Araras é um município brasileiro do estado de São Paulo. Segundo o IBGE 2018, sua população era estimada em 132.934 habitantes.
História
A fundação da cidade é atribuída aos irmãos Bento de Lacerda Guimarães , barão de Araras, e José Lacerda Guimarães, barão de Arari, originários de Itatiba. As primeiras residências da região surgiram em suas terras por volta de 1862, mas foi a doação de parte da Fazenda São Joaquim (no Município de Limeira) - propriedade que pertence até hoje a seus descendentes, que permitiu a construção da capela que mais tarde se tornaria a Igreja Nossa Senhora do Patrocínio da cidade, em 15 de agosto de 1862. O nome "Araras" foi escolhido em referência ao nome do rio que corta a cidade, e também devido ao grande número dessa ave que havia na região.
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Araras, pela Lei Provincial n.º 42, de 12 de julho de 1869, subordinado ao município de Limeira.
Elevado à categoria de vila com a denominação de Araras, pela Lei Provincial n.º 29, de 24 de março de 1871, desmembrado de Limeira. Sede no antigo distrito de Araras. Constituído do distrito sede. Instalado em 7 de janeiro de 1873.
Elevado à condição de cidade com a denominação de Araras, pela Lei Provincial n.º 27, de 2 de abril de 1879.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído do distrito sede.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Século XIX
Com a doação do terreno, em 15 de agosto de 1862, foi lançada a pedra fundamental para a construção da igreja. Embora nessa data já houvesse núcleos habitacionais, foi só em 24 de março de 1871 que a paróquia foi elevada à categoria de vila, graças à lei provincial n.º 29, publicada nesta data. A data é comemorada como o aniversário do município. Só em 1879 o povoado foi considerado cidade e em 1892 foi instalada a comarca.
Seguindo tendência da época, a cafeicultura alavancou o desenvolvimento da região, inicialmente baseada na mão de obra escrava. No final do século XIX, a massiva imigração europeia trouxe a Araras uma enorme quantidade de italianos. Antecipando-se à própria Lei Áurea, Araras foi uma das primeiras cidade brasileiras a abolir oficialmente a escravidão, em 8 de abril de 1888.
Século XX
Logo no início do século XX, a cidade também foi pioneira numa das primeiras comemorações ecológicas do país, a Festa das Árvores, em 7 de junho de 1902. Também foi nessa época que se iniciou a atividade que atualmente ainda movimenta a maior quantidade de divisas na cidade: a monocultura de cana-de-açúcar. Inicialmente, o cultivo era voltado para a produção de açúcar, mas hoje a maior parte das colheitas são destinadas à produção de etanol (álcool combustível).
A instalação da primeira fábrica da Nestlé no Brasil foi em Araras, em 1921, sendo, à época, a segunda maior, menor apenas do que a sede em Vevey, Suíça. Até hoje, a multinacional suíça representa um dos maiores contribuintes para as receitas do município, além de criar muitos empregos.
Com a modernização do país na década de 1950, Araras foi mais uma vez pioneira e inovadora e, após muitos anos figurando apenas como uma pequena cidade do interior de São Paulo, a cidade foi eleita por dois anos consecutivos como o município de maior progresso no Brasil (1954 e 1955).
Em 2012, Araras completou 150 anos de fundação e 145 anos de emancipação político-administrativa. Em comemoração as datas, a 25 de março de 2012 a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto apresentou-se na cidade. O evento reuniu mais de 7 mil pessoas na Praça Barão de Araras e Largo da Basílica.
Educação
Nível Superior
Na área da educação em nível superior, Araras possui um campus da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Localizado no quilômetro 175 da Rodovia Anhanguera, sediava o antigo Instituto do Açúcar e do Álcool, vindo a ser transformado no segundo campus da UFSCAR em 1991, inaugurando o curso de engenharia agronômica em 1993. Posteriormente, foi inaugurando o curso de biotecnologia em 2006, como parte do programa de expansão de vagas da UFSCar.
Além deste, Araras possui dois centros universitários: a Fundação Hermínio Ometto (Uniararas) e o Centro Universitário de Araras (UNAR). A Uniararas oferece cursos tecnológicos e de graduação diversificados, como: Biomedicina, odontologia, fisioterapia, psicologia, engenharia, administração, farmácia, biologia, gestão em recursos humanos e gestão ambiental, entre outros. A UNAR, por sua vez, possui cursos nas áreas de direito, administração, letras, pedagogia, geografia, educação artística. entre outros. Por fim, a cidade apresenta a Faculdade Municipal, cujas atividades tiveram início no ano de 2008. Nela, são oferecidos os cursos de gestão e marketing para pequenas e médias empresas, serviço social e ciências contábeis, todos na modalidade EAD (ensino a distância).
Nível Técnico
Em nível técnico, o SENAI foi construído numa área de mais de 34 mil m² , doada pela Prefeitura de Araras. O novo Senai foi citado por Paulo Skaf como sendo o centro de formação profissional mais avançado do mundo. Tem 13 mil m² de área construída, com 18 oficinas e 11 laboratórios totalmente equipados com o que há de mais moderno para formar profissionais para a indústria nos segmentos de, Automação, Eletroeletrônica, Logística, Metalmecânica, Metalurgia, Plástico, Tecnologia da Informação, Refrigeração, Caldeiraria e Alimentos.
São oferecidos cursos para jovens que buscam qualificação para o primeiro emprego e adultos interessados em obter qualificação básica, especialização técnica e atualização tecnológica, superando 65 títulos, sendo quatro cursos na vertente Aprendizagem Industrial (Mecânico de Manutenção, Mecânico de Usinagem, Eletricista de Manutenção e Assistente Administrativo – Meu Novo Mundo) e um curso técnico (Eletromecânica).
A unidade também foi projetada para oferecer assistência técnica e tecnológica para as indústrias da região por meio de consultorias e prestação de serviços em seus laboratórios. Além de Araras, a escola atenderá os municípios de Leme, Conchal, Pirassununga e Santa Cruz da Conceição.
Cultura
Na área da cultura, destacam-se na cidade: Teatro Estadual Maestro Francisco Paulo Russo; Centro Cultural De Araras Leny de Oliveira Zurita; Casa da Memória Araras Pedro Pessotto Filho; Biblioteca Municipal Martinico Prado; Basílica de Nossa Senhora do Patrocínio; Casa da Cultura em Araras; Capela Santa Cruz; Escola Coronel Justiniano Whitaker de Oliveira; Festival do Café e Chocolate; Festa Junina na Praça Barão; Festa do Peão de Araras; Feirão do Livro Espírita e Espiritualista de Araras; Águas de Oxalá; Capela Nossa Senhora do Loreto
Lazer
Para o lazer destacam-se: Parque Municipal Fábio da Silva Prado - Lago Municipal; Parque Ecológico e Cultural Gilberto Ruegger Ometto; Praça Barão de Araras; Calçadão Monsenhor Quércia; Ginásio Municipal de Esportes Nelson Ruegger; Estádio Hermínio Ometto; Praça Jorge Assumpção; Bonde de Turismo de Araras
Mais informações sobre a cidade, e sobre outras cidades brasileiras, podem ser encontradas no endereço www.imagensdobrasil.com.br, ou na página do Facebook https://www.facebook.com/imagenseBrasil . Inscreva-se no Canal e ative o sininho, ou deixe o seu Curtir (Like) na Página para receber novos videoclipes.
Esporte
União São João Esporte Clube é o clube de futebol que representou a cidade de Araras, conquistando resultados expressivos para um time interiorano e bastante jovem, fundado em 1981. Foi campeão brasileiro das Séries B e C, e disputou a Série A por vários anos. Foi o clube que revelou jogadores famosos, como Roberto Carlos, campeão mundial com a Seleção Brasileira em 2002, Velloso e Adinam..
Referência para o texto: Wikipédia .