História
Toledo está situado numa região de colonização recente, que recebeu seus primeiros moradores em 27 de março de 1946, quando colonos oriundos do atual município gaúcho de São Marcos, então distrito de Caxias do Sul, chegaram à área atual, na época pertencente ao Território Federal do Iguaçu. Em 1951, foi emancipado de Foz do Iguaçu pela Lei nº 790, sancionada pelo governador do Paraná, Bento Munhoz da Rocha Neto.
A primeira eleição ocorreu em 9 de novembro de 1952, com a instalação oficial do município em 14 de dezembro do mesmo ano, quando a primeira legislatura da Câmara Municipal eleita deu posse ao prefeito Ernesto Dall'Oglio (1952/1956).
O impulso para a criação de Toledo ocorreu quando a Industrial Madeireira e Colonizadora Rio Paraná S/A - MARIPÁ adquiriu junto à uma companhia imobiliária inglesa a gleba de terras denominada Fazenda Britânia, para em seguida ocupá-la e desbravá-la com os colonos trazidos do Rio Grande do Sul.
A atividade inicial foi a extração de madeira para atender os mercados da Argentina e Uruguai. O plano de colonização fundamentou-se em pequenas propriedades, com média de 10 alqueires paulistas.
A iniciativa privada desenvolveu um arrojado projeto de colonização, com a venda de pequenas propriedades medindo entre dez a quinze alqueires paulistas, a maioria com acesso à água, o que dificultou a criação de latifúndios.
A partir daí o desenvolvimento ocorreu de forma acelerada, inicialmente em torno da economia das comunidades agrícolas, o que emprestou à sociedade um forte espírito gregário.
Entre as décadas de 1960 para 1970, a modernização da produção imprimiu novas relações no campo e a especialização favoreceu a monocultura e a concentração de propriedade, o que resultou no êxodo rural e a acelerada urbanização.
A suinocultura, que era atividade complementar para os pioneiros, desenvolveu-se rapidamente na década de 1950, culminando com a fundação do Frigorífico Pioneiro S/A, que teve seu controle acionário adquirido pela empresa Sadia, no ano de 1964, que por sua vez implementou o sistema de integração nas áreas de aves e suínos, além de um complexo fabril que a tornou a maior indústria do município. Inicialmente atuava por meio da Frigobrás, mas após a incorporação desta à Sadia, o setor de compras foi transferido para outra localidade. Mais recentemente a fusão entre a Sadia e a Perdigão, atual BRF, motivou a transferência da área administrativa para Curitiba, mas o complexo fabril permanece inalterado, com cerca de sete mil trabalhadores e uma produção que atende o mercado interno e externo. Na década de 1990, a Sadia passou a investir na ampliação da área suinícola, fazendo Toledo expandir seu rebanho, de 100 mil para mais de 400 mil cabeças.
Hidrografia
Os principais rios, sangas e arroio que cortam Toledo são: Rio Toledo - principal manancial do município; Rio São Francisco - possui uma usina hidrelétrica em funcionamento e outra desativada; Sanga Panambi - com nascente no Horto municipal, abastece o Lago Municipal; Arroio Marreco - antigo ponto de lazer, abastece algumas propriedade rurais e o lago do Parque do Povo.
Clima
O clima de Toledo é temperado, com chuvas bem distribuídas ao longo do ano e com verões quentes, Cfa segundo a classificação de Köppen-Geiger, onde observam-se a temperatura média do mês mais quente superior 22 °C, a temperatura média do mês mais frio inferior a 18 °C e a ausência de uma estação seca definida.
A ocorrência de geadas é observada de um modo geral entre os meses de maio a agosto, quando as temperaturas se aproximam ou ficam abaixo dos 0 °C. Registros de neve e chuva congelada são raros, destacando-se a última ocorrência de neve no município no dia 23 de julho de 2013.
Aspectos econômicos
Toledo apresenta uma economia baseada principalmente no agronegócio e está em primeiro lugar, entre os municípios do estado, no Valor Bruto da Produção Agropecuária, como também no PIB Agropecuário no Paraná. É um grande produtor de soja, milho, suínos e frango, gado leiteiro e de corte. Sofre um processo de industrialização, principalmente nos setores ligados ao setor agrícola e pecuário.
Turismo
O Município de Toledo prepara-se para chamada Indústria do Terceiro Milênio, contando com várias opções de turismo, lazer, gastronomia, cultura, esporte e eventos de negócios. Possui selos da EMBRATUR que o credenciam como município com potencialidade e prioridade para o desenvolvimento turístico.
Conta com belezas naturais, como saltos, cachoeiras, trilhas ecológicos no Rio São Francisco, com destaque para o Parque Ecológico Diva Paim Barth, em plena região central, com um lago, horto florestal e outros atrativos, que o tornam ponto de encontro da população.
Pontos de destaque - Aquário Municipal Dr. Rômolo Martinelli; Catedral Cristo Rei; Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (Igreja do Sino); Jardim Zoobotânico de Toledo - Parque das Aves (Horto municipal); Museu Histórico Willy Barth; Parque do Povo - Luiz Cláudio Hoffmann; Parque dos Pioneiros; Parque Ecológico Diva Paim Barth; Parque Linear Sanga Panambi; Parque Temático das Águas; Praça Willy Barth; Rua 7 de Setembro; Salto São Francisco Falso; Teatro Municipal de Toledo.
Cultura
Em Toledo há inúmeras estruturas, como teatro, museus e bibliotecas públicas.
Teatro Municipal - O Teatro Municipal de Toledo foi inaugurado no dia 26 de novembro de 1999, é o terceiro maior teatro público do Estado do Paraná, com área total construída de 2.974,18 m², entre palco, plateia, camarins, salas de ensaio, salas administrativas e demais dependências. Tem capacidade para 1.022 pessoas e conta também com cadeiras para obesos e portadores de necessidades especiais.
Museu Histórico Willy Barth - Criado em 1976, mas instalado em 1984, o museu histórico tem como escopo retratar e preservar a história da colonização da cidade e região. Tem sua sede localizada na Avenida Guarani, na Vila Becker.
Casa da Cultura - Inaugurada oficialmente em 4 de dezembro de 1976, foi a primeira do gênero a ser criada no estado do Paraná. Abriga a sede da Secretaria Municipal de Cultura de Toledo.
Biblioteca - A Biblioteca Pública Municipal foi criada em 12 de dezembro de 1960. Registrada no Instituto Nacional do Livro, tem sua sede no centro Cultural Oscar Silva, no centro da cidade.
Educação
Em Toledo, a nota do IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, que é avaliada a cada dois anos, tem o índice de 6,7 no município, acima da média nacional e estadual.
Ensino superior
Toledo é considerado polo universitário, com seis centros de ensino superior. Ao todo são oferecidos mais de cem cursos, onde estão matriculados aproximadamente dez mil universitários. As instituições presentes em Toledo são: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); Universidade Federal do Paraná (UFPR); Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE); Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR); Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz (FAG); Universidade Paranaense (UNIPAR)
Esporte
Toledo está estruturado com o Estádio Municipal 14 de Dezembro, com capacidade para 20 mil espectadores. Inaugurado em 1968 e reformado na década de 1980, é o local onde o Toledo Esporte Clube manda seus jogos. Tem pista de Atletismo e centro olímpico, formado por uma piscina pública, um campo de futebol society e um Centro Olímpico de Ginástica Rítmica, onde abriga parte da modalidade que hoje dá a maior visibilidade no âmbito esportivo à cidade, por meio das participações e conquistas em competições nacionais e internacionais. Entre as atletas de maior destaque do projeto da GR em Toledo estão as medalhistas brasileiras Angélica Kvieczynski, com seis medalhas de ouro nos Jogos Sul-Americanos de Medellín-Colômbia, em 2010; três de bronze e uma de prata nos Jogos Pan-americanos de Guadalajara, em 2011; Nicolle Muller, com três medalhas de ouro no conjunto nos Jogos Pan-americanos do Brasil em 2007; Ana Paula Scheffer, medalha de bronze nos Jogos Panamericanos do Brasil, em 2007.
No município existem vários ginásios pertencentes à entidades e empresas, bem como canchas cobertas de escolas, que beneficiam 11 mil crianças e adolescentes com atividades em 35 modalidades: Ginásio Jaime Zeni (Basquete); Ginásio Hugo Zeni (Voleibol); Ginásio Euzébio Garcia; Ginásio Ângelo Rossoni (CCR); Ginásio Alcides Pan; Ginásio Lauri José Simon.
O município é sede de uma equipe de futebol de salão, a Associação de Futsal de Toledo, fundada em 2009, com o objetivo de resgatar a modalidade com um projeto esportivo novo. Montou equipes com atletas locais e fez parcerias com várias escolas de futsal da cidade.
Em seu primeiro ano de atividades, participou da Chave Bronze do Campeonato Paranaense de Futsal e já conquistou uma das duas vagas, junto com o Clube Verde, de Ponta Grossa, para a Chave Prata, de 2011.
Manda seus jogos nos Ginásios Aldanir Ângelo Rossoni (Ginásio do CCR) e Alcides Pan.
No Campeonato Paranaense de Futebol, Toledo já contou com os clubes Grêmio Atlético La Salle, Toledo Esporte Clube e Toledo Futebol Clube.
JAP´S
Em 2011, a fase final do JAP`S - Jogos Abertos do Paraná, aconteceu em Toledo, entre 11 a 20 de novembro. A competição entre 78 municípios, teve atletas masculinos e femininos de diversas modalidades.
Troféu Brasil de Ginástica
Toledo foi o primeiro município do interior do Brasil a receber essa competição, que normalmente ocorre em capitais. Com renomes nacionais de Daiane dos Santos, Daniele Hypólito, Jade Barbosa, Laís Souza, Sérgio Sasaki e a toledana Angélica Kvieczynski, disputaram o torneio que serviu como treino e seletiva para os Jogos Olímpicos de Verão de 2012, em Londres.
Eventos
Feiras e exposições - Expo Toledo; Feira Shopping; Feira Ponta de Estoque; FEMAI (Feira de Máquinas, Automação e Indústria); FEAUTO (Feira de Automóveis);
Festas e encontros - Réveillon Popular de Toledo; West Road
Festas gastronômicas
Toledo oferece uma variedade de pratos à base de produtos típicos da agropecuária local, como carne suína, bovina, aves, peixes e hortifrutigranjeiros.
Festa Nacional do Porco no Rolete - Um dos grandes eventos gastronômicos do estado, a festa é realizada desde 1974. Conta-se que o evento nasceu de um concurso, onde o vencedor seria aquele que apresentasse a mais saborosa receita de porco assado inteiro. O evento foi tema do enredo da Escola de Samba Unidos da Ponte, no carnaval carioca de 1995;
Concórdia Fest - É um evento realizado no Distrito de Concórdia do Oeste. O prato principal é o porco desossado com mandioca, bacon e queijo. No local são realizadas exposições de artesões;
Festa do Leitão na Estufa - realizada no Distrito de Vila Nova, que tem na suinocultura uma de suas principais fontes de economia;
Festa do Frango - realizada no Distrito de Dez de Maio. Os pratos principais são à base de frango;
Bruderfest - festa típica alemã, realizada na localidade de Dois Irmãos, cultiva as tradições germânicas herdadas dos pioneiros e tem como atrações a gastronomia, música, trajes germânicos e chope;
Ipirangafest - é uma festa popular da localidade de Vila Ipiranga, realizada para incentivar as atividades produtivas da comunidade, especialmente a suinocultura, onde apresenta o prato do porco desossado;
Michel´s Fest - realizada no Distrito de São Miguel, por ocasião da passagem de seu padroeiro, a comunidade apresenta a festa, que oferece como prato principal o costelão assado na estufa;
Festa da Ovelha e Costelão Fogo de Chão - evento gastronômico e religioso, realizado no distrito de São Luiz do Oeste, quando a comunidade comemora o Dia do Colono e do Motorista;
Festa do Milho - realizada na localidade de Bom Princípio, com váriedade de pratos à base do milho;
Festa do Leitão à Sarandi - iniciada no ano de 1996, tendo como prato principal o leitão grelhado, preparado inteiro;
Festa do Peru Assado e Recheado - iniciada no ano de 2001, na vila de Cerro da Lola, sempre no último domingo do mês de janeiro;
Festa do Leitão à Jardim (antigo Leitão à Italiana) - É realizada anualmente, geralmente no mês de outubro, na Paróquia Menino Deus, no Jardim Porto Alegre. O prato principal é o leitão assado e recheado com Polenta e Bacon.
Centro de Convenções e Eventos Ismael Sperafico
O Centro de Convenções e Eventos Ismael Sperafico, com área superior a 33.000 m², possui um pavilhão de exposições industriais, comerciais e de prestação de serviços, centro gastronômico com cozinhas e churrasqueiras, arena de rodeios com capacidade aproximada de oito mil pessoas, complexo agropecuário contendo 11 pavilhões para gado de corte, gado leiteiro, equinos e suínos, centro de hipismo, pavilhão para leilões, centro de apoio para pequenos animais, centro de treinamento, local específico para inspeção sanitária e sede da Casa do Agricultor.
O complexo recebe todos os anos grandes feiras do comércio e da agropecuária, como a Feira Shopping e Expo Toledo.
Referência para o texto: Wikipédia .