segunda-feira, 22 de janeiro de 2024

RIBEIRA DO POMBAL - BAHIA

Ribeira do Pombal é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população, de acordo com o Censo do IBGE, em 2022, é de 54.010 habitantes.
Topônimo
Em 1754, quando o povoado de Santa Teresa de Canabrava foi elevado à categoria de freguesia, deram-lhe o nome Pombal. Há duas versões sobre a origem desse nome. A primeira, que consta no site IBGE Cidades e na renomada Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, afirma que é uma homenagem ao seu pároco, o padre João Campos de Cerqueira Pombal, que parente do conhecido Marquês de Pombal, secretário de estado do Rei de Portugal D. José I. A segunda versão é de Ramos (2008, p. 404) e afirma que o topônimo Pombal é uma homenagem ao Marquês de Pombal.
Por já existir um município homônimo no interior da Paraíba, o topônimo do município de Pombal foi alterado para Ribeira do Pombal por meio do Decreto-Lei estadual n° 141, de 31 de dezembro de 1943, ratificado pelo Decreto estadual n° 12.978, de 10 de junho de 1944.
História
A região de Ribeira do Pombal começou a ser colonizada no século XVII, por meio da pecuária. Com isso, começaram os conflitos entre os vaqueiros e os habitantes originários dessa área, os indígenas quiriris. Com isso, para proteger os povos autóctones dos forasteiros e também para catequizá-los, chegaram à região os padres jesuítas.
Em 1667, os jesuítas João de Barros e Jacob Rolando criaram, para a catequese dos quiriris, tendo como marco inicial a edificação de uma capela em louvor a Santa Teresa de Jesus, a aldeia de Santa Teresa de Canabrava (embrião da atual cidade de Ribeira do Pombal), cujo nome se deve à abundância da planta canabrava na região.
No final do século XVII, os jesuítas criaram na região outra missão para a catequese dos quiriris, a de Saco dos Morcegos (atual Mirandela, Banzaê).
Santa Teresa de Canabrava estava localizada na rota dos tropeiros, boiadeiros e viajantes que se dirigiam para o Rio São Francisco, sendo um ponto de pouso para eles.
No início do século XVIII, eram mantidas, pelo Colégio da Bahia, nas proximidades de Santa Teresa de Canabrava, algumas fazendas de gado bovino e de cultivos como mandioca e milho, o que desenvolveu a agropecuária local e favoreceu a colonização.
Em 1754, o Arraial de Santa Teresa de Canabrava foi elevado à categoria de Freguesia, com o nome de Pombal. Por carta régia de 8 de maio de 1758, a freguesia de Pombal foi elevada à categoria de vila, sendo instalada no mesmo ano.
Em 1760, Saco dos Morcegos foi elevada à categoria de freguesia, dentro da vila de Pombal, com o nome Mirandela. Mirandela se tornou vila em data incerta, mas foi extinta pela Lei Provincial n° 51, de 21 de março de 1837, e reanexada a Pombal. A freguesia de Mirandela foi extinta por meio da Resolução provincial n° 185, de 12 de abril de 1843, e anexada à de Santa Teresa do Pombal.
Um ato estadual de 17 de dezembro de 1890 desmembrou de Pombal e elevou à categoria de vila a Freguesia de Amparo (atual Ribeira do Amparo), criada em 1848.
Segundo a divisão administrativa de 1911, a vila de Pombal era constituída apenas do distrito sede, mas, no censo de 1920, era constituída dos distritos sede, Mirandela e Pedras.
Por meio dos Decretos Estaduais n.º 7.455 e n.º 7.479, datados respectivamente de 23 de junho e 8 de julho de 1931, a vila de Pombal foi extinta e seu território incorporado ao do município de Cipó, tendo sua autonomia restaurada por meio do Decreto-Lei estadual n° 8.643, de 19 de setembro de 1933, e sendo reinstalada menos de um mês após a sua restauração, em 10 de outubro do mesmo ano.
O Decreto-Lei federal n.º 311, de 2 de março de 1938, deu o título de cidade a Pombal, cujo nome foi alterado para Ribeira do Pombal por meio do Decreto-Lei estadual n° 141, de 31 de dezembro de 1943, ratificado pelo Decreto estadual n° 12.978, de 10 de junho de 1944.
Em 1985, o distrito de Mirandela foi extinto e criou-se, em seu lugar, o distrito de Banzaê, sediado no povoado de mesmo nome. Banzaê se tornou município, se emancipando de Ribeira do Pombal, por meio da Lei Estadual n.º 4.845, de 24 de fevereiro de 1989.
Geografia
O município de Ribeira do Pombal está localizado na mesorregião do Nordeste Baiano, Território Nordeste II, parte da região do semiárido, e se estende pela Bacia do rio Itapicuru, Os municípios de Adustina, Antas, Banzaê, Cícero Dantas, Cipó, Fátima, Heliópolis, Itapicuru, Nova Soure, Novo Triunfo, Olindina, Paripiranga e Ribeira do Amparo estão incorporados, junto com Ribeira do Pombal, na Microrregião de Ribeira do Pombal.
Clima
Em Ribeira do Pombal, o verão é longo, quente e de céu quase encoberto; o inverno é curto, morno, de ventos fortes e de céu quase sem nuvens. Durante o ano inteiro, o tempo é abafado. Ao longo do ano, em geral a temperatura varia de 18 °C a 35 °C e raramente é inferior a 16 °C ou superior a 38 °C.
Baseado no índice de praia/piscina, a melhor época do ano para visitar Ribeira do Pombal e realizar atividades de clima quente é do início de junho ao meio de outubro.
A estação quente permanece por 6,0 meses, de 6 de outubro a 6 de abril, com temperatura máxima média diária acima de 34 °C. O mês mais quente do ano em Ribeira do Pombal é janeiro, com a máxima de 35 °C e mínima de 23 °C, em média.
A estação fresca permanece por 2,4 meses, de 7 de junho a 18 de agosto, com temperatura máxima diária em média abaixo de 30 °C. O mês mais frio do ano em Ribeira do Pombal é julho, com a mínima de 19 °C e máxima de 29 °C, em média.
Economia
Ribeira do Pombal é um município de grande relevância na região que se destaca pelo alto crescimento econômico. O baixo potencial de consumo e o pequeno número de novas oportunidades claras de negócios são fatores de atenção.
No ano, o município acumula mais admissões que demissões, com um saldo de 378 funcionários. 
Até dezembro de 2023 houve registro de 28 novas empresas em Ribeira do Pombal, sendo que 3 atuam pela internet.Infraestrutura
Saúde
O município possui o Hospital Regional Santa Tereza que, em 2018 teve sua configuração administrativa alterada para passar a ser um hospital regional gerida por um consórcio de municípios da região Nordeste II, nordeste da Bahia.
Referências para o texto: Wikipédia ; Weather Spark ; Caravela .