quinta-feira, 7 de abril de 2022

BELO JARDIM - PERNAMBUCO

Belo Jardim é um município brasileiro do estado de Pernambuco, situado na região nordeste do país. Pertence à Mesorregião do Agreste Pernambucano e à Microrregião do Vale do Ipojuca. Sua população, conforme estimativas do IBGE de 2020, era de 76.687 habitantes.
História
A Fazenda Lagoa do Capim, onde se originou a atual cidade de Belo Jardim, em 1833 já fazia parte do Distrito de Paz de Jurema, pertencente a nova comarca do Brejo da Madre de Deus. Aos poucos, a fazenda de propriedade de Joaquim Cordeiro Wanderlei foi abrigando novos moradores como Coronel Antônio Marinho, um dos grandes fazendeiros da época o qual seu próprio nome foi dado a avenida principal do bairro hoje chamado de Boa Vista, evoluindo rapidamente para um núcleo populoso que manteve o nome de Lagoa Capim.
No povoado foi erguida uma pequena casa de orações onde, aos domingos, o pároco de Brejo da Madre Deus celebrava missas. Entre 1872 e 1873, os moradores do povoado Capim construíram uma capela sob a invocação de Nossa Senhora do Bom Conselho. Anos depois outra igreja foi erguida, esta em homenagem a Nossa Senhora da Conceição, que mais tarde seria a igreja-matriz do Município.
Esse nome foi mudado para Belo Jardim em 1881, por sugestão de Frei Cassiano de Comacchio, quando pregava as missas naquela localidade. Progredindo a passos largos, foi elevada a categoria de vila através da lei estadual N°. 260, de 3 de julho de 1897. O progresso de Belo jardim intensificou-se mais ainda a partir de sua nova situação administrativa e, especialmente, por encontrar-se no eixo da grande via de comunicação representada pela Estrada de Ferro Central de Pernambuco, cujos trilhos chegariam a sua área urbana em 1906, trazendo uma nova era para a localidade beneficiada, e ostracismo para os que ficaram ao largo. Foi fundado em 11 de setembro de 1928.
Geografia
Hidrografia

O município está inserido nos domínios das bacias hidrográficas do rio Ipojuca e do rio Capibaribe. Seus principais tributários são os riachos do Mimoso, Bitury, Araçá, Fundão, Imbé, Minador, Chorão, Aldeia Velha, Taboquinha, Liberal, Vieira, Jenipapo, Poço, Santana, do Veado Podre, Cágado,Papamel, Varzea Grande,Palmeira, Frexeiras, Peixoto, Tabocas, do Souza e do Jucá. O município conta com os açudes Belo Jardim (30.000.000 m³), Eng. Severino Guerra (17.776.470 m³) e Tabocas (1.167.924 m³) e as lagoas da Porta, da Chave e Inhumas.
Clima
Possui clima ameno em relação às demais localidades da região, com temperaturas que variam de 14 °C entre maio e agosto a 33 °C entre setembro e abril, possuindo um clima ideal para atividades de inverno e verão. O clima é do tipo tropical chuvoso com verão seco.A precipitação pluviométrica média é de 890,2mm; a temperatura média anual: 23,0 °C e os meses chuvosos são março a julho.
Relevo
Belo Jardim insere-se na unidade geoambiental do Planalto da Borborema com montanhas em alguns pontos com mais de 1.000 de altitude próximos a divisa com o município de Brejo da Madre de Deus em Serra dos Ventos. A vegetação nativa é formada por Florestas Subcaducifólica e Caducifólica, típica do agreste.
Vegetação
A vegetação é composta por caatinga hiperxerófila e floresta subcaducifólia, além de pequenas concetrações de Mata Atlântica, como é o caso da Mata da Rita[16].
Economia
Setor Primário

Tem como principais atividades a agroindústria com maior potencialidade de desenvolvimento para produtos alimentícios e avicultura. Principais produtos: feijão, milho, batata-doce, banana, café, mandioca, tomate, alho, cana-de-açúcar e goiabada.
Setor Secundário (Indústrias)
Belo Jardim está localizado na Microrregião do Vale do Ipojuca, nesta região estão localizadas cidades de grande importância, além de englobar vários polos industriais, com ênfase ao setor alimentício. O comércio na microrregião é o mais intenso do interior.
É a cidade sede das indústrias de Acumuladores Moura S.A (maior fabricante de acumuladores da América Latina), Natto Alimentos, Palmeiron (ASA), Cremosinho, EMPAC e Frango Favorito.
Educação
Instituições de Nível Técnico - I
nstituto Federal de Pernambuco (IFPE) - Campus Belo Jardim; Escola Técnica Estadual Edson Mororó Moura (ETE); Centro Técnico Pernambucano CETEC - PE.
- Instituições de Nível Superior - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); Unidade Acadêmica de Belo Jardim - (UABJ); Autarquia de Ensino Superior de Belo Jardim (AEB); Faculdade de Formação de Professores de Belo Jardim (FABEJA); Faculdade de Enfermagem de Belo Jardim (FAEB); Universidade Luterana do Brasil (ULBRA); Faculdade de Desenvolvimento e Integração Regional (FADIRE); PITÁGORAS - Unidade Belo Jardim; UNIASSELVI - Unidade Belo Jardim; ESTÁCIO - Unidade Belo Jardim; UNINASSAU - Unidade Belo Jardim.
Cultura, festas e comemorações
A cultura belo-jardinense baseia-se em uma forte influência da música que é representada na cidade desde seus primórdios. Conta com a presença de duas escolas de música que fizeram e ainda fazem história na cidade. A Filarmônica São Sebastião fundada em 20 de janeiro de 1887 e a Sociedade de Cultura Musical (conhecida como "cultura") que foi fundada em 8 de fevereiro de 1935.
- Festa das Marocas - Como uma das principais formas de manifestação cultural na cidade, há a realização anual da Festa das Marocas (ou "redenção"). A festa leva milhares de pessoas anualmente à cidade no mês de junho ou julho para apresentações musicais, tais como bandas conhecidas e orquestras.
- Centro de Artesanato Tareco e Mariola - Também é possível destacar a forte cultura do artesanato e de rendeiras, onde encontram-se lojas artesanais (como o Centro de Artesanato Tareco e Mariola[21]) e alguns pequenos museus de exposição (como o Memorial de Belo Jardim e a antiga Estação Ferroviária).
Pontos turísticos
O município tem diversos pontos turístico, como: Barragem Pedro Moura Júnior/Ipojuca; Parque do Bambu; Memorial Frei Damião; Barragem de Tabocas/Piaca; Bica do Bitury; Cachoeira do Bitury; Cachoeira da Boa Sorte; Cachoeira da Moura; Cachoeira da Palmeira; Bica e espalhadeira; Engenho e Piaca; Engenho Cantinho do Céu; Poço do Rebolo; Serra do Caboclo; Sítio Lagoa do Monte; Sítio Batata do Monte; Sítio Caborje; Mata do Raposo; Mata da Onça; Mata da Rita; Mirante da Chácara Pé de Serra; Serra do Mocó; Pedra do Caboclo; Pedra da Boa Vista; Pedreira do Ipojuca; Fazenda do Ouro; Corredeira da Espalhadeira; Santuário de Nossa Senhora das Cabeças; Cruzeiro de Água Fria; Barragem de Água Fria; Barragem do Bitury; Lagoa do Inhumas; Cachoeira Engenho Tira-Teima
Esporte
A cidade possui um clube no Campeonato Pernambucano de Futebol, o Belo Jardim Futebol Clube, que joga no Mendonção (Estádio José Bezerra de Mendonça), protagonista nos campeonatos estaduais, disputando títulos com os principais clubes de Pernambuco e do Nordeste. Outro clube era o Santa Cruz de Belo Jardim.
Referência para o texto: Wikipédia .