segunda-feira, 2 de setembro de 2024

QUIRINÓPOLIS - GOIÁS

Quirinópolis é um município brasileiro do interior do estado de Goiás, Região Centro-Oeste do país. Pertencente ao sul goiano e à microrregião homônima, localiza-se ao sudoeste de Goiânia, capital do estado, distando desta cerca de 285 km. De acordo com o censo do IBGE, de 2022, o município possuía cerca de 48.447 habitantes.
Ocupando uma área de 3.789,084 km², sua área territorial representa 1.1115 % da área do estado, 0.2362 % da área da Região Centro-Oeste e 0.0445 % da área do Brasil. Do total de sua área, 7,8955 km² estão em perímetro urbano. 84,42 % de sua população vive em área urbana, sendo que 15,58 % vive na zona rural.
Etimologia
Quirinópolis recebeu este nome em homenagem a José Quirino, um dos desbravadores da região do sudoeste goiano. José Quirino chegou à localidade no início do século XIX, quando esta região era completamente desabitada. A alteração no nome da cidade foi aprovada pelo Decreto Lei Estadual nº 17, de 24 de fevereiro de 1931.
História
A História de Quirinópolis, um município brasileiro localizado no interior do estado de Goiás, especificamente ao sul deste, é iniciada em 1832, com a vinda da família de desbravadores de João Crisóstomo de Oliveira, vindos de Ouro Preto, em Minas Gerais. Na data específica, esta região do sudoeste goiano era completamente desabitada.
A família fixou-se na região entre o Córrego de Água Limpa e o Rio São Francisco, tomando posse de vasta extensão de terras, onde fixaram-se e construíram uma enorme fazenda.
Primórdios
Em 1843, José Vicente de Lima e José Ferreira de Jesus, juntamente com sua esposa, Maria Jacinta Oliveira, doaram terras à Igreja Católica, dando origem assim ao povoado de Abadia do Paranaíba, que mais tarde recebeu o nome de Nossa Senhora D'Abadia.
Em 29 de julho de 1879, o povoado foi elevado à categoria de Freguesia, com o nome de Nossa Senhora D'Abadia ou Capelinha. Por localizar-se em área pouco fértil e de difícil acesso, a primeira capela foi abandonada pelos habitantes da região. A capela então, foi demolida por José Quirino Cardoso, em 1910, que construiu a atual Velha Matriz, com o auxílio dos habitantes da Freguesia.
Emancipação
Em 10 de julho de 1894, a Freguesia de Nossa Senhora D'Abadia tornou-se distrito de Rio Verde. Em 24 de fevereiro de 1931, o distrito recebeu o nome de Quirinópolis, em homenagem à José Quirino. Em dezembro de 1943, Quirinópolis foi elevado à categoria de cidade, desmembrando-se do município de Rio Verde. A emancipação ocorreu formalmente apenas em 22 de janeiro de 1944.
História recente
A exploração agropastoril é proveitosa devido às condições favoráveis, que se constituiu com base para a implantação do município no decorrer do tempo. A história conta que até 1966 - ano em que se inaugurou a Hidrelétrica de Cachoeira Dourada – o desenvolvimento do município foi incipiente, sendo que importantes mudanças no perfil sócio econômico do município foram registradas nessa época, decorrente da expansão da Pecuária e da Agricultura, que refletiram positivamente, no crescimento das atividades do setor terciário da localidade.
No fim da Década de 1970, até meados da Década de 1980, Quirinópolis registrou expressiva taxa de crescimento populacional, com uma notável expansão das atividades econômicas e melhoria de sua infraestrutura econômica e social, com ênfase na zona urbana.
Geografia
O município de Quirinópolis está localizado no estado de Goiás, na Mesorregião do Sul Goiano e Microrregião de mesmo nome, a uma latitude 18° 26' 54" S", longitude 50° 27' 06" W, a uma altitude média de 541 metros e a uma distância média de 285 quilômetros da capital do estado.
Seus municípios limítrofes são Bom Jesus de Goiás, Castelândia, Rio Verde, Cachoeira Alta, Paranaiguara e Gouvelândia, além do município mineiro de Santa Vitória.
Divisão territorial
Além da sede municipal, o município possui o seguinte povoado: Denislópolis – distante 18 km da sede, com 67 domicílios ocupados apresentando uma população de 495 habitantes.
Economia
Quirinópolis é um município de grande relevância na região que se destaca pela alta regularidade das vendas no ano e pelo elevado potencial de consumo. O pequeno número de novas oportunidades claras de negócios e o desempenho econômico são os pontos de atenção.
De janeiro a junho de 2024, foram registradas 3,9 mil admissões formais e 3,2 mil desligamentos, resultando em um saldo de 704 novos trabalhadores.
Até julho de 2024 houve registro de 119 novas empresas em Quirinópolis, sendo que 10 atuam pela internet.
Cultura
Comidas típicas

A ‘Chica Doida’, uma iguaria assada, a base de milho verde, é a estrela principal do festival. Entre as novidades, além da degustação de vários pratos, estão o concurso gastronômico ‘A Chica mais Doida’.
Clima
O clima de Quirinópolis é mesotérmico e subúmido com temperatura média anual é de 21 °C, podendo ter como máxima 40,5 °C no verão e máxima de 28 °C/30 °C no inverno.
 Em Quirinópolis, a estação com precipitação é abafada e de céu encoberto; a estação seca é de céu quase sem nuvens. Durante o ano inteiro, o clima é quente. Ao longo do ano, em geral a temperatura varia de 15 °C a 34 °C e raramente é inferior a 11 °C ou superior a 38 °C.
Baseado no índice de turismo, a melhor época do ano para visitar Quirinópolis e realizar atividades de clima quente é do início de maio ao meio de agosto.
Referência para o texto: Wikipédia ; Caravela ; Weather Spark .