Jacareí é um município da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, no estado de São Paulo, no Brasil. Jacareí faz parte do chamado Complexo Metropolitano Expandido.
O termo "Jacareí" é proveniente da língua tupi e significa "rio dos jacarés", através da junção dos termos îakaré (jacaré) e 'y (água, rio).
História
Os documentos históricos de Jacareí registram o início de um povoamento em 1652, com o nome de Nossa Senhora da Conceição da Paraíba, pela iniciativa de Antônio Afonso e seus três filhos. Em 22 de novembro de 1653, o local foi elevado a vila pelo donatário da Capitania de Itanhaém, dom Diogo de Faro e Sousa, desmembrado da antiga vila de Mogi das Cruzes. Tornou-se cidade em 3 de abril de 1849.
Segundo pesquisas, o núcleo inicial da cidade está nas redondezas da Capela do Avareí (1728) e, depois, nas redondezas do Largo da Matriz (século XIX), que foi urbanizado na década de 1930. O Largo da Matriz continua, desde aquela época, palco das festas em homenagem à padroeira da cidade, Nossa Senhora da Imaculada Conceição. O dia da padroeira é 8 de dezembro, feriado municipal.
Outro monumento histórico da cidade é a Santa Casa de Misericórdia, com suas instalações oficializadas em 1850. Em 1854 a Santa Casa começou a funcionar.
O Brasão, a Bandeira e o Hino Oficial da cidade foram instituídos por lei municipal em 1952, 1968 e 1969, respectivamente.
Economia
Após a abolição da escravatura, em 1888, e o advento da República, em 1889, em Jacareí ocorreu a formação de um polo fabril, consolidando o trabalho assalariado.
O crescimento urbano intensificou-se com as fábricas têxteis instaladas nas primeiras décadas do século XX e a Rodovia SP-66 (Estrada Velha Rio - São Paulo).
A partir de 1950, houve uma aceleração da industrialização, com a vinda de empresas de grande porte e grupos multinacionais.
A inauguração da Rodovia Presidente Dutra, em 1951, a instalação de indústrias nas margens dessa Via, e a valorização de terras na região central levaram à formação de bairros populares distantes do centro.
Nas décadas de 80 e 90, o parque industrial diversificou-se e cresceram os setores de serviços e comércio, ocupando respectivamente 36% e 60% da população economicamente ativa.
As principais empresas instaladas em Jacareí são: AmBev, Heineken, Fibria Celulose, Cebrace, Dow Química, Latasa, Parker Hannifin, Pirelli, Fademac, Freudenberg, Metalúrgica Ipê, IKK, Adatex, Emerson, White Martins, Latecoere, Gates, Kadarfit, Adatex, Sadefem, Volex, Inylbra, Chery e Teknia Tecnotubo.
Jacareí possui também um shopping com seis salas de Cinema (duas 2D e uma 3D),sendo uma delas a maior da região com 284 assentos e uma tela de 75m2. Além dos espaços da Fundação Cultural de Jacarehy "José Maria de Abreu" para a manifestação artística da população.
Jacareí possui biblioteca, museus, parques, o famoso evento anual "Fapija" e muitas outras atrações.
Lazer
Um ponto de lazer e esporte é o Parque da Cidade, o local possui quadra de tênis, quadras de Futebol de Salão e Poliesportivas, possui também pista de caminhada e aparelhos de ginástica, palco para apresentações artísticas, recinto para exposições, ciclovia e um amplo estacionamento. Para garantir a segurança dos visitantes, o Parque conta com sistema de monitoramento por câmera. Possui também sinal gratuito de internet banda larga. Foram construídos vários jardins e plantadas cerca de 100 espécies de árvores, entre palmeira-imperial, pau-brasil e pau-ferro, na área interna. A parte externa do Parque recebeu mudas de ipê e aroeira-salsa.
Existem pela cidade vários pontos de esporte, lazer e cultura. O mais novo investimento da cidade são os Espaços EducaMais. Os EducaMais estão instalados em seis pontos da cidade (Parque Santo Antônio, São João, Centro, Jardim Paraíso, Lamartine e Jacareí). Está em construção ainda o EducaMais Esperança, com novas unidades escolares.
O EducaMais Parque Santo Antônio (rua dos Hibiscos, 580, Parque Santo Antônio) oferece durante o ano futsal, vôlei, futebol de areia, ginástica, condicionamento físico e atendimento à melhor idade.
O EducaMais Lamartine (rua Capitão João José de Macedo, Centro), tem 15 salas de aula, duas delas equipadas para cursos de qualificação (cabeleireiro e panificação) e duas para cursos de informática.
O EducaMais Espaço Jardim Paraíso (rua Expedicionário Lourenço Nogueira, 211, Jardim Paraíso) oferece durante o ano oficinas de judô, futsal, basquete, ginástica, capoeira, violão, hip hop, modelagem, taekwondo, reforço escolar e artes.
No EducaMais Espaço Centro (rua Alfredo Schürig, Centro) são realizadas competições de ponta, como os campeonatos estaduais e regionais de basquete e futsal. O equipamento dispõe de salas para treinos e competições de xadrez, tênis de mesa, taekwondo e ginástica. No local também são realizadas oficinas culturais. Na piscina são realizadas aulas de hidroginástica e também natação para adultos e crianças.
O EducaMais São João (rua Chiquinha Schürig, 169, São João) atende com atividades de judô, natação, educação, alongamento e ginástica, hidroginástica, natação/esportes, judô, vôlei, aerodança e ioga.
O Centro de Formação EducaMais Jacareí é destinado a ações de formação e capacitação de professores. O complexo reúne em um mesmo espaço atividades pedagógicas e de formação de professores, creche, oficinas e ações à terceira idade, áreas de lazer e de esportes, áreas para exposições de artes plásticas e, por fim, um amplo teatro com capacidade para mais de 700 pessoas.
O Espaço Jardim Liberdade e outras praças de esportes localizadas no interior dos bairros são outros locais frequentados por quem quer praticar esporte. O Espaço Jardim Liberdade possui quadra de areia, onde podem-se disputar partidas de vôlei de praia e futebol de areia, uma pista de skate vertical (halfpipe) e, também, uma pista de caminhada e aparelhos de ginástica.
A cidade também possui vários campos de futebol society, tendo dois deles uma área para a prática do paintball.
Para quem não busca a prática de esportes, mas somente o lazer, Jacareí possui o Shopping Center Jacareí, que possui 6 salas de cinema e grande praça de alimentação. Existe, na cidade, um museu de antropologia, a Biblioteca Municipal Macedo Soares e diversos eventos realizados pela Fundação Cultural de Jacarehy.
Cultura
A cultura em Jacareí até a primeira metade do século XIX era o próprio fazer cotidiano dos indígenas, dos negros africanos e europeus radicados aqui e dos descendentes desses grupos, resultando em uma ampla diversidade cultural (no campo da musicalidade, da religião, do vestuário, da culinária, da linguística, do trabalho etc.).
A partir do apogeu do período cafeeiro às primeiras décadas do século XX, foram sendo criados equipamentos e veículos culturais em Jacareí, como teatro, jornais, cinemas, rádio e reafirmadas as festividades religiosas. Essa promoção cultural teve, como característica, o seu vínculo com famílias jacareienses e a Igreja Católica.
Na década de 1960, criou-se o Conselho Municipal de Cultura Artística com o objetivo de fomentar as ações culturais do município. Na década seguinte, o Departamento de Educação e Cultura promoveu vários eventos, dentre eles o Festival de Música Popular (FEMPO), que havia sido criado na Escola Francisco Gomes da Silva Prado.
No final da década de 1970, houve uma preocupação com o patrimônio cultural da cidade, que resultou na criação do Museu de Antropologia do Vale do Paraíba (MAV). Na década de 1980, a Fundação Cultural foi criada, voltando-se durante dez anos para os trabalhos de recuperação do edifício Solar Gomes Leitão (sede do MAV), formação do acervo do museu e exposições.
Até 1993, as atividades referentes às modalidades artísticas estavam sob responsabilidade do Departamento de Cultura, vinculado à Secretaria de Educação e Cultura. Desde então, a Fundação Cultural de Jacarehy José Maria de Abreu passou a ser o principal agente articulador da cultura local, organizando também o Carnaval da cidade e a Festa do Bolinho Caipira.
Diversos grupos e eventos artísticos culturais atuam na cidade. O teatro conta com dezenas de companhias. Na música havia o Som de Garagem, o Encontro de Violas, e a Batalha nos Trilhos nos anos 2010. No cinema, desde 2007 a cidade conta com o Cineclube Jacareí, que exibe e produz, além de organizar a premiação do Corvo de Gesso, funcionando como um ponto de encontro dos produtores e cineastas da região.
Referências para o texto: Wikipédia e Site de Jacareí .