anteriormente pertencia à Niquelândia. 
Um maior dinamismo ocorrido no município deu-se ao avanço das fronteiras agrícolas para o Centro-Oeste e mais precisamente à construção de Brasília, dado ao seu favorável posicionamento geográfico em relação do Distrito Federal. 
No período atual, em decorrência da expansão verificada agravaram-se os problemas relacionados com a prestação do serviços, notadamente educação e saúde, e com a infra estrutura de apoio aos setores produtivos, estabelecendo uma relação muito forte de dependência do Distrito Federal. Por gentílico temos padre-bernardense. 
Pela Lei Municipal n.º 132, de 6 de março de 1958, é criado o Distrito com a denominação de Padre Bernardo, subordinado ao município de Luziânia. Através da Lei n.º 4.797, de 7 de dezembro de 1963, é elevado à categoria de município com a mesma denominação, desmembrando-se de Luziânia. Pela Lei Estadual n.º 8.004, de 26 de novembro de 1975 e, ratificado pela Lei Estadual nº 8.111, de 1.405/1976, Padre Bernardo adquiriu do município de Niquelândia o distrito de Mimoso. Em divisão territorial datada de 1 de janeiro de 1979, o município é constituído de 2 distritos: Padre Bernardo e Mimoso. Pela Lei Estadual n.º 10.405, de 30 de dezembro de 1987, o distrito de Mimoso é desmembrado do município de Padre Bernardo e é elevado à categoria de município com a denominação de Mimoso de Goiás. 
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de padre Bernardo (ex povoado), pela Lei Municipal n.º 132, de 06 de março de 1958, subordinado ao município de Luziânia. 
Em divisão territorial datada de 1º de julho de 1960, o distrito figura no município de Luziânia. 
Elevado à categoria de município com a denominação de Padre Bernardo, pela Lei Estadual n.º 4.797, de 07 de dezembro de 1963, desmembrado de Luziânia. Sede no antigo distrito de Padre Bernardo. Constituído do distrito sede. Instalado em 09 de maio de 1964. 
Em divisão territorial datada de 31 de dezembro de 1963, o município é constituído do distrito sede. 
Pela Lei Estadual n.º 8.004, de 26 de novembro de 1975, ratificado pela Lei Estadual n.º 8.111, de 14 de maio de 1976, Padre Bernardo adquiriu do município de Niquelândia o distrito de Mimoso. 
Em divisão territorial datada de 1º de janeiro de 1979, o município é constituído de 2 distritos: Padre Bernardo e Mimoso. 
Pela Lei Estadual n.º 10.405, de 30 de dezembro de 1987, é desmembrado do município de Padre Bernardo o distrito de Mimoso. Elevado à categoria de município com a denominação de Mimoso de Goiás. 
Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede. 
Em divisão territorial datada de 2015, o município é constituído de 4 distritos: Padre Bernardo, Mariápolis e Taboquinha, Monte Alto e Trajanópolis. 
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2017.
Economia
A pecuária movimenta a economia de Padre Bernardo, participando da arrecadação com 32,31%. Na agricultura, o forte são o cultivo de soja e milho. 
O comércio local, como restaurantes, bares, lojas de roupas e calçados, bancos, supermercados, entre outros, é pequeno e atende às necessidades básicas da população. As indústrias que merecem destaque na região são as de cerâmica, os laticínios e as confecções. 
Geografia
A sede de Padre Bernardo está a uma altitude de cerca de 629 metros acima do nível do mar.
Relevo
O relevo do município é tipicamente do Cerrado goiano: áreas de planalto suave, com ondulações, algumas elevações, vales formados por cursos d’água menores, rios e córregos que drenam para bacias da região. 
Solo
O solo, por sua vez, é em geral bastante favorável para atividades agropecuárias, com solos de latossolos e outros tipos típicos do Cerrado, com a fertilidade melhor em áreas com cobertura vegetal preservada e manejo adequado, embora haja necessidade de correções e cuidados (uso de calcário, adubação) para produtividade.
Vegetação
Padre Bernardo está no bioma Cerrado, apresentando vegetação típica como cerrado sensu stricto, cerrado mais ralo, regiões de campo limpo e também veredas e matas de galeria ao longo dos rios e córregos. Essa vegetação nativa sofre gradualmente pressões de desmatamento, abertura de áreas para pastagem, cultivo e expansão urbana.
Hidrografia
A hidrografia do município está constituída pelo Rio Maranhão, Rio Angico, Rio Verde.
Clima
Em Padre Bernardo, a estação com precipitação é abafada e de céu encoberto; a estação seca é de céu quase sem nuvens. Durante o ano inteiro, o clima é quente. Ao longo do ano, em geral a temperatura varia de 17 °C a 33 °C e raramente é inferior a 15 °C ou superior a 36 °C. 
A melhor época do ano para visitar Padre Bernardo e realizar atividades de clima quente é do início de julho ao início de outubro. 
A estação quente permanece por 1,7 mês, de 23 de agosto a 13 de outubro, com temperatura máxima média diária acima de 32 °C. O mês mais quente do ano em Padre Bernardo é setembro, com a máxima de 33 °C e mínima de 21 °C, em média. 
A estação fresca permanece por 2,8 meses, de 15 de novembro a 8 de fevereiro, com temperatura máxima diária em média abaixo de 30 °C. O mês mais frio do ano em Padre Bernardo é junho, com a mínima de 18 °C e máxima de 30 °C, em média. 
Turismo
Padre Bernardo oferece atrativos turísticos ligados à natureza, fé e cultura regional. Entre seus pontos de interesse destacam-se o Rio Maranhão, várias cachoeiras como Poço do Benjamin, Cachoeira da Lydia, Cachoeira do Sumidouro, Cachoeira da Porteira; também existe o Ecoparque Adventure, com cânions, trilhas e atividades ao ar livre.)
A Igreja do Divino Espírito Santo é um marco religioso importante, não só por sua função local de fé, mas também como ponto de encontro cultural. Há festas tradicionais, em especial a Festa do Divino Espírito Santo, que atrai romeiros e visitantes de regiões vizinhas.)
A infraestrutura de turismo em Padre Bernardo inclui hotéis e pousadas locais, opções de hospedagem modestas, restaurantes, pesque-pague e serviços para visitantes que buscam contato com a natureza. O turismo ecológico, de aventura e religioso são os que mais se destacam.
Eventos e Festas
- Janeiro: Folia de Reis, dia 06 e Folia São Sebastião, dia 20.
- Fevereiro: Carnaval de rua.
- Maio: Festa do Divino, de 09 a 19 e Aniversário da Cidade, dia 09.
- Julho: Festa de Nossa Senhora do Carmo, padroeira de Padre Bernardo.
- Agosto: Dia do evangélico, dia 31 e Aroeira - Largada Rumo ao Muquém.
Cultura
A tradição da festa de que deu origem à cidade consegue reunir ainda hoje milhares de pessoas em louvor ao Divino Espírito Santo. A capela, construída em devoção à figura religiosa, em terreno doado por Rosa Fernandes Cabral, é palco da movimentação de fiéis que participam de missas, folias e atividades culturais. As festividades duram nove dias, com encerramento na comemoração de Pentecostes. Padre Bernardo possui peculiaridades e características determinantes da origem de seu povo, isto é, há miscigenação cultural entre mineiros, nordestinos, remanescentes de outras partes do país e do próprio estado de Goiás. 
Subdivisões
Pertencem ao município, os distritos: Sede; Entre Rios; Mariápolis; Monte Alto; Taboquinha; Trajanópolis; Vendinha; Ouro Verde e Boa Vista.
Referências para o texto: Wikipédia ; IBGE ; Weather Spark .