Tupã é um município brasileiro situado no interior do estado de São Paulo. Fica distante 435,9 km a Oeste-noroeste da capital São Paulo em linha reta e 514 km por via rodoviária, sendo uma das mais importantes cidades da antiga Zona da Mata paulista, atualmente chamada Alta Paulista, região que tradicionalmente se refere como a faixa de terras situada entre os rios Aguapeí e do Peixe, onde foi construído o Tronco Oeste da antiga Companhia Paulista de Estradas de Ferro. Segundo pesquisa recente da Unesp de Tupã a população ja ultrapassa os 75 mil habitantes, e se mantém como o segundo mais populoso da região Alta Paulista.
Estância turística
Tupã é um dos 29 municípios paulistas considerados estâncias turísticas pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de Estância Turística, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.
História
Colonizado a partir da década de 1930, Tupã teve um desenvolvimento inicial pujante, fortalecido pela expansão cafeeira, porém nas últimas décadas sua economia sofre de grande estagnação, ainda dependente de produção primária. Alguns motivos para esperança de melhor futuro surgiram nos últimos anos, entretanto. Rico em recursos hidrográficos e contando com um distrito (Varpa) com tradição de imigrantes da Letônia, o município foi recentemente declarado como estância turística pelo governo estadual, algo que pode vir a ser melhor explorado. Além disto, a cidade assistiu à implantação de uma unidade da Universidade Estadual Paulista e à ampliação de faculdades privadas locais.
Origem do município
A região onde se localiza a estância turística de Tupã não passava de floresta virgem. Luís de Sousa Leão, empreendedor de origem pernambucana, em meados da década de 1920, escolheu dita área localizada no espigão divisor das microbacias dos rios do Peixe e Feio (ou Aguapeí) no traçado projetado da Companhia Paulista de Estradas de Ferro (mais tarde FEPASA e logo após All atual Rumo Logística), para a edificação da futura cidade. O fundador previa a necessidade de se erigir um centro-chave entre as regiões Noroeste e Sorocabana do estado de São Paulo.
A historiografia oficial esconde muitos dos fatos que marcaram os primeiros anos de desbravamento, entre eles o massacre dos indígenas caingangues da região, que foram homenageados com o nome da cidade e de suas vias planejadas. Os colonizadores encontraram muita resistência por parte dos nativos e o confrontamento foi inevitável, resultando na morte de muitos dos indígenas na região. Segundo os registros, no entanto, a paz foi alcançada com mediação de uma índia chamada Vanuíre. Por conta dessa importante influência indígena, Tupã sedia uma escola com o nome "India Vanuíre" em homenagem a ela e possui um dos mais importantes museus dedicados ao tema no país, o Museu Histórico e Pedagógico India Vanuíre.
O plano de loteamento foi posto em prática após 12 de outubro de 1929, data considerada como fundação do município.
Em 15 de novembro de 1941 inaugurou-se a estação ferroviária de Tupã, terminal do chamado Tronco Oeste da Companhia Paulista até abril de 1949, quando foram abertas as estações de Universo, Iacri, Parnaso e Osvaldo Cruz, dando prosseguimento ao imenso ramal da ferrovia até Panorama, na margem do Rio Paraná (1962). Isto garantiu o grande desenvolvimento inicial da povoação (preliminarmente com base na cafeicultura), durante oito anos como estação terminal da ferrovia e posteriormente já arraigada como polo de referência na região até hoje conhecida como Alta Paulista.
Estrutura administrativa
O distrito de Tupã foi criado junto ao município de Glicério através do Decreto Estadual nº 6.720 de 2 de Outubro de 1934.
Pelo Decreto Estadual nº 9.775 de 30 de novembro de 1938, foi criado o município de Tupã. Sua instalação ocorreu em 1 de Janeiro de 1939.
Atualmente, três distritos pertencem à estância turística de Tupã: Parnaso, Varpa e Universo.
Geografia
Clima
O clima de Tupã é o Clima tropical de altitude (Cwa na classificação de Köppen) com temperatura média anual de 24,5 °C, tendo a média das máximas de 29,3 °C e a média das mínimas de 19,6 °C com as 4 estações do ano bem definidas. A precipitação pluviométrica média anual é de 1.364.9 mm. O mês mais quente é janeiro, com média das máximas de 33 °C e o mês mais frio é junho, com média das mínimas de 9 °C.
Hidrografia
A hidrografia de Tupã é assim composta: Rio do Peixe; Balneário 7 de setembro; Rio Feio; Cachoeiras de Varpa e Palma
Turismo
A estância turística de Tupã conta com diversos lugares e atrações de interesse geral (maioria fechados): Solar Luiz de Souza Leão; Anfiteatro Cley Alexandre da Silveira; Espaço das Artes; Museu Histórico Pedagógico Índia Vanuíre; Museu dos Pioneiros de Varpa “Janis Erdbergs”; Museu dos Tropeiros; Museu da Cachaça; Igreja Batista de Varpa; Igreja Boas Novas de Varpa; Artesanato Floresta; Geleia da D. Neusa; Loja da Associação de Varpa; Casarão e Acervo particular do Oto; Rancho dos Defumados e Apiário Bisu Medus; Apiário Puro Mel; Chácara Alvorada “Orquidário e Apiário Varpa”; Fazenda Palma; Circuito das Aguas Varpa; Cachoeiras de Varpa; Eco Thermas Park complexo piscinas e toboáguas; Recanto das Águas; Balneário 7 de Setembro; Clube CTA; Pista de Aeromodelismo (maior do pais); Complexo da CAMAP; Tupã Country Clube; Tupã Tênis Clube. Clube Marajoara
Economia
Indústria
Representados por mais de 380 estabelecimentos industriais, destaca-se a indústria de transformação, a industrialização da carne, do amendoim, alimentos, metalúrgicas, do milho, das rações, a produção de calçados, de malas para viagem, de implementos agrícolas, de móveis, auto peças, fotografia, lentes ópticas, serralherias, carroçarias, produtos químicos, etc.
Estima-se que mais de nove mil pessoas sejam empregadas pela indústria tupãense.
Agricultura
Tupã conta com aproximadamente mil propriedades agrícolas, sendo que cerca de cinco mil pessoas residem na zona rural. 730 tratores estão em operação. Há 6.597 hectares com culturas perenes e semi perenes e 9.095 hectares com culturas anuais.
Hoje Tupã é a maior produtora de Amendoim do Brasil e da América Latina, sendo nomeada como capital do Amendoim, empregando milhares de funcionários e exportando para diversos países.
Destacam-se as seguintes culturas: amendoim, milho, mandioca, seringueira, eucalipto, café. A sericicultura conta com 28 sirgarias e 272 hectares de amora para alimentação do bicho-da-seda. Recentemente houve um grande avanço da cultura de cana-de-açúcar, por conta da instalação de usinas de açúcar e etanol em municípios da região. Há ainda 1.153 hectares de matas nativas e perto de 480 hectares de áreas de cerradão.
Outras culturas de certa forma desenvolvidas são: abacate, melancia, feijão, abóbora e manga, voltadas principalmente ao abastecimento local através de feiras livres.
Funciona em Tupã um armazém e silo da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais do estado de São Paulo (CEAGESP), com capacidade final projetada para 200 mil toneladas de grãos em granel.
Pecuária
Destacam-se os rebanho bovino, equino e suíno. Verifica-se também forte presenã na avicultura de postura e grande produção de pintos. A região de Tupã é uma das maiores produtoras de ovos do país.
Comércio e prestação de serviços
De acordo com o Sebrae, funcionam em Tupã cerca de 1.324 estabelecimentos comerciais (destaques para o varejo: mercados, mercearias, vestuário e materiais para construção) e cerca de 790 de prestação de serviços (com destaques para alimentação e assessoria a empresas).
Educação
Ensino superior
Tupã possui 12 Faculdades, entre Campus Físicos e Polos a Distância: Unesp, Fap Fadap, Faccat, Instituto Federal - Campus Tupã, Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP), Universidade Brasil, Unicesumar, Anhanguera, Universidade Paulista (UNIP), Estácio, Uniasselvi (Em Implantação) e Uninter.
Funcionam em Tupã a Faculdade da Alta Paulista (FAP), a Escola Superior de Educação Física da Alta Paulista (ESEFAP), a Faculdade de Ciências Contábeis e de Administração de Tupã (FACCAT) e a Universidade Brasil, escolas que recrutam universitários de vasta região paulista e outras do norte do Paraná, Mato Grosso do Sul e outros Estados.
UNESP, uma das principais faculdades de Tupã.
Foi criado oficialmente, em 2003, o Campus de Tupã da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), com o curso de Administração de Empresas, que conseguiu em 2006 a colocação de terceiro melhor curso de Administração de Empresas do estado de São Paulo. Agora também com o curso de Engenharia de biossistemas. A implantação do campus atrai anualmente 80 alunos provenientes de todas as regiões brasileiras e promove programas de intercâmbio. A unidade ainda mantém um curso preparatório pré-vestibular, voltado a população carente da região. Estima-se que a UNESP de Tupã seja responsável por 5% da renda anual do município.
Perto de 5.700 estudantes frequentam cursos de ciências jurídicas e sociais, pedagogia, administração de empresas, ciências econômicas, ciências contábeis, educação física, letras, enfermagem, fisioterapia, psicologia, dentre outros.
Em 5 de Fevereiro de 2015, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), iniciou suas atividades administrativas no município. As atividades didáticas foram iniciadas com a oferta de cursos Extensão (de curta e média duração) abertos à comunidade de Tupã e microrregião. Foram abertos na ocasião os cursos de Inclusão Digital e o de Atendimento ao Cliente. A partir de 2017, a instituição passou a receber as primeiras turmas dos Cursos Técnicos integrados ao Ensino Médio, nas áreas de Eletrônica e Eletrotécnica. Atualmente, o Campus Avançado Tupã conta com 22 docentes, 13 Técnicos Administrativos (TAE's) e cerca de 250 discentes.
Ensino artístico e profissional
Funcionam na estância duas instituições estaduais com cursos livres, além de três conservatórios musicais privados oferecendo oficialização estadual.
Uma gama de cursos é oferecida a uma densa clientela, não apenas local mas também regional: decoração, magistério, artes culinárias, computação, enfermagem, mecânica e processamento de dados.
Na estância também funciona o Centro Integrado de Formação Profissional, que viabiliza cursos de iniciação e aperfeiçoamento nas áreas de crochê, bordado a máquina, fotografia, datilografia, corte e costura, manicure, cabeleireiro, culinária, tecelagem, pintura e outros, recrutando um universo que supera 1.800 alunos.
Esporte
A cidade é representada no futebol profissional pelo Tupã Futebol Clube, fundado em 16 de fevereiro de 1936, que disputa a Segunda Divisão da Federação Paulista de Futebol (FPF); suas cores são vermelha, preta e branca, que seguem o padrão do São Paulo Futebol Clube, assim como seu distintivo. Conhecido como "o mais querido da Alta Paulista", é mandante dos seus jogos no Estádio Alonso Carvalho Braga, que já possuiu capacidade para 14.890 pessoas. O estádio conta também com cabines para rádios, camarotes, sala para filmagem, sala para convidados, sala com ar-condicionado para reuniões, quatro banheiros, dois bares, roletas com cartão magnético, vestiários amplos, sala da diretoria, sala de fotos e troféus, complexo de alojamentos, iluminação noturna por quatro torres de holofotes com doze refletores cada, placar, campo com gramado e dimensões profissionais.
Fatos sobre Tupã
- Em 1959, o então distrito de Lacri foi desmembrado do município de Tupã e elevado à categoria de município. A população, pelo censo de 1960, era de 13.117 habitantes.
- Pela Lei Estadual nº 8.550 de 30 de dezembro de 1993 foi criado o município de Arco-Íris, desmembrando do território de Tupã a área do ex-distrito e passando Tupã a ter uma área territorial de 629,108 km². O município de Arco-Íris foi oficialmente instalado em 1 de janeiro de 1997, com uma população estimada em 2.087 habitantes.
- Em 2002 a cidade passou ao status de estância turística. É conhecida nacionalmente como a "Capital Nacional da Fotografia" por possuir diversas empresas no ramo fotográfico.
- A palavra Tupã se refere ao universo mítico dos povos originais indígenas do território brasileiro.
- O complexo energético gerenciado pela Energisa possui uma estação rebaixadora com capacidade de potência instalada de 52.500 KVA. Possui também uma Cooperativa de Eletrificação Rural (CERT), com atendimento a mais de 800 propriedades rurais.
- Há em Tupã 4 cemitérios (sem contar os cemitérios de carros espalhados pela cidade), sendo três municipais e um particular, sendo eles respectivamente: São Pedro, Saudade I, Saudade II e Parque das Palmeiras. Tupã tem mais mortos do que vivos e maioria dos vivos estão mudando pra outras cidades.
- Funcionam em Tupã catorze repartições estaduais de âmbito regional, dezesseis repartições públicas estaduais de âmbito local, seis repartições públicas federais de âmbito regional e seis de âmbito local (ainda funcionam?).
- A Companhia de Saneamento Básico do estado de São Paulo (SABESP) gerencia todo o complexo de saneamento básico local, cuja concessão se esgotará em 2005, conforme previsto em lei. A SABESP abastece 100% da estância (atingindo mais de 180 mil m³) e atende a 100% da coleta e tratamento de esgotos (153.000 m).
- O Posto de Bombeiros está instalado desde 1977 com um efetivo que atende também aos municípios limítrofes.
- O Poder Legislativo de Tupã é constituído por 15 (quinze) vereadores e realiza sessões ordinárias às segundas-feiras às 20:00 horas.
- A estância conta com Escritórios Regionais de Desenvolvimento Agrícola e de Defesa Agropecuária, aos quais são subordinados os seguintes municípios: Arco-Íris, Bastos, Iacri, Herculândia, Inúbia Paulista, Osvaldo Cruz, Parapuã, Rinónolis, Sagres e Salmourão.
- O silo horizontal da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais do estado de São Paulo (CEAGESP) tem 14 andares de altura e capacidade para 20 mil toneladas. Também há um silo graneleiro, com capacidade para 60 mil toneladas. Ambos transformam Tupã em um centro armazenador do Oeste Paulista.
Referência para o texto: Wikipédia .
Tupã é um dos 29 municípios paulistas considerados estâncias turísticas pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de Estância Turística, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.
História
Colonizado a partir da década de 1930, Tupã teve um desenvolvimento inicial pujante, fortalecido pela expansão cafeeira, porém nas últimas décadas sua economia sofre de grande estagnação, ainda dependente de produção primária. Alguns motivos para esperança de melhor futuro surgiram nos últimos anos, entretanto. Rico em recursos hidrográficos e contando com um distrito (Varpa) com tradição de imigrantes da Letônia, o município foi recentemente declarado como estância turística pelo governo estadual, algo que pode vir a ser melhor explorado. Além disto, a cidade assistiu à implantação de uma unidade da Universidade Estadual Paulista e à ampliação de faculdades privadas locais.
Origem do município
A região onde se localiza a estância turística de Tupã não passava de floresta virgem. Luís de Sousa Leão, empreendedor de origem pernambucana, em meados da década de 1920, escolheu dita área localizada no espigão divisor das microbacias dos rios do Peixe e Feio (ou Aguapeí) no traçado projetado da Companhia Paulista de Estradas de Ferro (mais tarde FEPASA e logo após All atual Rumo Logística), para a edificação da futura cidade. O fundador previa a necessidade de se erigir um centro-chave entre as regiões Noroeste e Sorocabana do estado de São Paulo.
A historiografia oficial esconde muitos dos fatos que marcaram os primeiros anos de desbravamento, entre eles o massacre dos indígenas caingangues da região, que foram homenageados com o nome da cidade e de suas vias planejadas. Os colonizadores encontraram muita resistência por parte dos nativos e o confrontamento foi inevitável, resultando na morte de muitos dos indígenas na região. Segundo os registros, no entanto, a paz foi alcançada com mediação de uma índia chamada Vanuíre. Por conta dessa importante influência indígena, Tupã sedia uma escola com o nome "India Vanuíre" em homenagem a ela e possui um dos mais importantes museus dedicados ao tema no país, o Museu Histórico e Pedagógico India Vanuíre.
O plano de loteamento foi posto em prática após 12 de outubro de 1929, data considerada como fundação do município.
Em 15 de novembro de 1941 inaugurou-se a estação ferroviária de Tupã, terminal do chamado Tronco Oeste da Companhia Paulista até abril de 1949, quando foram abertas as estações de Universo, Iacri, Parnaso e Osvaldo Cruz, dando prosseguimento ao imenso ramal da ferrovia até Panorama, na margem do Rio Paraná (1962). Isto garantiu o grande desenvolvimento inicial da povoação (preliminarmente com base na cafeicultura), durante oito anos como estação terminal da ferrovia e posteriormente já arraigada como polo de referência na região até hoje conhecida como Alta Paulista.
Estrutura administrativa
O distrito de Tupã foi criado junto ao município de Glicério através do Decreto Estadual nº 6.720 de 2 de Outubro de 1934.
Pelo Decreto Estadual nº 9.775 de 30 de novembro de 1938, foi criado o município de Tupã. Sua instalação ocorreu em 1 de Janeiro de 1939.
Atualmente, três distritos pertencem à estância turística de Tupã: Parnaso, Varpa e Universo.
Geografia
Clima
O clima de Tupã é o Clima tropical de altitude (Cwa na classificação de Köppen) com temperatura média anual de 24,5 °C, tendo a média das máximas de 29,3 °C e a média das mínimas de 19,6 °C com as 4 estações do ano bem definidas. A precipitação pluviométrica média anual é de 1.364.9 mm. O mês mais quente é janeiro, com média das máximas de 33 °C e o mês mais frio é junho, com média das mínimas de 9 °C.
Hidrografia
A hidrografia de Tupã é assim composta: Rio do Peixe; Balneário 7 de setembro; Rio Feio; Cachoeiras de Varpa e Palma
Turismo
A estância turística de Tupã conta com diversos lugares e atrações de interesse geral (maioria fechados): Solar Luiz de Souza Leão; Anfiteatro Cley Alexandre da Silveira; Espaço das Artes; Museu Histórico Pedagógico Índia Vanuíre; Museu dos Pioneiros de Varpa “Janis Erdbergs”; Museu dos Tropeiros; Museu da Cachaça; Igreja Batista de Varpa; Igreja Boas Novas de Varpa; Artesanato Floresta; Geleia da D. Neusa; Loja da Associação de Varpa; Casarão e Acervo particular do Oto; Rancho dos Defumados e Apiário Bisu Medus; Apiário Puro Mel; Chácara Alvorada “Orquidário e Apiário Varpa”; Fazenda Palma; Circuito das Aguas Varpa; Cachoeiras de Varpa; Eco Thermas Park complexo piscinas e toboáguas; Recanto das Águas; Balneário 7 de Setembro; Clube CTA; Pista de Aeromodelismo (maior do pais); Complexo da CAMAP; Tupã Country Clube; Tupã Tênis Clube. Clube Marajoara
Economia
Indústria
Representados por mais de 380 estabelecimentos industriais, destaca-se a indústria de transformação, a industrialização da carne, do amendoim, alimentos, metalúrgicas, do milho, das rações, a produção de calçados, de malas para viagem, de implementos agrícolas, de móveis, auto peças, fotografia, lentes ópticas, serralherias, carroçarias, produtos químicos, etc.
Estima-se que mais de nove mil pessoas sejam empregadas pela indústria tupãense.
Agricultura
Tupã conta com aproximadamente mil propriedades agrícolas, sendo que cerca de cinco mil pessoas residem na zona rural. 730 tratores estão em operação. Há 6.597 hectares com culturas perenes e semi perenes e 9.095 hectares com culturas anuais.
Hoje Tupã é a maior produtora de Amendoim do Brasil e da América Latina, sendo nomeada como capital do Amendoim, empregando milhares de funcionários e exportando para diversos países.
Destacam-se as seguintes culturas: amendoim, milho, mandioca, seringueira, eucalipto, café. A sericicultura conta com 28 sirgarias e 272 hectares de amora para alimentação do bicho-da-seda. Recentemente houve um grande avanço da cultura de cana-de-açúcar, por conta da instalação de usinas de açúcar e etanol em municípios da região. Há ainda 1.153 hectares de matas nativas e perto de 480 hectares de áreas de cerradão.
Outras culturas de certa forma desenvolvidas são: abacate, melancia, feijão, abóbora e manga, voltadas principalmente ao abastecimento local através de feiras livres.
Funciona em Tupã um armazém e silo da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais do estado de São Paulo (CEAGESP), com capacidade final projetada para 200 mil toneladas de grãos em granel.
Pecuária
Destacam-se os rebanho bovino, equino e suíno. Verifica-se também forte presenã na avicultura de postura e grande produção de pintos. A região de Tupã é uma das maiores produtoras de ovos do país.
Comércio e prestação de serviços
De acordo com o Sebrae, funcionam em Tupã cerca de 1.324 estabelecimentos comerciais (destaques para o varejo: mercados, mercearias, vestuário e materiais para construção) e cerca de 790 de prestação de serviços (com destaques para alimentação e assessoria a empresas).
Educação
Ensino superior
Tupã possui 12 Faculdades, entre Campus Físicos e Polos a Distância: Unesp, Fap Fadap, Faccat, Instituto Federal - Campus Tupã, Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP), Universidade Brasil, Unicesumar, Anhanguera, Universidade Paulista (UNIP), Estácio, Uniasselvi (Em Implantação) e Uninter.
Funcionam em Tupã a Faculdade da Alta Paulista (FAP), a Escola Superior de Educação Física da Alta Paulista (ESEFAP), a Faculdade de Ciências Contábeis e de Administração de Tupã (FACCAT) e a Universidade Brasil, escolas que recrutam universitários de vasta região paulista e outras do norte do Paraná, Mato Grosso do Sul e outros Estados.
UNESP, uma das principais faculdades de Tupã.
Foi criado oficialmente, em 2003, o Campus de Tupã da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), com o curso de Administração de Empresas, que conseguiu em 2006 a colocação de terceiro melhor curso de Administração de Empresas do estado de São Paulo. Agora também com o curso de Engenharia de biossistemas. A implantação do campus atrai anualmente 80 alunos provenientes de todas as regiões brasileiras e promove programas de intercâmbio. A unidade ainda mantém um curso preparatório pré-vestibular, voltado a população carente da região. Estima-se que a UNESP de Tupã seja responsável por 5% da renda anual do município.
Perto de 5.700 estudantes frequentam cursos de ciências jurídicas e sociais, pedagogia, administração de empresas, ciências econômicas, ciências contábeis, educação física, letras, enfermagem, fisioterapia, psicologia, dentre outros.
Em 5 de Fevereiro de 2015, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), iniciou suas atividades administrativas no município. As atividades didáticas foram iniciadas com a oferta de cursos Extensão (de curta e média duração) abertos à comunidade de Tupã e microrregião. Foram abertos na ocasião os cursos de Inclusão Digital e o de Atendimento ao Cliente. A partir de 2017, a instituição passou a receber as primeiras turmas dos Cursos Técnicos integrados ao Ensino Médio, nas áreas de Eletrônica e Eletrotécnica. Atualmente, o Campus Avançado Tupã conta com 22 docentes, 13 Técnicos Administrativos (TAE's) e cerca de 250 discentes.
Ensino artístico e profissional
Funcionam na estância duas instituições estaduais com cursos livres, além de três conservatórios musicais privados oferecendo oficialização estadual.
Uma gama de cursos é oferecida a uma densa clientela, não apenas local mas também regional: decoração, magistério, artes culinárias, computação, enfermagem, mecânica e processamento de dados.
Na estância também funciona o Centro Integrado de Formação Profissional, que viabiliza cursos de iniciação e aperfeiçoamento nas áreas de crochê, bordado a máquina, fotografia, datilografia, corte e costura, manicure, cabeleireiro, culinária, tecelagem, pintura e outros, recrutando um universo que supera 1.800 alunos.
Esporte
A cidade é representada no futebol profissional pelo Tupã Futebol Clube, fundado em 16 de fevereiro de 1936, que disputa a Segunda Divisão da Federação Paulista de Futebol (FPF); suas cores são vermelha, preta e branca, que seguem o padrão do São Paulo Futebol Clube, assim como seu distintivo. Conhecido como "o mais querido da Alta Paulista", é mandante dos seus jogos no Estádio Alonso Carvalho Braga, que já possuiu capacidade para 14.890 pessoas. O estádio conta também com cabines para rádios, camarotes, sala para filmagem, sala para convidados, sala com ar-condicionado para reuniões, quatro banheiros, dois bares, roletas com cartão magnético, vestiários amplos, sala da diretoria, sala de fotos e troféus, complexo de alojamentos, iluminação noturna por quatro torres de holofotes com doze refletores cada, placar, campo com gramado e dimensões profissionais.
Fatos sobre Tupã
- Em 1959, o então distrito de Lacri foi desmembrado do município de Tupã e elevado à categoria de município. A população, pelo censo de 1960, era de 13.117 habitantes.
- Pela Lei Estadual nº 8.550 de 30 de dezembro de 1993 foi criado o município de Arco-Íris, desmembrando do território de Tupã a área do ex-distrito e passando Tupã a ter uma área territorial de 629,108 km². O município de Arco-Íris foi oficialmente instalado em 1 de janeiro de 1997, com uma população estimada em 2.087 habitantes.
- Em 2002 a cidade passou ao status de estância turística. É conhecida nacionalmente como a "Capital Nacional da Fotografia" por possuir diversas empresas no ramo fotográfico.
- A palavra Tupã se refere ao universo mítico dos povos originais indígenas do território brasileiro.
- O complexo energético gerenciado pela Energisa possui uma estação rebaixadora com capacidade de potência instalada de 52.500 KVA. Possui também uma Cooperativa de Eletrificação Rural (CERT), com atendimento a mais de 800 propriedades rurais.
- Há em Tupã 4 cemitérios (sem contar os cemitérios de carros espalhados pela cidade), sendo três municipais e um particular, sendo eles respectivamente: São Pedro, Saudade I, Saudade II e Parque das Palmeiras. Tupã tem mais mortos do que vivos e maioria dos vivos estão mudando pra outras cidades.
- Funcionam em Tupã catorze repartições estaduais de âmbito regional, dezesseis repartições públicas estaduais de âmbito local, seis repartições públicas federais de âmbito regional e seis de âmbito local (ainda funcionam?).
- A Companhia de Saneamento Básico do estado de São Paulo (SABESP) gerencia todo o complexo de saneamento básico local, cuja concessão se esgotará em 2005, conforme previsto em lei. A SABESP abastece 100% da estância (atingindo mais de 180 mil m³) e atende a 100% da coleta e tratamento de esgotos (153.000 m).
- O Posto de Bombeiros está instalado desde 1977 com um efetivo que atende também aos municípios limítrofes.
- O Poder Legislativo de Tupã é constituído por 15 (quinze) vereadores e realiza sessões ordinárias às segundas-feiras às 20:00 horas.
- A estância conta com Escritórios Regionais de Desenvolvimento Agrícola e de Defesa Agropecuária, aos quais são subordinados os seguintes municípios: Arco-Íris, Bastos, Iacri, Herculândia, Inúbia Paulista, Osvaldo Cruz, Parapuã, Rinónolis, Sagres e Salmourão.
- O silo horizontal da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais do estado de São Paulo (CEAGESP) tem 14 andares de altura e capacidade para 20 mil toneladas. Também há um silo graneleiro, com capacidade para 60 mil toneladas. Ambos transformam Tupã em um centro armazenador do Oeste Paulista.
Referência para o texto: Wikipédia .