quinta-feira, 30 de maio de 2024

JARU - RONDÔNIA

Jaru é um município brasileiro do estado de Rondônia. Sua população, conforme censo do IBGE de 2022, era de 50.591 habitantes.
Topônimo
Criado pela Lei nº 6.921, de 16 de junho de 1981, o município recebeu o nome de Jaru, em homenagem ao rio e à nação indígena dos Jarus.
História
O município surgiu em torno de um dos postos telegráficos instalado em 1912 pela Comissão da Linha Telegráfica Estratégica Mato Grosso/Amazonas, chefiada pelo então Coronel Cândido Mariano da Silva Rondon. Porém, o Vale do rio Jaru era ocupado pelos seringais e seringueiros desde o século XIX, apesar da resistência imposta pela nação dos Jarus, que a tinham sob seu domínio, ocupando uma extensa área que se estendia desde o rio Jaru, afluente da margem esquerda do rio Ji-Paraná, até às margens do alto curso do rio Madeira. Em 1915, a Comissão Rondon procedeu a exploração de estudos do Rio Jaru, mantendo este nome em homenagem aos primitivos habitantes, os Jarus. A ocupação atual do vale do Jaru, ocorreu a partir de 1975, com a instalação do Projeto Integrado de Colonização "Padre Adolpho Rohl", pelo Incra, para assentamentos de colonos oriundos principalmente das regiões Centro Sul do País.
A História da criação do município de Jaru começa no dia 11 de outubro de 1977, quando foi criado o Distrito de Jaru, pela Lei 6.448, sendo Sandoval de Araújo Dantas nomeado como o primeiro administrador. Sua administração durou até maio de 1979, quando foi substituído por Sebastião Ferreira Mesquita.
Devido o local apresentar um grande crescimento em pouco espaço de tempo, várias pessoas se esforçaram com o objetivo de emancipar a "pequena" cidade. O desmatamento começou a crescer nesse período e muita parte da vegetação nativa foi retirada e vários lagos e pequenos rios foram drenados (Rio Mororó). Esses problemas ambientais duram até hoje com a degradação e assoreamentos de vários rios. O seu desenvolvimento demográfico e econômico resultou na elevação da área do projeto à categoria de município, tendo a localidade de Jaru como sede municipal elevada à categoria de cidade. Jaru foi criado como Município através da Lei 6.921, de 16 de junho de 1981, mas a instalação só foi concretizada em 7 de novembro daquele ano, quando o engenheiro agrônomo Raimundo Nonato da Silva foi nomeado o primeiro prefeito de Jaru e o seu mandato durou de 7 de novembro de 1981 a 31 de janeiro de 1983, quando tomou posse o primeiro prefeito eleito, Leomar José Baratela, que recentemente ocupou a função de Secretário de Gabinete na administração Municipal durante a administração do prefeito Ulisses Borges de Oliveira.
Hino do município de Jaru
O Hino do município de Jaru, Rondônia foi criado pela Lei Municipal nº 1.527/GP/10, de 6 de outubro de 2010, na administração do Prefeito Jean Carlos dos Santos (PMDB). Com a letra criada por Antônio Cândido da Silva e a música foi feita pelo Ednaldo da Silva Santos.
Geografia
O Município de Jaru está localizado a uma latitude 10º26'20" sul e a uma longitude 62º27'59" oeste e possui área de 2.944 km², representando 1,2392% da área do Estado. A cidade é distante da Capital do Estado cerca de 290 km.
Jaru faz limite com as cidades de Ouro Preto do Oeste, Vale do Paraíso e Nova União ao Leste, Governador Jorge Teixeira e Cacaulândia ao Oeste, ao Sul com Mirante da Serra e ao Norte com Theobroma, sendo que a maioria dessas cidades se originou através de territórios desmembrados da cidade de Jaru.
A cidade de Jaru está situada no vale do rio Jaru, rio que divide a cidade em duas partes.
Aspectos Físicos
- Relevo e altitude: a superfície do município de Jaru apresenta um relevo geralmente ondulado. Está a uma altitude de 124 metros.
- Vegetação: tem a predominância da Floresta amazônica.
Clima
Equatorial úmido, assim como praticamente todo o estado de Rondônia. Em Jaru, a estação com precipitação é opressiva e de céu encoberto; a estação seca é abafada e de céu parcialmente encoberto. Durante o ano inteiro, o clima é quente. Ao longo do ano, em geral a temperatura varia de 20 °C a 35 °C e raramente é inferior a 17 °C ou superior a 38 °C.
Baseado no índice de praia/piscina, a melhor época do ano para visitar Jaru e realizar atividades de clima quente é do fim de maio ao meio de agosto.
A estação quente permanece por 2,1 meses, de 4 de agosto a 8 de outubro, com temperatura máxima média diária acima de 34 °C. O mês mais quente do ano em Jaru é setembro, com a máxima de 35 °C e mínima de 23 °C, em média.
A estação fresca permanece por 7,0 meses, de 30 de novembro a 29 de junho, com temperatura máxima diária em média abaixo de 30 °C. O mês mais frio do ano em Jaru é junho, com a mínima de 20 °C e máxima de 29 °C, em média.
Economia
Jaru é um município de grande relevância na região que se destaca pela alta regularidade das vendas no ano. O desempenho econômico e o pequeno número de novas oportunidades claras de negócios são fatores de atenção.
O PIB da cidade tem 45,1% do valor adicionado advindo dos serviços, na sequência aparecem as participações da administração pública (24,9%), da agropecuária (18,4%) e da indústria (11,7%).
De janeiro a março de 2024, foram registradas 1,7 mil admissões formais e 1,3 mil desligamentos, resultando em um saldo positivo de 316 novos trabalhadores. Este desempenho é superior ao do ano passado, quando o saldo foi de 157.
Até abril de 2024 houve registro de 61 novas empresas em Jaru, sendo que 6 atuam pela internet. Neste último mês, 17 novas empresas se instalaram, sendo 2 com atuação pela internet.
Educação
Ensino técnico

- Instituto Federal de Rondônia (IFRO) — pública
- Escola Família Agrícola Dom Antonio Possamai (EFA-DAP) - pública
Ensino superior
- FACULDADES FAEL — particular
- Faculdade de Educação de Jaru (FIMCA Jaru) — particular
- Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) — particular
- Universidade Paulista (UNIP) — particular
- Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) — particular
Turismo
Ss principais atrações turísticas em Jaru apresentam opções de lazer ao ar livre, como a Praça Capitão Sílvio de Farias e o Parque da Cidade. Além disso, pode visitar a Cachoeira do Urubu e a Praia do Rio Jaru.
Incluem-se ainda a Praça Parque da Baixada; a Ponte do Rio Jaru; o Ginásio Poliesportivo Sebastião Mesquita; a Paróquia São João Batista; o Centro de Convenções José Carlos da Silva e o Parque das Ilhas.
Esporte
Na área esportiva estão incluídos: a Associação Desportiva Jaruense; o Estádio Leal Chapelão e o Ginásio Poliesportivo Sebastião Mesquita.
Referências para o texto: Wikipédia ; Weather Spark ; Caravela ; Buser .