São Lourenço do Sul é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul. A população de São Lourenço do Sul, no Rio Grande do Sul, era de 41.989 habitantes em 2022, de acordo com o censo do IBGE.
São Lourenço do Sul, localizada às margens da Lagoa dos Patos e há cerca de 200km da capital do Estado, Porto Alegre, é conhecida pelas águas rasas das praias e pelo arroio São Lourenço, que servia de refúgio para a frota farroupilha, sempre que ameaçada pelo maior poder de fogo dos barcos imperiais. O Município foi palco de vários combates entre o exército farroupilha e o imperial. O pequeno porto localizado na embocadura do Arroio São Lourenço, que já servira à esquadra comandada por Giuseppe Garibaldi durante a Revolução Farroupilha, tornou-se um dos mais importantes portos de veleiros mercantes do sul do Brasil, contribuindo para o progresso da colônia, que foi grande produtora de batata. Muito embora a Freguesia de Boqueirão tenha sido elevada à condição de vila e emancipada de Pelotas, a sede do novo município foi transferida para São Lourenço do Sul, que passou a ser cidade.
Nos dias de hoje, São Lourenço do Sul encanta pelas praias de águas serena e sombra de plátanos, figueiras e árvores nativas e pelos atrativos da zona rural, onde a cultura dos imigrantes alemães e pomeranas continua viva sendo contada por seus descendentes. Os eventos também atraem grande público local e de turistas, entre eles, destacam-se as festas de Iemanjá e de Nossa Senhora de Navegantes, a Festa do Colono e Motorista da Coxilha do Barão e a festa do Divino Espírito Santo, no Boqueirão, o Moto Lagoa, a Südoktoberfest e o Festival de Inverno.
O Reponte da Canção, um dos mais tradicionais festivais tradicionalistas do Estado, o Show da Virada e o Carnaval são eventos promovidos pelo poder público e também são destaques na temporada de veraneio, quando a população da cidade chega a triplicar.
História
A origem do Município remonta ao final do século XVIII, quando a coroa portuguesa distribuiu terras nas margens da Lagoa dos Patos a militares que se destacaram nas guerras contra os espanhóis. Os proprietários erigiram capelas em devoção aos seus santos prediletos.
Em 1807, os moradores da Fazenda do Boqueirão construíram a capela de Nossa Senhora da Conceição, ao redor da qual desenvolveu-se o povoado que é o berço do município.
Na Fazenda de São Lourenço, sita na margem esquerda do arroio do mesmo nome, foi edificada em 1815 uma capela devotada a São Lourenço. No Arroio São Lourenço, o italiano Giuseppe Garibaldi, a serviço da República Riograndense, improvisou o estaleiro onde foram construídos os dois lanchões armados usados para combater a frota imperial baseada na Lagoa dos Patos e empregados mais tarde na expedição farroupilha à Laguna. São Lourenço foi palco de vários combates entre o exército farroupilha e o imperial.
Em 1850, o Coronel José Antonio de Oliveira Guimarães, doou parte das terras da fazenda para uma nova povoação e, em 1858, firmou contrato com o prussiano Jacob Rheingantz, para o estabelecimento de colonos alemães na região. O pequeno porto localizado na embocadura do Arroio São Lourenço, tornou-se então um dos mais importantes portos de veleiros mercantes do sul do Brasil, contribuindo para o progresso da colônia que foi grande produtora de batata durante o século XIX e parte do século XX.
Formação Administrativa
Freguesia criada com a denominação de São João da Reserva, por Lei Provincial n.º 1.031, de 29 de abril de 1876 e por Ato Municipal n.º 11, de 30 de setembro de 1892.
Elevado à categoria de vila com a denominação de São João da Reserva, pela Lei Provincial n.º 1.449, de 06 de abril de 1884. Sede na povoação de São João da Reserva. Constituído do distrito sede. Instalado em 07 de março de 1890.
Pelo Decreto Estadual n.º 88, de 15 de fevereiro de 1890, transfere a sede da povoação de São João da Reserva para a de São Lourenço.
Por Ato Municipal n.º 11, de 30 de setembro de 1892, foram criados os distritos de Boqueirão, Quevedos e Taquaral e anexados ao município de São Lourenço.
Por Ato Municipal n.º 1, de 02 de janeiro de 1903, foram criados os distritos de Evaristo e Pinheiros e anexados ao município de São Lourenço.
Por Ato Municipal n.º 163, de 20 de julho de 1909, é criado o distrito de Harmonia e anexado ao município de São Lourenço.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município de São Lourenço é constituído de 7 distritos: São Lourenço, Boqueirão, Evaristo, Harmonia, Quevedos, Pinheiros e Taquaral.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de 5 distritos: São Lourenço, Boqueirão, Bom Jesus (ex-Taquaral), Pinheiros e Harmonia, menos os distritos de Evaristo e Quevedos que não aparecem nesta divisão.
Pelo Decreto Estadual n.º 7.199, de 31 de março de 1938, o distrito de Bom Jesus voltou a denominar-se Taquaral. Sob o mesmo decreto os distritos de Pinheiros e União (ex-Harmonia) foram extintos, sendo seu território anexados ao distrito de Boqueirão.
Pelo Decreto-Lei Estadual n.º 720, de 29 de dezembro de 1944, o município de São Lourenço passou a denominar-se São Lourenço do Sul. Sob o mesmo decreto o distrito de Taquaral é extinto sendo seu território anexado ao distrito de Boqueirão.
No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o município é constituído de 2 distritos: São Lourenço do Sul e Boqueirão.
Em divisão territorial datada de 01 de julho de 1955, o município é constituído de 2 distritos: São Lourenço do Sul e Boqueirão.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 01 de julho de 1960.
Pela Lei Municipal foram criados os distritos de Boa Vista, Esperança, Faxinal, Harmonia, Prado Novo e Taquaral e anexado ao município de São Lourenço do Sul.
Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído de 8 distritos: São Lourenço do Sul, Boa Vista, Boqueirão, Esperança, Faxinal, Harmonia, Prado Novo e Taquaral.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Belas paisagens, terras férteis e água em abundância. Tudo aquilo que encantou os primeiros habitantes de São Lourenço do Sul e fez seu desenvolvimento, ainda hoje é a base econômica do Município.
A pecuária dos portugueses foi a primeira atividade econômica local no século XVIII, quando a coroa portuguesa distribuía terras para militares que se destacaram na guerra contra os espanhóis. O coronel José Antônio de Oliveira Guimarães foi um dos militares que recebeu terras, onde se dedicou a pecuária. Visionário, também foi ele quem doou áreas para a colonização, firmou contrato com o prussiano Jacob Rheingantz em 1857, para que buscasse na Europa imigrantes para cultivarem as terras doadas.
Desta forma, os primeiros 88 imigrantes vindos da Alemanha, a maioria da Pomerânia, chegaram em 18 de janeiro de 1858 e, poucos anos depois, já eram mais de cinco mil alemães. Foi assim que além da pecuária, o território ganhou também a agricultura e um desenvolvimento que aliou a produção do campo aos benefícios oferecidos pela riqueza hidrográfica. O Município tornando-se o maior produtor de batatas inglesas da América Latina no século XIX e o porto onde a produção era escoada, na mesma época, tornou-se o maior de navios veleiros no Brasil, exportando principalmente para Montevidéu e a então capital brasileira, Rio de Janeiro.
O constante desenvolvimento fez a freguesia do Boqueirão ser emancipada de Pelotas em 26 de abril de 1884. Porém, a sede do Município só passou para a área próxima do Arroio São Lourenço em 15 de fevereiro de 1890. O status de cidade foi alcançado em 31 de março de 1938 na zona onde ainda hoje está a área central da cidade.
Estas terras também foram palco de muitas batalhas no século XIX, devido à Revolução Farroupilha. A Fazenda do Sobrado, localizada nas margens do Arroio São Lourenço e próxima a Lagoa dos Patos, serviu de refúgio para Giuseppe Garibaldi, além de ser usada como quartel-general por Bento Gonçalves durante as batalhas contra o Exército Imperial. É uma prova testemunhal destes fatos preservada até hoje.
Geografia
Localiza-se a uma latitude 31º21'55" sul e a uma longitude 51º58'42" oeste, estando a uma altitude de 19 metros.
Clima
Em São Lourenço do Sul, o verão é morno e abafado; o inverno é longo, ameno e de ventos fortes. Durante o ano inteiro, o tempo é com precipitação e de céu parcialmente encoberto. Ao longo do ano, em geral a temperatura varia de 10 °C a 29 °C e raramente é inferior a 5 °C ou superior a 33 °C.
Baseado no índice de turismo, as melhores épocas do ano para visitar São Lourenço do Sul e realizar atividades de clima quente são do início de março ao início de maio e do início de outubro ao fim de dezembro.
Divisões administrativas
Conforme o plano diretor vigente no município, o território do Município de São Lourenço do Sul é formado por oito distritos: São Lourenço do Sul (sede), Boa Vista, Boqueirão, Esperança, Faxinal, Harmonia, Prado Novo e Taquaral
Língua regional
Além da portuguesa, há muitos habitantes que utilizam a língua pomerana como língua materna neste município. Esta língua minoritária se constitui em um legado cultural que faz parte intrínseca do histórico desta comunidade[9], e de outras comunidades da região de similar perfil, i.e. que resultaram de processos migratórios promovidos pelo Estado durante o período colonial.
Economia
A força do campo e as possibilidades hidrográficas que emanciparam o Município são as mesmas características que ainda hoje mantém a economia local. O campo é responsável por 60% do Produto Interno Bruto (PIB), principalmente com as culturas de fumo, milho, arroz e soja. Pecuária de corte e de leite, além de outras várias culturas de agricultores familiares e a crescente produção orgânica completam a riqueza do campo.
A segunda importante força do PIB atual vem da indústria, do comercio e dos serviços. Já o turismo, motivado principalmente pela Lagoa dos Patos, completa a economia e se fortalece cada vez mais. Os mananciais também são importantes para pescadores e a produção naval nos tradicionais estaleiros às margens do Arroio São Lourenço.
São Lourenço do Sul é uma pequena cidade que se destaca pela alta regularidade das vendas no ano e pelo elevado potencial de consumo. O desempenho econômico e o pequeno número de novas oportunidades claras de negócios são os pontos de atenção.
De janeiro a setembro de 2024, foram registradas 1,4 mil admissões formais e 1,4 mil desligamentos, resultando em um saldo positivo de 31 novos trabalhadores.
Até outubro de 2024 houve registro de 92 novas empresas em São Lourenço do Sul, sendo que 14 atuam pela internet. Neste último mês, 15 novas empresas se instalaram, sendo 2 com atuação pela internet.
Cultura e turismo
De colonização alemã, é uma das mais belas cidades da Costa Doce. Além da agricultura e da pesca, possui forte vocação turística, apoiada por uma boa infraestrutura de hotéis, pousadas, cabanas e campings para os veranistas que vêm de diversos lugares do Brasil. Ao turista que queira conhecer um pouco do interior do município há o Caminho Pomerano, opção para que gosta da zona rural e conhecer a etnia da qual descendem boa parte dos moradores de São Lourenço do Sul.
São eventos marcantes em São Lourenço do Sul, o Show da Virada, a Südoktoberfest, o Moto Lagoa, Reponte da Canção e Carnaval. Também se destacam as festas de Iemanjá e de Nossa Senhora de Navegantes, as festas da Colheita e do Colono e Motorista, assim como a Festa do Divino e a Festa de São Lourenço, esta, um ano mais antiga do que a emancipação do Município.
As praias de São Lourenço são as mais bonitas da Lagoa dos Patos. Conhecida como “Pérola da Lagoa”, a cidade tem 5km de orla, com as praias da Barrinha, Ondinas, Nereidas e do Camping, que atraem milhares de turistas a cada verão na busca por descanso e diversão em uma infinidade de atrações que se espalham pelas praias.
Referências para o texto: Wikipedia ; Site da Prefeitura ; Site do IBGE ; Weather Spark ; Caravela .
São Lourenço do Sul, localizada às margens da Lagoa dos Patos e há cerca de 200km da capital do Estado, Porto Alegre, é conhecida pelas águas rasas das praias e pelo arroio São Lourenço, que servia de refúgio para a frota farroupilha, sempre que ameaçada pelo maior poder de fogo dos barcos imperiais. O Município foi palco de vários combates entre o exército farroupilha e o imperial. O pequeno porto localizado na embocadura do Arroio São Lourenço, que já servira à esquadra comandada por Giuseppe Garibaldi durante a Revolução Farroupilha, tornou-se um dos mais importantes portos de veleiros mercantes do sul do Brasil, contribuindo para o progresso da colônia, que foi grande produtora de batata. Muito embora a Freguesia de Boqueirão tenha sido elevada à condição de vila e emancipada de Pelotas, a sede do novo município foi transferida para São Lourenço do Sul, que passou a ser cidade.
Nos dias de hoje, São Lourenço do Sul encanta pelas praias de águas serena e sombra de plátanos, figueiras e árvores nativas e pelos atrativos da zona rural, onde a cultura dos imigrantes alemães e pomeranas continua viva sendo contada por seus descendentes. Os eventos também atraem grande público local e de turistas, entre eles, destacam-se as festas de Iemanjá e de Nossa Senhora de Navegantes, a Festa do Colono e Motorista da Coxilha do Barão e a festa do Divino Espírito Santo, no Boqueirão, o Moto Lagoa, a Südoktoberfest e o Festival de Inverno.
O Reponte da Canção, um dos mais tradicionais festivais tradicionalistas do Estado, o Show da Virada e o Carnaval são eventos promovidos pelo poder público e também são destaques na temporada de veraneio, quando a população da cidade chega a triplicar.
História
A origem do Município remonta ao final do século XVIII, quando a coroa portuguesa distribuiu terras nas margens da Lagoa dos Patos a militares que se destacaram nas guerras contra os espanhóis. Os proprietários erigiram capelas em devoção aos seus santos prediletos.
Em 1807, os moradores da Fazenda do Boqueirão construíram a capela de Nossa Senhora da Conceição, ao redor da qual desenvolveu-se o povoado que é o berço do município.
Na Fazenda de São Lourenço, sita na margem esquerda do arroio do mesmo nome, foi edificada em 1815 uma capela devotada a São Lourenço. No Arroio São Lourenço, o italiano Giuseppe Garibaldi, a serviço da República Riograndense, improvisou o estaleiro onde foram construídos os dois lanchões armados usados para combater a frota imperial baseada na Lagoa dos Patos e empregados mais tarde na expedição farroupilha à Laguna. São Lourenço foi palco de vários combates entre o exército farroupilha e o imperial.
Em 1850, o Coronel José Antonio de Oliveira Guimarães, doou parte das terras da fazenda para uma nova povoação e, em 1858, firmou contrato com o prussiano Jacob Rheingantz, para o estabelecimento de colonos alemães na região. O pequeno porto localizado na embocadura do Arroio São Lourenço, tornou-se então um dos mais importantes portos de veleiros mercantes do sul do Brasil, contribuindo para o progresso da colônia que foi grande produtora de batata durante o século XIX e parte do século XX.
Formação Administrativa
Freguesia criada com a denominação de São João da Reserva, por Lei Provincial n.º 1.031, de 29 de abril de 1876 e por Ato Municipal n.º 11, de 30 de setembro de 1892.
Elevado à categoria de vila com a denominação de São João da Reserva, pela Lei Provincial n.º 1.449, de 06 de abril de 1884. Sede na povoação de São João da Reserva. Constituído do distrito sede. Instalado em 07 de março de 1890.
Pelo Decreto Estadual n.º 88, de 15 de fevereiro de 1890, transfere a sede da povoação de São João da Reserva para a de São Lourenço.
Por Ato Municipal n.º 11, de 30 de setembro de 1892, foram criados os distritos de Boqueirão, Quevedos e Taquaral e anexados ao município de São Lourenço.
Por Ato Municipal n.º 1, de 02 de janeiro de 1903, foram criados os distritos de Evaristo e Pinheiros e anexados ao município de São Lourenço.
Por Ato Municipal n.º 163, de 20 de julho de 1909, é criado o distrito de Harmonia e anexado ao município de São Lourenço.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município de São Lourenço é constituído de 7 distritos: São Lourenço, Boqueirão, Evaristo, Harmonia, Quevedos, Pinheiros e Taquaral.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de 5 distritos: São Lourenço, Boqueirão, Bom Jesus (ex-Taquaral), Pinheiros e Harmonia, menos os distritos de Evaristo e Quevedos que não aparecem nesta divisão.
Pelo Decreto Estadual n.º 7.199, de 31 de março de 1938, o distrito de Bom Jesus voltou a denominar-se Taquaral. Sob o mesmo decreto os distritos de Pinheiros e União (ex-Harmonia) foram extintos, sendo seu território anexados ao distrito de Boqueirão.
Pelo Decreto-Lei Estadual n.º 720, de 29 de dezembro de 1944, o município de São Lourenço passou a denominar-se São Lourenço do Sul. Sob o mesmo decreto o distrito de Taquaral é extinto sendo seu território anexado ao distrito de Boqueirão.
No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o município é constituído de 2 distritos: São Lourenço do Sul e Boqueirão.
Em divisão territorial datada de 01 de julho de 1955, o município é constituído de 2 distritos: São Lourenço do Sul e Boqueirão.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 01 de julho de 1960.
Pela Lei Municipal foram criados os distritos de Boa Vista, Esperança, Faxinal, Harmonia, Prado Novo e Taquaral e anexado ao município de São Lourenço do Sul.
Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído de 8 distritos: São Lourenço do Sul, Boa Vista, Boqueirão, Esperança, Faxinal, Harmonia, Prado Novo e Taquaral.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Belas paisagens, terras férteis e água em abundância. Tudo aquilo que encantou os primeiros habitantes de São Lourenço do Sul e fez seu desenvolvimento, ainda hoje é a base econômica do Município.
A pecuária dos portugueses foi a primeira atividade econômica local no século XVIII, quando a coroa portuguesa distribuía terras para militares que se destacaram na guerra contra os espanhóis. O coronel José Antônio de Oliveira Guimarães foi um dos militares que recebeu terras, onde se dedicou a pecuária. Visionário, também foi ele quem doou áreas para a colonização, firmou contrato com o prussiano Jacob Rheingantz em 1857, para que buscasse na Europa imigrantes para cultivarem as terras doadas.
Desta forma, os primeiros 88 imigrantes vindos da Alemanha, a maioria da Pomerânia, chegaram em 18 de janeiro de 1858 e, poucos anos depois, já eram mais de cinco mil alemães. Foi assim que além da pecuária, o território ganhou também a agricultura e um desenvolvimento que aliou a produção do campo aos benefícios oferecidos pela riqueza hidrográfica. O Município tornando-se o maior produtor de batatas inglesas da América Latina no século XIX e o porto onde a produção era escoada, na mesma época, tornou-se o maior de navios veleiros no Brasil, exportando principalmente para Montevidéu e a então capital brasileira, Rio de Janeiro.
O constante desenvolvimento fez a freguesia do Boqueirão ser emancipada de Pelotas em 26 de abril de 1884. Porém, a sede do Município só passou para a área próxima do Arroio São Lourenço em 15 de fevereiro de 1890. O status de cidade foi alcançado em 31 de março de 1938 na zona onde ainda hoje está a área central da cidade.
Estas terras também foram palco de muitas batalhas no século XIX, devido à Revolução Farroupilha. A Fazenda do Sobrado, localizada nas margens do Arroio São Lourenço e próxima a Lagoa dos Patos, serviu de refúgio para Giuseppe Garibaldi, além de ser usada como quartel-general por Bento Gonçalves durante as batalhas contra o Exército Imperial. É uma prova testemunhal destes fatos preservada até hoje.
Geografia
Localiza-se a uma latitude 31º21'55" sul e a uma longitude 51º58'42" oeste, estando a uma altitude de 19 metros.
Clima
Em São Lourenço do Sul, o verão é morno e abafado; o inverno é longo, ameno e de ventos fortes. Durante o ano inteiro, o tempo é com precipitação e de céu parcialmente encoberto. Ao longo do ano, em geral a temperatura varia de 10 °C a 29 °C e raramente é inferior a 5 °C ou superior a 33 °C.
Baseado no índice de turismo, as melhores épocas do ano para visitar São Lourenço do Sul e realizar atividades de clima quente são do início de março ao início de maio e do início de outubro ao fim de dezembro.
Divisões administrativas
Conforme o plano diretor vigente no município, o território do Município de São Lourenço do Sul é formado por oito distritos: São Lourenço do Sul (sede), Boa Vista, Boqueirão, Esperança, Faxinal, Harmonia, Prado Novo e Taquaral
Língua regional
Além da portuguesa, há muitos habitantes que utilizam a língua pomerana como língua materna neste município. Esta língua minoritária se constitui em um legado cultural que faz parte intrínseca do histórico desta comunidade[9], e de outras comunidades da região de similar perfil, i.e. que resultaram de processos migratórios promovidos pelo Estado durante o período colonial.
Economia
A força do campo e as possibilidades hidrográficas que emanciparam o Município são as mesmas características que ainda hoje mantém a economia local. O campo é responsável por 60% do Produto Interno Bruto (PIB), principalmente com as culturas de fumo, milho, arroz e soja. Pecuária de corte e de leite, além de outras várias culturas de agricultores familiares e a crescente produção orgânica completam a riqueza do campo.
A segunda importante força do PIB atual vem da indústria, do comercio e dos serviços. Já o turismo, motivado principalmente pela Lagoa dos Patos, completa a economia e se fortalece cada vez mais. Os mananciais também são importantes para pescadores e a produção naval nos tradicionais estaleiros às margens do Arroio São Lourenço.
São Lourenço do Sul é uma pequena cidade que se destaca pela alta regularidade das vendas no ano e pelo elevado potencial de consumo. O desempenho econômico e o pequeno número de novas oportunidades claras de negócios são os pontos de atenção.
De janeiro a setembro de 2024, foram registradas 1,4 mil admissões formais e 1,4 mil desligamentos, resultando em um saldo positivo de 31 novos trabalhadores.
Até outubro de 2024 houve registro de 92 novas empresas em São Lourenço do Sul, sendo que 14 atuam pela internet. Neste último mês, 15 novas empresas se instalaram, sendo 2 com atuação pela internet.
Cultura e turismo
De colonização alemã, é uma das mais belas cidades da Costa Doce. Além da agricultura e da pesca, possui forte vocação turística, apoiada por uma boa infraestrutura de hotéis, pousadas, cabanas e campings para os veranistas que vêm de diversos lugares do Brasil. Ao turista que queira conhecer um pouco do interior do município há o Caminho Pomerano, opção para que gosta da zona rural e conhecer a etnia da qual descendem boa parte dos moradores de São Lourenço do Sul.
São eventos marcantes em São Lourenço do Sul, o Show da Virada, a Südoktoberfest, o Moto Lagoa, Reponte da Canção e Carnaval. Também se destacam as festas de Iemanjá e de Nossa Senhora de Navegantes, as festas da Colheita e do Colono e Motorista, assim como a Festa do Divino e a Festa de São Lourenço, esta, um ano mais antiga do que a emancipação do Município.
As praias de São Lourenço são as mais bonitas da Lagoa dos Patos. Conhecida como “Pérola da Lagoa”, a cidade tem 5km de orla, com as praias da Barrinha, Ondinas, Nereidas e do Camping, que atraem milhares de turistas a cada verão na busca por descanso e diversão em uma infinidade de atrações que se espalham pelas praias.
Referências para o texto: Wikipedia ; Site da Prefeitura ; Site do IBGE ; Weather Spark ; Caravela .