segunda-feira, 18 de setembro de 2023

MONGAGUÁ - SÃO PAULO

Mongaguá é um município da Região Metropolitana da Baixada Santista, no estado de São Paulo, no Brasil. A população estimada de 2022, de acordo com o Censo, foi de 61.951 habitantes e a área é de 143,205 km², resultando em uma densidade demográfica de 432,6 habitantes por km².
Topônimo
Mongaguá é uma palavra tupi-guarani que significa “água pegajosa”.
História
Época pré-colonial

Por volta do ano 1000, a região foi invadida por povos do tronco tupi provenientes da Amazônia. Eles expulsaram os habitantes anteriores, chamados tapuias, para o interior do continente. Na época da chegada dos primeiros europeus à região, no século XVI, os guaranis habitavam às margens dos rios Mongaguá e Aguapeú.
Colonização portuguesa
O português Martim Afonso de Sousa desembarcou nas Ilhas de São Vicente em 1532. Naquele momento, foi criado o primeiro núcleo populacional de origem portuguesa no Brasil, São Vicente. A partir do século XVI, emissários de Martim Afonso que viajavam pelo litoral de São Paulo, capitães de mato e jesuítas paravam em Mongaguá para descansar, numa época em que ainda não havia habitação permanente.
Aos poucos, com o passar do tempo, foram surgindo moradores fixos e, consequentemente, as primeiras propriedades. Durante o Brasil Colônia, parte do atual município de Mongaguá pertencia à capitania de São Vicente e parte pertencia à capitania de Itanhaém.
Em 1776, o Sítio de Mongaguá foi arrematado em leilão público pelo coronel Bonifácio José Ribeiro de Andrada, pai de José Bonifácio, o "Patriarca da Independência". A propriedade foi vendida ao padre João Batista Ferreira (1814) e, posteriormente, a Antônio Gonçalves Nobre (1847), Manuel Bernardes Muniz (1851) e a Heitor Peixoto (1892).
Século XX
Em 1910, foi construído o Hotel Balneário Marinho, que estimulou o turismo na cidade. Atualmente, o prédio abriga a prefeitura da cidade.
Com a formação da Companhia de Melhoramentos da Praia Grande, em 1913, cujos principais acionistas eram Fernando Arens Júnior, David Antônio dos Santos, Prudente Correia, Ernesto Diedrichs, Alberto Hugo de Oliveira Caldas e Abílio Smith Camargo, foram criados os loteamentos: Jardim Marina, Jardim Aguapeú, Vila Arens, Jardim Caiahu, o Centro de Mongaguá e a Vila Sorocabana. A Companhia de Melhoramentos, porém, não teve êxito maior em seus projetos, pois os paulistas daquela época não demonstraram interesse em passar as férias no litoral.
Em 1937, com a chegada da Estrada de Ferro Sorocabana, a ocupação da região começou a se intensificar. Em 1938, foi criado o distrito de Itariri (ou Itarari), subordinado ao município de Itanhaém, que, em 1948, mudou sua denominação para Mongaguá.
Após a Segunda Guerra Mundial é que Mongaguá começou a se desenvolver. A construção da Rodovia Padre Manuel da Nóbrega, na década de 1950, deu um grande impulso ao crescimento do distrito.
Em 7 de dezembro de 1959, foi realizado o plebiscito para a emancipação de Mongaguá. Assim, o desejo da população de Mongaguá foi alcançado com uma votação esmagadora e o plebiscito foi aprovado. Em 31 de dezembro de 1959, o então governador de São Paulo, Jânio Quadros, assinou a Lei e Mongaguá foi elevada à categoria de município. A data do aniversário de Mongaguá passou a ser comemorada no dia em foi realizado o plebiscito e não na data da elevação à categoria de município.
Em 6 de dezembro de 1977, a Lei Estadual n° 1.482 concede a Mongaguá o título de "Estância Balneária".
Geografia
Limites:
- Norte: São Vicente
- Sul: Oceano Atlântico
- Leste: Praia Grande
- Oeste: Itanhaém
Hidrografia
A hidrografia de Mongaguá está assim constituída: Rio Branco, Rio Aguapeú; Rio Bichoró; Rio Mineiro; Rio Mongaguá e Oceano Atlântico
Praias
As praias de Mongaguá são: Praia de Agenor de Campos; Praia de Itaoca; Praia de Santa Eugênia; Praia de Vera Cruz; Praia Central e Praia Vila de São Paulo.
Plataforma de pesca
Construída na cidade em 1977, é a maior plataforma pesqueira em estrutura de concreto armado avançando 400 metros mar adentro formando um “T” e se lançando 86m para cada um dos lados. É cobrado um valor simbólico na entrada onde há sanitários e local apropriado para lavagem dos pescados, bem como espaço para lavagem de apetrechos de pescas. Visitada por inúmeros pescadores e turistas, o local é um dos cenários mais bonitos e encantadores do Brasil.
Clima
O clima de Mongaguá é o Clima de monção, uma vez que todos os meses do ano possuem médias acima de 18°C.Não existe estação seca, devido à proximidade com a Serra do Mar junto ao Oceano Atlântico, com verões quentes e invernos brandos, sendo os meses mais quentes janeiro e fevereiro, com uma média de 25°C, e o mais frio julho, com uma média de 18°C.
Estância Balneária
Mongaguá é um dos 15 municípios paulistas considerados estâncias balneárias pelo estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de Estância Balneária, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.
Economia
Mongaguá é um município de grande relevância na região e se destaca por apresentar novas oportunidades de negócios e pelo elevado potencial de consumo. Por outro lado, o desempenho econômico é um fator de atenção.
De janeiro a julho de 2023, foram registradas 2,1 mil admissões formais e 1,9 mil desligamentos, resultando em um saldo positivo de 244 novos trabalhadores. Este desempenho é superior ao do ano passado, quando o saldo foi de 169.
Até agosto de 2023 houve registro de 143 novas empresas em Mongaguá, sendo que 29 atuam pela internet. Neste último mês, 22 novas empresas se instalaram, sendo 6 com atuação pela internet. Este desempenho é maior que o do mês imediatamente anterior (14). No ano de 2022 inteiro, foram registradas 176 empresas.
Pontos turísticos
Os prinicipais pontos turísticos da cidade são: Centro Cultural Raul Cortez; Praias; Parque Ecológico A Tribuna; Belvedere; Praça Dudu Samba; Zona Rural; Poço das Antas; Estátua Nossa Senhora Aparecida; Plataforma de pesca e Feiras de artesanato.
Referências para o texto: Wikipédia ; Site Caravela .