quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

GRANJA - CEARÁ

Granja é um município brasileiro do estado do Ceará. Localiza-se na margem esquerda do Rio Coreaú. Sua população em 2022, de acordo com o Censo do IBGE, era de 53.344 habitantes.
História
Granja, anteriormente chamada de Santa Cruz do Coreaú ou Macaboqueira, segundo os historiadores, recebeu esta última denominação por ser habitada por índios e os primeiros colonizadores terem encontrado forte resistência da parte dos indígenas, que foram chamados caboclos maus ou maus caboclos.
A origem do atual nome do município, consoante versão corrente, inclusive do historiador Eusébio de Sousa, é genuinamente portuguesa, tendo afinidade com a freguesia de São Brás da Granja, do Conselho de Mourão, distrito de Évora adjacência da margem esquerda do Rio Fuadelim em Portugal, vez que o colonizador tinha como critério, além mar, adotar nominação pátria nas regiões onde se localizava.
Em 2022, o poder público reconheceu a emancipação de Granja a partir de 1776, mudando a Lei Orgânica e indicando o dia 27 de junho como aniversário do município, por emenda 02/2022, de 20 de abril de 2022.
Clima
O clima de Granja é do tipo Tropical com Precipitação média de 1.257 mm, com chuvas concentradas de janeiro a maio.
Em Granja, a estação com precipitação é de céu encoberto; a estação seca é de ventos fortes e de céu parcialmente encoberto. Durante o ano inteiro, o clima é quente e opressivo. Ao longo do ano, em geral a temperatura varia de 24 °C a 35 °C e raramente é inferior a 23 °C ou superior a 36 °C.
Baseado no índice de praia/piscina, a melhor época do ano para visitar Granja e realizar atividades de clima quente é do início de julho ao fim de setembro.
 A estação quente permanece por 2,3 meses, de 24 de outubro a 1 de janeiro, com temperatura máxima média diária acima de 34 °C. O mês mais quente do ano em Granja é dezembro, com a máxima de 34 °C e mínima de 26 °C, em média.
A estação fresca permanece por 4,5 meses, de 22 de fevereiro a 6 de julho, com temperatura máxima diária em média abaixo de 33 °C. O mês mais frio do ano em Granja é julho, com a mínima de 24 °C e máxima de 33 °C, em média.
Economia
Granja é uma pequena cidade que se destaca por apresentar novas oportunidades de negócios e pelo alto crescimento econômico. O baixo potencial de consumo e a baixa regularidade das vendas no ano são fatores de atenção.
No ano, o município acumula mais admissões que demissões, com um saldo de 355 funcionários, em 2023, onde destacam-se positivamente a aquicultura, a construção de edifícios e a construção de outras obras de infraestrutura. Além disso, houve incremento de 53 novas empresas na cidade.
Turismo
Na área do turismo são os seguintes os destaques na cidade
- PONTE METÁLICA - SEDE DO MUNICÍPIO - Sua construção foi consequência de outra de porte bem maior; o Ramal Ferroviário Camocim-Sobral, diligência do Governo Imperial, com o propósito fundamental de socorrer os castigados da seca, que começou em 1877, porém a parte já planejava essa construção desde 1857, mas com trajeto Camocim-Ipu. Famosa, bela, complexa, simples, assim é a Ponte Metálica, que foi inaugurada no dia 15 de janeiro de 1881, juntamente com o primeiro trecho da ferrovia que tinha 24 km prontos. A Ponte Metálica, tem a extensão total de 112 metros, constituído por 2 vãos de 56 cada um. Entre esses, existe um pilar, para cuja construção foi necessário arrastar uma grande rocha que se encontra no meio do rio, sendo aproveitadas suas pedras para os acabamentos. Foi construída nas oficinas das Phoenixville Bridge Works, Filadélfia, Estados Unidos. Hoje ela conserva sua cor original, sendo contado pelos moradores que já possuía cor prateada, mas sua primeira cor, como já foi citado é a atual: vermelho ferrugem. Um dos pontos turísticos mais importantes da cidade, hoje sem os trilhos da ferrovia, tornou-se um dos pontos de maior orgulho para os granjenses, nosso cartão postal.
- PIRAPORA, DISTRITO DE UBATUBA - O banho na Pirapora é uma das diversas atrações do ecoturismo do município, o local fica no distrito de Ibuguaçu (ubatuba) distante 90km da sede do município. O local possui várias cachoeiras de água cristalina que deságua da conhecida Serra das Flores (parte da Ibiapaba). Adicione Granja em sua próxima trilha natural e venha conhecer e se encantar com o que a natureza nos ofereceu de melhor tornando nossa Granja “o paraíso das Águas”.
- CRISTO REDENTOR - A imagem do Cristo Redentor da cidade de Granja fica localizada sobre uma rocha granítica chamada de Pedra Grande ou Pedra do Cristo. Esta pedra, medindo mais de oito metros de altura, é tida por alguns estudiosos como marco da fundação da cidade de Granja. Segundo Monsenhor Vicente Martins da Costa (Pároco de Granja de 1905 a 1935) esta mesma pedra serviu também de ponto de partida para medição de meio quarto de légua de terra para o Patrimônio do Padroeiro São José, então doado pelo Tenente Vicente Ribeiro de Souza e sua D.D. esposa D. Luiza da Motta Pereira no ano de 1759. Segundo uma a lenda, dois amigos tinham o costume de ir jogar em cima da citada Pedra Grande. Um dia por causa do jogo ambos se desentenderam e entraram em conflito. No meio da briga se desequilibraram e caíram precipício abaixo ocorrendo o óbito dos dois. Devido este incidente colocaram no topo da pedra uma cruz de madeira, como é costume em muitos lugares, assinalando que ali havia ocorrido uma morte. A verdade é que não passa de lenda. A cruz foi colocada sobre a Pedra Grande no dia 7 de setembro de 1922 em comemoração ao 1º centenário da independência do Brasil. Esta cruz permaneceu sobre a pedra até 1986, quando o prefeito da época o Sr. Eliezer Oliveira de Arruda Coelho adoecera gravemente e fez uma promessa fazendo voto de que se alcançasse a curaimage mandaria erigir no topo da Pedra Grande, onde havia uma pequena cruz, uma estátua do Cristo Redentor réplica da que existe no Corcovado no Rio de Janeiro. O monumento, projetado pelo artista João Bosco e medindo oito metros de altura, foi inaugurando e abençoado em 1987, pelo Monsenhor José Maria de Vasconcelos. No dia 25 de novembro de 2012 a paróquia São José celebrou a Solenidade de Cristo Rei e o encerramento do ano litúrgico com uma celebração eucarística aos pés da imagem do Cristo Redentor da cidade de Granja, com participação de toda a comunidade que saiu em caminhada da Igreja Matriz rumo à pedra do Cristo com bandeiras e estandartes das pias confrarias religiosas e a imagem de Cristo Rei.Na ocasião foi novamente abençoada pelo pároco, padreJosé Erlando de Sousa Carvalho, com a presença de toda a comunidade. (Pesquisa história – Everton de Oliveira Barbosa e Alexandre Fontenele Batista) Padre José Erlando de Sousa Carvalho
- CACHOEIRA DOS MACACOS - DISTRITO DE TIMONHA - A Cachoeira dos Macacos fica no Distrito de Timonha a 65km da sede do município, para chegar ao local da cachoeira ainda temos que percorrer uma boa trilha apreciando a paisagem da região.Adicione Granja em sua próxima trilha natural e venha conhecer e se encantar com o que a natureza nos ofereceu de melhor tornando nossa Granja “o paraíso das Águas”. 
- CACHOEIRA DE SÃO MIGUEL, DISTRITO DE PESSOA ANTA - A Cachoeira de São Miguel fica localizada no Distrito de Pessoa Anta a 30km da sede do município, do distrito até o local da cachoeira são mais meia hora de deslocamento de carro ou moto. Adicione Granja em sua próxima trilha natural e venha conhecer e se encantar com o que a natureza nos ofereceu de melhor tornando nossa Granja “o paraíso das Águas”.
Destacam-se ainda, como pontos turísticos de Granja são: Praça Chaves Neto; Banho das Palmeiras; Praça Coronel Luiz Felipe; Estádio Mitotônio; Praça Presidente Roosevelt; Igreja Matriz de São José e Barragem Lima Brandão.
Referências para o texto: Wikipédia ; Weather Spark ; Caravela ; Prefeitura de Granja .