sexta-feira, 17 de junho de 2022

PACAJUS - CEARÁ

Pacajus é um município brasileiro do estado do Ceará. A distância para Fortaleza é de 51,1 km. Localiza-se na Região Metropolitana de Fortaleza.
Etimologia
O topônimo Pacajus tem origem na tribo Tapuia dos Jaracu, ou Paiacu, que habitava a região. Sua denominação original era Guarani, depois Missão dos Paiacu, Monte-Mor, Monte-Mor-o-velho, Guarani e, desde 1943, Pacajus.
História
A região entre às margens do rio Choró e rio Acarape era habitada por índios como os Jenipapo, Kanyndé, Choró e Quesito.
As origens de Pacajus, remontam ao início do século XVIII (provavelmente 1707),[6] quando nestas terras foi instalada a Missão dos Paiacu. A instalação desta missão pelos jesuítas foi possível com a doação de uma légua de terras situadas nas margens do rio Choró, tendo como intermediário o desembargador Cristóvão Soares Reimão. Este reduto teve uma certa configuração urbana, edificando-se casas residenciais e uma capela de taipa e chão batido, admitindo-se como padroeira Nossa Senhora da Conceição.
Com a transferência dos índios para Portalegre, no Rio Grande do Norte em 1762, o local no qual foi construído uma capela de taipa e algumas casas passou a ser sítio Monte-Mor-o-Velho, que teve como administradores dois moradores de Cascavel: o sargento-mor Jerônimo de Antas Ribeiro e o padre José de Sousa.
Através da missão, depois sesmarias e ao redor da Igreja Velha (construída pelos índios no século XIX e que ainda existe) surgiu o núcleo urbano que hoje chama-se Pacajus.
Geografia
Relevo e solos

O relevo é plano e de baixas altitudes, nunca ultrapassando 76 m de altitude. Acidentes Geográficos: Serrotes Salgado, pauliceia e Pascoal.
Clima
Devido à sua proximidade com o litoral, o clima varia entre tropical quente semi-árido brando e tropical quente sub úmido, com pluviometria média anual de 1.277 mm, com chuvas concentradas de fevereiro a maio.
Hidrografia e recursos hídricos
A hidrografia de Pacajus compôe-se de: Rios: Acarape/Pacoti, Choró e Ererê; Riachos: Arerê e do Lagamar; Lagoas: Itaipaba, Ipú, Cavalaria, Pauliceia e Pascoal; Açudes: Pacoti, Ererê, do Povo, Beiraçude e Paulicéia.
Economia
A economia de Pacajus tem como base a agricultura tal como o cultivo da mandioca com um grande apoio da associação dos produtores de mandioca e amido de Pacajus localizada em Pauliceia, que abrange todo estado do Ceará e principalmente o cultivo do caju um grande protagonista da cidade, em conjunto com comércio, indústria e turismo.
Pacajus está situado numa das zonas industriais mais dinâmicas do Ceará. Junto com o município vizinho de Horizonte forma um complexo industrial que emprega grande parte da mão de obra destes dois municípios e outros circunvizinhos. O turismo é intenso, devido aos recursos naturais e aos eventos culturais, como o carnaval.
Cultura
Os eventos culturais significativos, em Pacajus, são: Dia de São José (19 de março); Dia de Nossa Senhora de Fátima (1 a 31 de maio); Festival do Milho (julho); Aniversário de Pacajus (23 de maio); Vaquejada (setembro); Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (16 de agosto); Festival do Caju (setembro); Dia de São Francisco das Chagas (4 de outubro); Dia da Padroeira Nossa Senhora da Imaculada Conceição (8 de dezembro) (Paróquia); Encenação da Paixão de Cristo
Pacajus possui ainda vários grupos de cultura popular, como: Quadrilha Nação Nordestina; Grupo Junino Milho Verde; Grupo Junino Colher de Pau; Quadrilha Junina Infantil Jeito Junino; Grupo Junino Flor do Caju; Quadrilha Terra do Caju; Quadrilha Cirandaia; Grupo de Dança e Interpretações Populares Mawaka; Grupo de Teatro e Dança ESTRELART; Grupo Teatral Arriégua; Coletivo Cultural Arte para Todos; Associação dos Artistas de Pacajus - Arpa (Instituição criada em 2006)
O município possui até o ano de 2022, dois centro culturais, um público, sendo o Centro Cultural Quilombola da Base, dedicado à cultura afro-brasileira daquela comunidade, reconhecida pela Fundação Palmares/Governo Federal, e o Centro Cultural Maloca dos Brilhante, iniciativa social mantido pelo Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável - CIEDS, localizado no bairro croata 1, próximo ao beira-açude.
Referência para o texto: Wikipédia .