segunda-feira, 25 de novembro de 2024

AUGUSTO CORRÊA - PARÁ

Augusto Corrêa é um município brasileiro do Estado do Pará. Localiza-se a uma latitude 01º01'18" sul e a uma longitude 46º38'06" oeste, estando a uma altitude de 20 metros. A população da cidade de Augusto Corrêa chegou a 44.573 pessoas no Censo do IBGE, de 2022. Possui uma área de 1.091,043 km².
Composição Étnica
Sua composição étnica recebera forte presença indígena, quilombola e, mais tardiamente, de retirantes nordestinos, especialmente de maranhenses e cearenses, o que conferiu à etnicidade local um tipo humano característico, "andejo, esguio de tez 'amorenada' ", como vai referir Erick Ferreira em seu ensaio O Urumajoense. O mesmo autor ainda referindo-se a forte presença nordestina nos costumes locais, assim descreve de forma jocosa e poética o Urumajoense Way of Life, "Tal qual seus principais ascendentes étnicos, o urumajoense conserva com certa fidelidade aquilo que chamou Gilberto Freyre de 'cultura das redes', onde mais que o desfrutar dos prazeres do sedentarismo -- tão caro a si -- ele revive seu passado nômade, cujos resquícios hematológicos ainda correm em suas veias". 
História
Terra de Urumajó
O atual município de Augusto Corrêa, antiga Vila de Urumajó, está localizado no Nordeste do estado do Pará em um espaço territorial que foi habitado nos primórdios da história colonial amazônica por índios Tupinambás.
Conforme as informações repassadas por várias gerações através da oralidade, o termo urumajó é fruto de um mal entendido entre o comandante do destacamento francês de Daniel de La Touche e um índio da recém aldeia descoberta. Conta-se que o militar europeu, curioso em saber o nome daquele rio que outrora haviam navegado, interpelou determinado indígena em busca de resposta, e este, achando que a pergunta referia-se a um pássaro que cantara ali próximo e que em dialeto Tupi denominava-se Uru, respondera: “é Uru majó!”. Estava estabelecido o batismo daquele Rio que desaguava no Oceano Atlântico bem como da comunidade residente em suas margens. Mais tarde a pequena vila se tornou Augusto Corrêa nos trâmites de emancipação, Augusto Corrêa foi prefeito de Bragança no período de 1963 a 1943, e foi um dos políticos responsáveis pela emancipação Urumajoense, consolidada em 1962
As origens do município remontam a 1895, quando, sob a denominação de Urumajó, constituía um povoado de Bragança. Entretanto, segundo Theodoro Braga, as primeiras referências de ocupação de Urumajó data de 1875, quando seus moradores construíram uma capela, sob invocação de São Miguel.
O topônimo de Augusto Corrêa foi outorgado ao município, em 1961, em homenagem ao político e líder antibaratista, eleito pelo município de Bragança para duas legislaturas estaduais consecutivas 194-19/51 e 1951-1955.
Formação Administrativa
Em divisões territoriais datadas de 31 de dezembro de 1936 e 31 de dezembro de 1937, figura no município de Bragança o distrito de Urumajó.
No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de Urumajó permanece no município de Bragança.
Em divisão territorial datada de 01 de julho de 1960, o distrito de Urumajó permanece no município de Bragança.
Elevado à categoria de município com a denominação de Augusto Corrêa, pela Lei Estadual n.º 2.460, de 29 de dezembro de 1961, é desmembrado de Bragança. Sede no antigo distrito de Urumajó.
Constituído de 4 distritos: Urumajó, Aturiaí, Emboraí e Itapixuna, desmembrado de Bragança.
Instalado em 28de março de 1962.
Pelo Decreto-Lei n.º 164, de 23 de janeiro de 1970, a sede do município que tinha a denominação de Urumajó passou a denominar-se Augusto Corrêa.
Em divisão territorial datada de 01 de janeiro de 1979, o município de Augusto Corrêa é constituído de 4 distritos: Augusto Corrêa (ex-Urumajó), Aturiaí, Emboraí e Itapixuna, assim permanecendo em divisão territorial datada de 2020.
Clima
Em Augusto Corrêa, a estação com precipitação é morna e de céu encoberto; a estação seca é quente e de céu parcialmente encoberto. Durante o ano inteiro, o clima é opressivo. Ao longo do ano, em geral a temperatura varia de 24 °C a 32 °C e raramente é inferior a 23 °C ou superior a 33 °C.
Baseado no índice de praia/piscina, a melhor época do ano para visitar Augusto Corrêa e realizar atividades de clima quente é do meio de julho ao início de outubro. A estação quente permanece por 2,3 meses, de 9 de outubro a 19 de dezembro, com temperatura máxima média diária acima de 31 °C. O mês mais quente do ano em Augusto Corrêa é novembro, com a máxima de 32 °C e mínima de 25 °C, em média. A estação fresca permanece por 6,2 meses, de 1 de fevereiro a 7 de agosto, com temperatura máxima diária em média abaixo de 29 °C. O mês mais frio do ano em Augusto Corrêa é julho, com a mínima de 24 °C e máxima de 28 °C, em média. 
Economia
Augusto Corrêa é uma pequena cidade que se destaca por apresentar novas oportunidades de negócios. Por outro lado, o baixo potencial de consumo é um fator de atenção. De janeiro a abril de 2024, foram registradas 65 admissões formais e 56 desligamentos, resultando em um saldo de 9 novos trabalhadores. Até maio de 2024 houve registro de 1 nova empresa em Augusto Corrêa, sendo que a maioria delas atua com estabelecimento fixo.
Referências para o texto: Wikipédia ; Weather Spark ; Caravela .