Serrinha é um município brasileiro do estado da Bahia, sendo o 23° com a maior população do estado. A cidade está localizada na mesorregião do Nordeste Baiano e microrregião de Serrinha, a 175 km de Salvador e numa altitude de 379 metros em relação ao nível do mar.
História
A região onde se localiza o município de Serrinha, inicialmente era habitada por índios da nação Cariri, quando no início do século XVII, os colonizadores portugueses abriram a estrada das boiadas que ligava a capital da colônia ao alto sertão do São Francisco.
Em 1716, o local onde fica a cidade era um logradouro da fazenda Tamboatá, pertencente aos herdeiros do fidalgo Miguel de Saldanha. Em 1723, Joana Guedes e seu esposo, João Mascarenhas, venderam a propriedade ao português Bernardo da Silva. A sede da fazenda foi então transferida pare as adjacências de uma pequena serra, passando, dai em diante, a ser conhecida como Serrinha pelos comerciantes de gados e tropeiros que se destinavam ao rio São Francisco. O local tinha a finalidade de criar gado e servir de local de descanso de homens e animais. No período possuía dez casas de telha.
Com o falecimento de Bernardo da Silva, seus herdeiros doaram um pedaço de terra a Santana, em nome da qual foi erguida uma capela (concluída em 1780), tornando-se freguesia em 1838. Surgiu o Município em 1876, após tornar-se centro comercial e agropecuário, recebeu foros de cidade. Foi desmembrado da Vila da Purificação dos Campos (Irará).
A história da cidade pode ser dividida em 3 períodos: o primeiro, entre 1612 e 1891 quando a estrada das Boiadas foi criada; o segundo, após 1890 até 1969, quando Serrinha é elevada a cidade; e o terceiro, quando a cidade se expandiu até os dias de hoje.
Em 1º de junho de 1838, a lei nº 67 criou o Distrito de Paz de Serrinha, e levou a capela à categoria, com paróquia própria, pelo Arcebispo D. Romualdo Antônio Seixas. Pela Lei Provincial nº 1.069 de 13 de junho de 1876, foi o Arraial de Serrinha elevado à categoria de Vila e criado o Município de Serrinha, com território desmembrado da Vila da Purificação dos Campos, sendo instalado a 11 de janeiro de 1877. A Vila de Serrinha recebeu foros de "cidade" pelo Ato estadual de 30 de junho de 1891, assinado pelo Barão de Lucena, fato que constou da data de 4 de junho de 1891 do Conselho Municipal de Serrinha. A instalação solene da cidade ocorreu em 30 de agosto de 1891, segundo consta da Ata do Conselho Municipal de Serrinha do referido dia.
Geografia
Serrinha pertence à Bacia hidrográfica do Rio Inhambupe e sua população é abastecida por mananciais de Biritinga. A vegetação se enquadra nos padrões da floresta estacional.
Clima
O clima do município varia do semiárido ao clima tropical. Enquanto que a temperatura vai de 24°C a 32 °C no verão e no inverno 14 °C a 28 °C.
Economia
Conforme registros na JUCEB (Junta Comercial do Estado da Bahia), possui 282 indústrias, 27º lugar na posição geral do Estado da Bahia, e 1.476 estabelecimentos comerciais, 33º posição dentre os municípios baianos. No setor de bens minerais é produtor de argila, granito, manganês e ouro. Sua agricultura se expressa na produção de manga, caju e cajá. Na pecuária, destacam-se os rebanhos ovinos e suínos, além da criação expressiva de galináceos.
A cidade conta com nove agências bancárias, uma do Banco do Brasil, uma do Banco do Nordeste, duas da Caixa Econômica Federal, uma do Banco Bradesco, Sicoob, Ascoob, Banco Itaú e Banco Santander.
Infraestrutura
Educação
Serrinha é sede do 4° Núcleo Territorial de Educação (NTE), e tem uma vasta oferta de colégios e escolas estaduais. Além disso, a cidade abriga um campus do CJCC e campi de duas instituições de ensino público superior, além de diversas instituições de ensino superior privado, são elas:
- Públicas - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano); Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XI.
- Privadas - Centro Universitário Internacional (UNINTER); Faculdade FAEL; Faculdade Pitágoras; UNIASSELVI; Universidade Salvador (UNIFACS); Universidade Norte do Paraná (UNOPAR); Universidade Paulista (UNIP).
Transportes
Serrinha é cortada pela FCA (Ferrovia Centro-Atlântica) de transporte de cargas e por quatro rodovias, uma federal e três estaduais que são a BR-116 norte (Serrinha - Feira de Santana), BA-409 (Rodovia do Sisal), BA-233 (Serrinha - Nova Soure) e BA-411 (Serrinha - Barrocas).
Cultura
Serrinha possui manifestações culturais muito diversificadas, que passam pelas folclóricas, pagãs, religiosas ou outras.
Eventos religiosos
- Semana Santa - em toda Quinta-feira Santa (desde a década de 1930), os fiéis se unem em penitência na Procissão do Fogaréu. Eles acendem as tochas para a procissão que percorre o trajeto até o Monte de Nossa Senhora de Santana. A atitude simboliza o acompanhamento a Jesus Cristo ao Jardim das Oliveiras, onde ele se entregou para ser sacrificado. A procissão acontece depois da missa do lava-pés na matriz nova (Igreja Nossa Senhora de Santana). No monte, diante da imagem da padroeira, o padre faz um pequeno sermão para relembrar o significado da penitência. Depois da procissão, haverá representação teatral A Paixão de Cristo. Na sexta-feira, ocorre a via sacra para o Cruzeiro do Monte, Celebração da Paixão e Morte do Senhor e Procissão do Senhor Morto. No sábado, missa da Vigília Pascal, no domingo a tradicional subida ao cruzeiro do monte, Procissão do Encontro, seguida de Missa de Páscoa e da Ressurreição do Senhor.
- Festa da Padroeira - acontece todo mês de julho o novenário em louvor a Senhora Sant'ana, padroeira do município, no dia 26, é realizada a celebração litúrgica na Catedral, seguida da procissão com a imagem da padroeira pelas principais ruas e avenidas da cidade em comemoração ao dia da padroeira. A capela em louvor à santa foi construída em 1780. Nela está enterrado Bernardo da Silva, cuja propriedade deu origem à cidade.
- Dia dos Evangélicos - no dia 30 de Novembro é realizado no centro da cidade um evento gospel e religioso em comemoração do Dia dos Evangélicos.
- Semana Espírita de Serrinha - a Semana Espírita de Serrinha é realizada desde 1959, sempre no mês de agosto. É uma promoção do Centro Espírita Deus, Cristo e Caridade.
Eventos festivos
- São João - todos os anos acontece a tradicional festa de São João com grandes atrações do forró nordestino e com grandes fogueiras.
Entre o período de 2009 a 2015 a festa junina do São João sai de cena passando a ser comemorado no São Pedro. A partir de 2017 a tradicional festa do São João, retorna ao calendário festivo do município.
- Vaquejada de Serrinha - começou em 1967 quando Valdete Carneiro e Neném de Maroto resolveram criar um evento que significasse a bênção e a confraternização dos vaqueiros da região. Com o passar do tempo a festa ganhou força e prestígio e os prêmios simbólicos tornaram-se valiosos. A estrutura se desenvolveu e comporta mega-shows com a apresentação de artistas nacionais.
- Moto Argola - evento esportivo este realizado todos os meses de Outubro e conta com a participação de centenas de motociclistas do estado e do país[28].
Feriados municipais
- 13 de junho: Aniversário de Emancipação Política.
- 26 de julho: Festa da Padroeira Senhora Santana.
- 30 de novembro: Dia do Evangélico.
Referência para o texto: Wikipédia .