Santa Inês é um município brasileiro do estado do Maranhão, Região Nordeste do país. Sua população é de 83.238 habitantes e densidade de 202,76 hab/km² segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para 2015. A cidade fica a 243 km da capital do estado, São Luís.
Possui uma área de 600,479 km² , dos quais 3,845 km² estão em zona urbana e Santa Inês é um município privilegiado por ter vários acessos rodoviários: (BR-316 e BR-222), ferroviário: Estrada de Ferro Carajás (CVRD), e aeroviário: Aeroporto Regional João Silva (SJBY) com pista homologada em pavimento asfáltico de 1500 x 30 metros.
O município de Santa Inês está em um lento processo de conurbação com o município de Pindaré-Mirim. Juntos, contam com cerca de 115 mil habitantes.
História
Conhecida primitivamente como “Ponta da Linha”, por estar localizada, em 1884, no final da via férrea construída pela Companhia Progresso Agrícola para percorrer as plantações de cana-de-açúcar que abasteciam o Engenho Central, em Pindaré-Mirim, Santa Inês deve sua origem a esse importante empreendimento agroindustrial.
A rua do Comércio, antes chamada de rua da Boiada, era o caminho percorrido pelas carroças de bois que carregavam a cana-de-açúcar para o engenho situado em Pindaré; esta, devido ao engenho central, foi uma das primeiras cidades do Maranhão a receber luz elétrica.
Com o encerramento das atividades produtivas do Engenho Central, por volta de 1910, a população de “Ponta da Linha” passou a dedicar-se à cultura de algodão, arroz, milho e mandioca, porém continuou dependendo de Pindaré-Mirim, a quem era subordinado administrativamente e por onde sua produção era escoada. Muito procurado por famílias nordestinas, que constituem atualmente, com seus descendentes, mais da metade da população local, o povoado cresceu rapidamente, a ponto de, no início da década de 60, tornar-se mais importante, em termos demográficos e econômicos, do que a sede do município a que pertencia.
Em 14 de março de 1967, o antigo povoado de “Ponta da Linha”, já então conhecido como Santa Inês, conquistou sua autonomia. Beneficiado pela passagem da BR-222 e da Estrada de Ferro Carajás em sua sede, o município de Santa Inês é atualmente um dos mais importantes do Estado, tanto pela força de seu comércio e de sua agricultura, como pela instalação, em seu território, de um distrito industrial que abriu largas perspectivas para seu desenvolvimento.
Cultura e lazer
Cultura
- Carnaval: Os carnavais de Santa Inês são considerados um dos melhores do estado. Anualmente milhares de pessoas de outras partes do estado se juntam aos santainesenses na folia. A tradição do município é que todo domingo de carnaval, aconteça na cidade o Arrastão Ponta da Linha, que é quando todos os blocos carnavalescos se juntam e percorrem as principais ruas da cidade. Anualmente essa folia junta mais de 20 mil brincantes.
- Festas Juninas: As festas juninas no município são realizadas no Parque da Raposa, espaço que pode comportar até 10 mil pessoas. Todo ano o Parque da Raposa lota de brincantes dessa festa; lá anualmente se apresentam vários bois da região e do estado.
:- Artesanato: Na cidade existem vários artesãos que trabalham com barro; seus trabalhos ficam expostos e à venda na Avenida da Amizade, no sentido Pindaré-Mirim, também existem vários pintores de tela na cidade.
Lazer
O lazer na cidade se dá principalmente com as baladas noturnas, as praias de água doce, lagos e parque aquáticos.
Clima
O clima na cidade de Santa Inês é quente e úmido, possuindo duas estações: uma chuvosa, que vai desde a segunda quinzena do mês de dezembro até a primeira semana de junho, e outra seca, que vai da segunda semana de junho até a primeira quinzena de dezembro. Os meses de maiores precipitações são março e abril e os menores são julho e agosto. Entre os meses de maio e agosto é muito comum os dias serem quentes e as madrugadas e as primeiras horas da manhã serem frias com temperaturas entre 18 C° e 21 C°. Nesta época também é muito comum se formarem nevoeiros pela cidade, reduzindo a visibilidade e causando transtornos para motoristas que trafegam pelas estradas e pelo centro da cidade. Entre os meses de setembro e novembro também é comum acontecer a famosa chuva de manga como é conhecida na cidade, que são repentinas, rápidas e intensas precipitações fora de época, geralmente acompanhadas de vento muito forte, trovoadas e por vezes granizo.
Turismo
As principais atrações são as praias e os lagos. Por exemplo o Lago do Remanso: Lago de extrema beleza natural com cerca de 11 km de comprimento. Também nos meses de fevereiro, junho e dezembro a cidade formiga de turistas a procura de suas festas, que atualmente são consideradas uma das maiores do estado. Perdendo apenas para São Luís e Imperatriz.
As atrações turísticas em Santa Inês são: Praça Santo Antônio (Praça da Família); Praça Pastor Meton Soares e Igreja da Matriz
Educação
Santa Inês tem se destacado como um polo regional de educação. A cidade recebe diariamente alunos de cidades vizinhas tais como Pindaré-Mirim, Pio XII, Santa Luzia, Bela Vista, Igarapé do Meio, Zé Doca e Bom Jardim. Há dois anos o Congresso Nacional aprovou a Proposta de Lei N° 7246/10 que "Autoriza o Poder Executivo a criar a Universidade Federal do Centro-Norte Maranhense ,com sede no Município de Santa Inês, Estado do Maranhão."
Na área do ensino técnico se destaca o Instituto Federal do Maranhão e na área do ensino superior se incluem: Universidade Aberta do Brasil; Universidade Estadual do Maranhão; Universidade Estadual Vale do Acaraú; Universidade Federal do Centro - Norte Maranhense (em estruturação); UNIVIMA; Sistema COC; Faculdade Carlos Franca e Faculdade Latino Americana De Educação.
Economia
A economia do município gira em torno, principalmente, do comércio. Santa Inês é a sede comercial para vários municípios em um raio de 200 km. Além do comércio outros setores que se destacam são a prestação de serviços, agricultura e recentemente o setor imobiliário.
Esporte
Anualmente na cidade ocorrem vários torneios de futebol, handbol entre outros torneios, um dos principais deles é o JESI (Jogos Escolares de Santa Inês), onde vários atletas de escolas públicas e privadas do município se enfrentam. Santa Inês também possui um time de futebol, o Nacional, que treina e joga no estádio municipal, o Estádio Artemas Santos conhecido como Binezão.
Referência para o texto: Wikipédia .