quinta-feira, 14 de março de 2024

INHUMAS - GOIÁS

Inhumas é um município brasileiro do estado de Goiás. Em 2022, de acordo com o censo do IBGE, sua população era de 52.204 habitantes.
História
O nome original de Inhumas era Goiabeiras, tendo surgido como ponto de descanso para tropeiros, em referência a um grande goiabal que existia na região. Com o tempo, o local se transformou em uma fazenda de gado.
As terras no interior goiano eram apropriadas sem nenhum rigor da lei, o que levou à utilização de duas forças de trabalho em Inhumas: a do agregado e a do posseiro. No entanto, poucos posseiros requeriam concessões de terras ou sesmarias em Goiás, devido às condições impostas aos requerentes.
Em Goiabeira (Inhumas), isso era resultado das condições impostas aos requerentes, que deveriam cultivar a área recebida em dois anos, ao receberem a concessão.
A criação do distrito de Goiabeiras se deu em 27 de março de 1896, sob a Lei nº 4. Pelo Decreto nº 31, de 27 de janeiro de 1930, Inhumas foi elevada a Vila. O distrito foi criado com a denominação de Goiabeiras, ex-povoado, pela Lei Municipal nº 80, de 9 de janeiro de 1913, e era subordinado ao município de Curralinho. Foi elevado à categoria de município com a denominação de Inhumas pelo Decreto Estadual nº 602, de 19 de janeiro de 1931. Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município era constituído do distrito sede, assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31de dezembro de 1936 e 31 de dezembro de 1937. Com o trabalho de todos, em especial de imigrantes, Inhumas destacou-se em 1930 como princesinha do Serra.
Inhumas é composta dos seguintes Distritos/Povoados/Aglomerados: Povoado de Santa Amália, Margoso e Serra Abaixo.
Geografia
Solo
Região de Terra Roxa, reserva de mata cultivável, ótima para a cultura do café, muito valorizada nesse período, despertou grande corrente imigratória, principalmente com a chegada da ferrovia até Anápolis e a proximidade à capital Goiânia. A marcha para o Oeste fortaleceu o interesse dos imigrantes pelas terras inhumenses. 
Clima
Em Inhumas, a estação com precipitação é abafada, com céu encoberto, é a estação seca de céu quase sem nuvens. Durante o ano inteiro, o clima é quente ao longo do ano. Em geral, a temperatura varia de 16 °C a 32 °C e raramente é inferior a 13 °C ou superior a 36 °C.
Baseado no índice de turismo, a melhor época do ano para visitar Inhumas e realizar atividades de clima quente é do fim de maio ao fim de agosto. A estação quente permanece por 1,6 mês, de 24 de agosto a 11 de outubro, com temperatura máxima média diária acima de 32 °C. O mês mais quente do ano em Inhumas é setembro, com a máxima de 32 °C e mínima de 20 °C. Em média, a estação fresca permanece por 2,6 meses, de 19 de novembro a 5 de fevereiro, com temperatura máxima diária em média abaixo de 29 °C. O mês mais frio do ano em Inhumas é junho, com a mínima de 16 °C e máxima de 29 °C, em média.

Economia
Inhumas é um município de grande relevância na região e se destaca pelo alto crescimento econômico e pelo elevado potencial de consumo. No ano de 2023, o município acumulou mais admissões que demissões, com um saldo de 776 funcionários, onde se destacam positivamente o abate, a fabricação de produtos de carne, os serviços de assistência social sem alojamento e serviços de escritório e apoio administrativo. Além disso, houve incremento de 143 novas empresas na cidade.
Inhumas registra as seguintes ocorrências minerais: areia, cascalho, argila e níquel.
Educação
No ensino superior, a cidade conta com as seguintes instituições públicas: IFG - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Campus Inhumas; UEG - Universidade Estadual de Goiás, Campus Inhumas.
Em Inhumas também se encontram instituições privadas de ensino superior, tais como: FACmais - Faculdade de Inhumas; Unianhanguera - Campus Inhumas; Universidade de Uberaba - UNIUBE - Polo Inhumas e Centro Tecnológico Paula Pasquali - CTPP - Unidade Inhumas.
No ensino médio integrado, Inhumas conta com o IFGoiás (CEFET-GO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (Campus Inhumas)
Referência para o texto: Wikipédia ; Caravela ; Weather Spark .