quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

VIDEIRA - SANTA CATARINA

Videira é um município brasileiro do estado de Santa Catarina, situado no Vale do Rio do Peixe. Localiza-se a uma latitude 27º00'30" sul e a uma longitude 51º09'06" oeste, estando a uma altitude de 750 metros.
Sua população, conforme o Censo 2022, é de 55.466 habitantes, numa uma área de 384,127 quilômetros quadrados.
História
A colonização de Videira iniciou-se em 1918, na então Vila do Rio das Pedras. Em 1921, os italianos e alemães dividiram Videira em Perdizes e Vitória.
A instalação oficial do município aconteceu em 1944 e o nome Videira deve-se ao fato de a região ser um grande centro vitivinicultor do estado. Nessa época o município recebia diversos imigrantes de origem alemã e italiana vindos do Rio Grande do Sul.
Conta-se que já em 1913, antes mesmo da fixação dos primeiros colonizadores, foi colhido um cacho de uvas pesando 1,3 kg. O avanço dos parreirais deu origem à primeira Festa da Uva, em 1942.
Videira também é o berço da Perdigão, uma das principais empresas responsáveis pelo desenvolvimento da cidade e que formou, na década de 80 e 90, grandes equipes no Salonismo Nacional. Com a conclusão do processo de fusão entre Perdigão e Sadia em dezembro de 2012, a BRF agora avança para ser reconhecida como marca líder de seu segmento internacionalmente. Videira é uma das principais cidades do Oeste de SC e uma das mais desenvolvidos do País.
No dia 11 de dezembro de 2002, a cidade recebeu oficialmente da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina a denominação de “Capital Catarinense da Uva e Berço da Perdigão”. Na cidade é oferecido também um curso de pós-graduação em enologia.
Videira revelou ao estado e ao Brasil grandes personalidades e políticos, como a senadora da República Vanessa Grazziotin, que nasceu no município em 1961 e hoje exerce suas funções no Senado Federal, representando o estado do Amazonas. Outro político que foi senador e governador do estado foi Vilson Pedro Kleinübing, que escolheu a cidade como sua morada, sendo velado e sepultado em 1998 com a bandeira do município.
Geografia
Faz limites com os municípios de Caçador e Rio das Antas, ao Norte; Pinheiro Preto, ao Sul; Fraiburgo e Tangará, a Leste; e Arroio Trinta e Iomerê, a Oeste. O acesso terrestre pode ser feito pela SC-355 e SC-135 e por uma série de estradas rurais. A via de acesso aérea se da através do Aeroporto Municipal "Prefeito Ângelo Ponzoni", com 1.400m de pista de pista pavimentada.
Clima
O clima de Videira é subtropical. Existe uma pluviosidade significativa ao longo do ano. Mesmo o mês mais seco ainda assim tem muita pluviosidade. Segundo a Köppen e Geiger o clima é classificado como Cfb. A temperatura média é de 17,0 °C. Pluviosidade média anual de 1.759 mm. A cidade tem cerca de 350 horas de frio o que permite a produção de fruteiras de clima temperado como o pêssego, ameixa, kiwi e a produção de uva e vinho.
Fauna e flora
Pela sua topografia acidentada, característica peculiar da região, Videira possui muitos atrativos naturais como rios, cascatas e áreas verdes.
Em 1965 foi criada, por lei municipal, a reserva florestal denominada Parque da Uva, em uma área de 70 mil metros quadrados com bosques e áreas de lazer, constituído de rica reserva de plantas nativas. A Perdigão também fundou uma reserva ecológica chamada Reservas Ecológica da Perdigão.
Economia
A cidade tem nas atividades industriais, comerciais e agrícolas a base de sua economia. Cerca de 75% do movimento econômico do município decorrem da criação e abate de aves e de suínos. A fruticultura, o fumo e o gado leiteiro também são destaque, juntamente com os grãos.
No setor primário, o destaque é a fruticultura de pêssego, ameixa e uvas; na pecuária, destaca-se na criação de suínos, aves e bovinos de leite; e no comércio e indústria, o forte são as cantinas de vinho, indústrias de sucos e a empresa Perdigão (BRF), um dos maiores frigoríficos da América Latina, absorvendo a maior fatia da produção de aves e suínos do município e da região, gerando milhares de empregos, também se destaca a indústria de embalagens plásticas, e papel madeira.
Na cidade há uma Estação Experimental da Epagri, que atualmente ocupa a estrutura do antigo Instituto de Fermentação do Ministério da Agricultura perfazendo mais de 80 anos de pesquisas científicas na área da fruticultura no estado de Santa Catarina e Brasil. Na década de 70, a cidade conduziu parte dos trabalhos do Programa de Fruticultura de Clima Temperado (Profit), que alavancou o desenvolvimento da fruticultura em SC. Na cidade foram conduzidos trabalhos realizados com melhoramento genético, pesquisas com fisiologia da produção, manejo, sistemas de condução, sistemas de controle de doenças e pragas e pós-colheita.
Educação
No município existe uma universidade, a UNOESC (Universidade do Oeste do Estado de Santa Catarina), a terceira maior do estado em número de alunos e que oferece atualmente vários cursos de graduação e cursos de pós-graduação.
Desde 2010, o município de Videira conta o Instituto Federal Catarinense, Campus Videira, que oferece cursos técnicos nas modalidades concomitante, integrado e subsequente, além de duas graduações e três pós-graduações. Além do IFC atuar no município oferecendo cursos básicos para a comunidade.
Esporte
Judô

Muito difundido em Videira é o judô, modalidade que a Perdigão S/A patrocinou em 1981, seu ano de glória,quando a equipe videirense patrocinada pela empresa foi campeã brasileira sênior, e tinha nomes como Walter Carmona, Luiz Shinohara, Luiz Onmura e Gerson Figueiredo Filho, entre outros.
Atualmente é praticado na Associação Videirense de Judô, que tem participado dos mais diversos campeonatos de Santa Catarina e do Brasil. A equipe videirense trouxe ao município títulos do JASC na modalidade, mesmo competindo com potências da época como Florianópolis, Joinville e Itajaí.
Futebol
A cidade de Videira fez história no cenário esportivo estadual, sendo campeã catarinense de futebol em 1966, e disputou a divisão principal do futebol brasileiro com a equipe da Perdigão.
O time de futebol de campo oficial do município é o Videira Esporte Clube (VEC).
Futsal
Videira foi uma das cidades mais importantes no cenário brasileiro e sul americano no final da década de 1980 e início de 1990 com títulos nacionais e internacionais. A equipe da Perdigão ficou com a hegemonia no futsal por diversos anos consecutivos também nos estaduais de Santa Catarina, e revelando e projetando grandes jogadores na época como o jogador Jackson João Bosco Moreira dos Santos, o Jackson, que posteriormente teve um tênis de futsal da empresa Topper com o seu nome.
Os principais títulos conquistados pelo Futsal videirense são: Campeonato catarinense de 1984, 1985, 1986, 1988 e 1989; Taça Brasil de 1987 e 1990; Sul-americano de 1988, 1989 e 1990 e Campeonato Pan-Americano de 1987, 1988, 1989 e 1990.
Turismo
Videira conta hoje com diversas possibilidades de diversão e entretenimento. Além de fazer parte da Rota da Amizade, Videira conta também com opções de diversão, dentre as quais citam-se as seguintes:
- Observatório Astronômico Domingos Forlin - inaugurado em maio de 2003 através de uma parceria entre o município e a Fundação de apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica de Santa Catarina, é considerado referência no estado. Um espaço de divulgação científica que oferece aos visitantes a experiência única de visualizar o universo e encantar-se com o fascínio de objetos celestes como a lua, planetas, estrelas, nebulosas, aglomerados estelares, entre outros. Fenômenos astronômicos como eclipses, chuvas de meteoros, manchas solares, oposição, conjunções e trânsito de planetas já foram registrados no ODF. Entre as atividades do observatório estão oficinas, palestras, minicursos, observação astronômica e eventos de cunho cultural atrelados a astronomia.
- Igreja Matriz de Videira - sua construção começou em 1940 e terminou em 1947; no estilo barroco, e em mármore importado da Itália, é uma das igrejas mais bonitas da região.
 - Museu do Vinho Mário de Pellegrin - um antigo alojamento para padres, contém vários instrumentos utilizados durante a colonização para produzir vinho e outros matérias com importante história do município.
- Parque Linear do Rio do Peixe.
Referência para o texto: Wikipédia .