Mogi Mirim é um município da região leste de São Paulo, no Brasil. O município é formado pela sede e pelo distrito de Martim Francisco.
Etimologia
"Mogi Mirim" se originou do tupi antigo moî'ymirim, que significa "pequeno rio das cobras" (moîa, mboîa, "cobra" + 'y, "rio" + mirim, "pequeno"), referindo-se ao Rio Mojimirim. Nos termos da nova reforma ortográfica, a grafia correta do município seria Mojimirim, pois prescreve-se o uso da letra J para palavras de origem tupi-guarani. Ao longo dos anos, a grafia M'Boijy foi alterada para Boigy, depois para Mogy, Mogi e finalmente para Moji.
Ademais, deve-se escrever junto porque, embora a sílaba "ji" seja tônica, não é acentuada graficamente. E somente quando acentuadas graficamente é que devem receber a hifenização. Exemplo: Ceará-mirim. Caso não seja acentuada graficamente (ainda que a sílaba seja tônica), não se deve colocar o hífen. Exemplos: Mojimirim, Mojiguaçu. Nas formações por sufixação, apenas se emprega o hífen nos vocábulos terminados por sufixos de origem tupi-guarani que representam formas adjetivas, como açu, guaçu e mirim, quando o primeiro elemento acaba em vogal acentuada graficamente ou quando a pronúncia exige a distinção gráfica dos dois elementos: amoré-guaçu, anajá-mirim, andá-açu etc.
Contudo, mesmo que em desacordo com as normas ortográficas vigentes no país desde 1943 e desde o Acordo Ortográfico de 1990, ocorreu o advento da lei municipal nº 4.974/10, e o Poder Legislativo municipal mudou a grafia oficial para "Mogi Mirim".
História
O povoado da região, que era habitada por índios caiapós, iniciou-se por volta de 1720, com a passagem de bandeirantes paulistas que se dirigiam ao estado de Goiás em busca de ouro, através do antigo caminho de Goyaz. O arraial de Mojimirim já possuía bom número de habitantes em 29 de julho de 1747, quando começaram a ser cavados os alicerces da primitiva igreja Matriz de São José. A freguesia foi criada em 1751, desmembrada da freguesia de Nossa Senhora da Conceição do Campo, atual Mogi Guaçu. A elevação da freguesia de São José de Mogi Mirim a vila se deu em 22 de outubro de 1769, após cisão do município de Jundiaí. A vila de São José de Mogi Mirim passou a abranger um enorme território, com limites no rio Atibaia e no rio Grande, este na divisa entre São Paulo e Minas Gerais. Com o passar do tempo, foram se formando arraiais e povoados como Franca, Casa Branca, Rio Claro, Mogi Guaçu, Itapira, São João da Boa Vista, Serra Negra, Pinhal e inúmeros outros.
Pela lei número dezessete, de 3 de abril de 1849, o presidente da província de São Paulo, padre Vicente Pires da Mota, elevou a vila de Mogi Mirim à categoria de cidade. Por lei provincial de 17 de julho de 1852, Mogi Mirim passou a ser sede de comarca.
Em 1886, os fazendeiros de Mogi Mirim começaram a angariar o trabalho de imigrantes estrangeiros, principalmente italianos, espanhóis e, posteriormente, sírio-libaneses e japoneses), que tiveram importante participação nas plantações de café e de algodão e nas ferrovias da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro.
Ferrovias
História da linha
Uma grande parte da história de Mogi Mirim está em sua ferrovia, que teve sua inauguração (ainda sem trilhos) na data de 27 de agosto de 1875, por Dom Pedro II e que foi terminada em 1886, na altura da estação de Entroncamento. Desde então, foram feitas várias reformas, tornando o leito da linha atual muito diferente do original em praticamente toda a sua extensão. Suas modificações mais significativas foram feitas nos anos de 1926, 1929, 1951, 1969, 1964, 1972, 1973 e 1979, sendo que colocaram-se novas versões nos trechos reformados. A partir de 1971, a linha integrou-se à Ferrovia Paulista SA (FEPASA). Atualmente, a ferrovia existente no município está sob concessão da Rede Ferroviária Federal.
Estação
Inaugurada em 1875, a Estação Ferroviária de Mogi Mirim foi uma das primeiras da extinta Companhia Mogiana de Estradas de Ferro. Fica próxima à área central da cidade e foi desativada em 1979, quando as companhias paulistas já haviam sido reunidas na Fepasa. A desativação se deu em consequência da remoção das linhas férreas do centro da cidade para ponto localizado na zona leste, no contexto da redefinição do trecho de Guedes a Mato Seco. Dessa estação, saía o Ramal de Itapira, que chegava até Jacutinga. Fora do centro urbano, foi construída uma nova estação ferroviária na variante pela Fepasa, para atendimento de passageiros.
O novo terminal funcionou primeiramente como um vagão adaptado em uma plataforma e posteriormente como uma estação definitiva, que operou entre 1988 e 1997, quando os trens de passageiros foram desativados na variante. Alguns anos depois, a nova e pequena estação da cidade foi demolida.
A antiga estação foi incorporada ao patrimônio da prefeitura na ocasião da construção do trecho inicial da avenida Adib Chaib. Foi reformada e modernizada em 2007, sendo, atualmente, sede de alguns órgãos públicos municipais.
A estação já serviu como terminal de ônibus urbanos, como sede da guarda Municipal e como sede do departamento de educação, entre outras finalidades. Em agosto de 2006, iniciou-se a restauração da antiga estação, para transformá-la em uma unidade de educação, obedecendo ao projeto do arquiteto Eduardo Lima, que alterou algumas características originais da estação ferroviária. As obras exigiram investimentos municipais de 843.000 reais, inclusos os custos de equipamentos e mobiliário.[carece de fontes] Atualmente, fica ao lado do espaço Cidadão.
Economia
Setor industrial
Mogi Mirim possui dois distritos industriais: José Marangoni, localizado à margem da rodovia SP-147, em local antigamente conhecido como Parque da Empresa e Luiz Torrani, localizado às margens da rodovia SP-340.
O setor é diversificado, com indústrias de vários ramos, a saber:
- Metalurgia e autopeças: Lindsay, Fundição Regali Brasil, Eaton, Sabó, Tenneco, Metal 2, Allevard Molas, Forusi Metais Sanitários, Cortag, DAB Automotiva, Enaplic, Layr Fornos, Baumer.
- Elétrica: Super Watts, Eletrofer, Isotrafo, Fermogi, Balestro, Marangoni, .
- Alimentos e bebidas: Mars, AmBev.
- Calçados: Alpargatas.
- Papeleiro: Sulamericana.
- Pneus e Borracha: Grupo Morecap, Moregreen Pisos Ecológicos.
Setor agrícola
O setor agrícola também é importante, em razão de grandes plantações de mandioca e de laranja.
Setor de serviços
O setor de serviços conta com sedes de empresas tais como:
- Barros Auto Peças - distribuidora de autopeças.
- Grupo Santa Cruz - conglomerado empresarial de transportes composto pela Viação Santa Cruz, Expresso Cristália, Nasser e Transul.
- Renovias - concessionária do grupo CCR.
- Cemirim - empresa de distribuição de energia.
- Itaú CTMM - Data Center do Itaú Unibanco.
O setor comercial é bem estruturado, possuindo em seu comércio grandes redes de lojas e bancos.
Educação
- Educação Básica: Escola Técnica Pedro Ferreira Alves; CEL - Centro de Estudo de Línguas (Escola Estadual Monsenhor Nora).
- Educação Superior: Fatec Mogi Mirim "Arthur de Azevedo"; Faculdade Santa Lúcia (Associação Educacional e Assistencial Santa Lúcia.
Cultura
Há dois museus: Museu Histórico e Pedagógico Doutor João Teodoro Xavier e Centro de Memória.
A cidade conta com dois centro culturais: Centro Cultural Professor Lauro Monteiro de Carvalho e Silva e Casa da Cultura de Martim Francisco
Bibliotecas: Biblioteca Pública Municipal Guilherme de Almeida; Biblioteca Pública de Mogi Mirim.
Grupos de teatro atuantes: Cia Imagem Pública; Vidraça Cia de Teatro; Cia Usina de Teatro e Cia de Teatro Vias de Ato.
Grupos de Dança atuantes: Grupo The Kings Dance (desde 1999) e Companhia de Dança Força G.
Turismo
Pontos de interesse turístico: Igreja Matriz São José; Praça Rui Barbosa; Jardim Velho
Estação Educação - antiga estação ferroviária (totalmente reformada); Voçoroca (área de erosão); Cachoeira de Cima (barragem); Pedreira de Grava; Complexo do Lavapés e Zoológico Municipal de Mogi Mirim "Luiz Gonzaga Amoêdo Campos".
Gastronomia
Polo Gastronômico de Mogi Mirim, com uma variedade de bares e restaurantes.
Esportes
O Mogi Mirim Esporte Clube atua na 4ª divisão do Campeonato Paulista de Futebol.
O Estádio Vail Chaves tem capacidade para 19.900 torcedores.
Referência para o texto: Wikipédia .