Camaragibe é um município brasileiro do estado de Pernambuco. Pertence à Região Metropolitana do Recife, sendo o seu sexto município mais populoso (atrás de Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Paulista e Cabo de Santo Agostinho) e a oitava de Pernambuco.
História
A área onde hoje está localizado o município de Camaragibe era povoada por minorias indígenas, até a chegada dos portugueses com Duarte Coelho Pereira, em meados do século XVI.
As terras eram utilizadas para a exploração do pau-brasil e, posteriormente, a produção da cana-de-açúcar.
O município surgiu com os antigos engenhos, como o Camaragibe, fundado em 1549 e considerado um dos mais prósperos da região até a invasão holandesa em 1645. O engenho foi incendiado pelas tribos indígenas que viviam no local.
Entre 1891 e 1895 foi implantada uma fábrica de tecidos pelo engenheiro Carlos Alberto de Menezes, e o engenheiro francês Pierre Collier o que modificou a feição do local.
Em 20 de dezembro de 1963 a Lei Estadual nº 4.988 elevou o distrito à categoria de município, o qual foi extinto em 6 de julho de 1964, por acórdão do Tribunal de Justiça (mandado de segurança nº 59.906), sendo seu território reanexado ao do município de São Lourenço da Mata. Sendo novamente elevado a categoria de município só em 13 de maio de 1982, desmembrando-se de São Lourenço da Mata, segundo a Lei nº 8.951, publicada no Diário Oficial do Estado de Pernambuco daquela data.
Topônimo
O topônimo Camaragibe significa "rio dos camarás" (camara: a planta, y: rio, pe: em). Camará ou cambará é o nome de um arbusto presente na região.
Segundo as normas ortográficas vigentes da língua portuguesa, este topônimo deveria ser grafado como Camarajibe. Prescreve-se o uso da letra "j" para palavras indígenas ou africanas (exceções: angico e angical). O nome vem do tupi Rio de Camará, em referência ao arbusto camará ('Lantana camará'), popularmente conhecido como chumbinho. Ao longo dos anos, a grafia foi alterada para Camaragype, Camaragipe e finalmente para Camaragibe.
Relevo
O relevo predominante no município é o de Tabuleiros Costeiros, relevo que predomina em todo litoral leste do nordeste, tendo altitudes médias que variam entre 50 e 100 metros acima do nível do mar.
Vegetação
A vegetação nativa municipal é a mata atlântica, composta por florestas sub-perenifólias, com partes de floresta sub-caducifólia.
Solo
Os solos do município são representados pelos Latossolos e Podzólicos nos topos de chapadas e topos residuais.
Clima
O município tem o clima tropical, do tipo As´. Os verões são quentes e secos. Os invernos são amenos e úmidos, com o aumento de chuvas; as mínimas podem chegar a 15 °C. As primaveras são muito quentes e secas, com temperaturas que em algumas ocasiões podem chegar aos 35 °C.
Economia
Segundo dados sobre o produto interno bruto dos municípios, divulgado pelo IBGE referente ao ano de 2013, a soma das riquezas produzidas no município é de 1.116.399 mil reais (14° maior do estado), sendo o setor de serviços o mais mais representativo na economia camaragibense, somando 642.002 milhões. Já os setores industrial e da agricultura representam 127.605 milhões e 10.817 milhões, respectivamente. O PIB per capita do município é de 7.364,74 mil reais (83° maior do estado), um dos menores da Região Metropolitana do Recife.
Educação
O município possui as seguinte(s) escola(s) estadual(s): Escola Técnica Estadual Alcides do Nascimento Lins; Escola Antônio Correia de Araújo; Escola Conselheiro Samuel Mac Dowell; Escola de Referência em Ensino Médio Deputado Oscar Carneiro; Escola Estadual Pio XII; Escola Francisco de Paula Correia de Araújo; Escola Frei Caneca; Escola Joaquim Amazonas; Escola Maria da Conceição do Rego Barros Lacerda; Escola Major Lélio; Escola Ministro Jarbas Passarinho; Escola Nossa Senhora das Dores; Escola Nossa Senhora Perpetuo Socorro; Escola de Referência em Ensino Médio Prof. Antônio Carneiro Leão; Escola de Referência em Ensino Médio Prof. Carlos Frederico do Rego Maciel; Escola Prof. Nelson Chaves; Escola Santa Apolônia; Escola Santa Sofia; Escola de Referência em Ensino Médio Tito Pereira de Oliveira; Escola Timbi; Escola Torquato de Castro; Escola Vale das Pedreiras.
Saúde
A cidade conta com cinquenta e seis estabelecimentos de saúde, sendo nove públicos.
Cultura
Religiosidade
Existem na cidade cinco paróquias que são pertencente a Arquidiocese de Olinda e Recife (AOR).
- Paróquia do Sagrado Coração de Jesus (Padroeiro do Município) - Situada no Bairro da Vila da Fábrica, tem sua área pastoral os bairros da Vila da Fábrica, Jardim Primavera, Lot Nazaré, Lot Inabi, Vale das Pedreiras, Baixinha, Tabatinga e Lot São Jorge.
- Paróquia de São Pio X - Situada no Bairro Novo Carmelo.
- Paróquia de São Francisco de Assis - Situada no Bairro do Timbi
- Paróquia de São Sebastião
Turismo
O principal ponto turístico da cidade é a região do bairro de Aldeia, onde está a parte mais alta de Camaragibe, que atrai um maior número de visitantes ao município. Com clima agradável e coberto de verde, o local abriga diversos clubes de campos que alugam cavalos, spas, restaurantes acolhedores e hotéis campestres. Principalmente nos finais de semana, é grande o movimento de carros subindo a ladeira de Aldeia com passageiros dispostos a desfrutar da tranquilidade do campo nos confortáveis chalés, localizados em sítios rodeados de fruteiras e flores. Distante apenas 16 km do Recife, o local já passou a ser residência fixa de muitas pessoas que, diariamente, "descem" para trabalhar e à noite retornam para a tranqüilidade do campo.
Referência para o texto: Wikipédia .