sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

ITAJAÍ - SANTA CATARINA

Itajaí é um município brasileiro localizado no estado de Santa Catarina, na Região Sul do Brasil. Localiza-se no litoral centro norte catarinense e faz parte da Mesorregião do Vale do Itajaí, na margem direita da foz do rio Itajaí-Açu.
Topônimo
"Itajaí" é um nome tupi oriundo da palavra Tajahy, que significa "Rio dos Taiás", uma planta comestível da família das aráceas.
Outra tese é a de que Tajá é uma alusão ao nome Taió, pois existem documentos referindo-se ao Morro do Taió na época da corrida bandeirante pelo ouro.
Alternativamente, o nome "Itajaí" pode significar "água do senhor da pedra", através da junção dos termos itá ("pedra"), îara ("senhor") e 'y ("água").
A preocupação com a explicação mais acertada do significado do nome da cidade já atravessa cem anos, envolvendo estudiosos brasileiros e estrangeiros.
História
Todo o atual litoral do estado de Santa Catarina foi habitado, até o século XVI, pelos índios carijós. A partir desse século, com a chegada de navegadores espanhóis e portugueses, os índios locais foram escravizados para servir de mão de obra nas plantações de cana-de-açúcar, localizadas principalmente na cidade de São Vicente.
Em 1750, colonos portugueses vindos da Ilha da Madeira e dos Açores instalaram-se na região. Tornou-se um povoado em 1823 e distrito em 31 de março de 1833 e, no final do século XIX, recebeu um grande número de imigrantes alemães e imigrantes italianos.
Embora só tenha sido fundada em 15 de junho de 1860, a colonização de origem europeia de Itajaí começou em 1658. O primeiro sesmeiro da região foi João Dias Arzão, que, em 1658, recebeu uma sesmaria em frente ao rio Itajaí-Mirim, na margem esquerda (atual município de Navegantes).
Em 1880 e 1911, aconteceram os piores cataclismos registrados em Itajaí, porém a mais conhecida enchente deu-se nos anos de 1983 e 1984. No dia 22 de novembro de 2008 houve outra enchente, a mais catastrófica até então (atingiu mais de noventa por cento do território do município). Em 9 de setembro de 2011, novamente as águas dos rios Itajaí-Açu e Itajaí-Mirim voltaram a inundar a cidade, atingindo setenta por cento do seu território.
Em 4 de fevereiro de 1880, registrou-se a emancipação político-administrativa de Blumenau, até então pertencente a Itajaí. Após ocorreram outros desmembramentos pela emancipação de Brusque em 23 de março de 1881, Camboriú em 5 de abril de 1884, Ilhota e Luiz Alves em 21 de junho de 1958, Penha em 21 de junho de 1958, Navegantes em 30 de maio de 1962.
A pesca artesanal era, até o início da industrialização, a principal atividade econômica da cidade. A partir da década de 70, Itajaí passou por um processo de dinamização de sua economia. Hoje, possui o principal porto de Santa Catarina, que também é o maior exportador de frios do Brasil. Itajaí é a cidade com o segundo maior produto interno bruto do estado). Grandes empresas multinacionais e brasileiras instalaram-se na cidade, como a Petrobras, Brasil Foods, Pepsico, Brasfrigo, Seara, Teconvi, Teporti, Polymport, Arfrio, Azimut, Detroit, Hyper Marcas, Votorantim, Gomes da Costa, Multilog, Poly Terminais, Weg, Klabin, Kowalsky, Dalçóquio, entre outras.
Clima
O clima de Itajaí é temperado. No verão, as temperaturas podem chegar aos 30 °C ,e no inverno cair para abaixo de 10 °C. As massas de ar de maior influência são a polar atlântica (mPa) e a massa tropical atlântica (mTa).
Economia
Itajaí apresenta uma economia sólida e um padrão de qualidade de vida relativamente alto. Sua localização condiciona o desenvolvimento da atividade pesqueira, portuária e industrial, impulsionando o setor de serviços. O Porto de Itajaí é responsável pela maior parte das exportações da Região Sul do Brasil e é segundo colocado no ranking nacional de movimentação de contêineres, atrás somente do Porto de Santos. Itajaí é considerada referência nacional em infraestrutura voltada à instalação de empresas. Polo da indústria naval, já conquistou a vinda de empresas exportadoras da área de montagem automobilística e também de vestuário.
Em matéria de expansão, os setores da economia que mais se expandem são, respectivamente: logística, armazenagem de contêineres e turismo.
Grande parte da capacitação da mão-de-obra lotada em Itajaí advém da Universidade do Vale de Itajaí, que é a maior universidade de Santa Catarina.
Educação
Universidades/Faculdades de Itajaí - Univali-Universidade do Vale do Itajaí; Faculdade CNEC Itajaí/Instituto Fayal de Ensino Superior; Instituto Federal de Santa Catarina/Campus Itajaí; UniSociesc-Campus Itajaí.
Rede de Ensino Particular - Colégio Salesiano Itajaí; Colégio São José; Sistema de Ensino Energia; Colégio Cenecista Pedro Antônio Fayal; Colégio Unificado; Colégio Bom Jesus Itajaí; Colégio Vetor e Sossego da Mamãe; Colégio de Aplicação Univali-CAU; Escola Adventista; Escola SESC Itajaí. 
Rede de Ensino Pública Municipal - 41 Escolas de Ensino Fundamental; 64 Centros de Educação Infantil ("Creches"); 7 Centros de Educação em Tempo Integral; 1 Centro Municipal de Educação Alternativa (CEMESPI); Biblioteca Municipal e Escolar Norberto Cândido Silveira Júnior
Rede de Ensino Pública Estadual em Itajaí - 2 Escolas de Ensino Médio; 2 Escolas de Ensino Fundamental; 13 Escolas de Ensino Básico; 1 Centro de Educação de Jovens e Adultos
Cultura
Teatro
Itajaí tem uma das principais produções de teatro de grupo de Santa Catarina. Atualmente conta com cerca de vinte grupos de teatro profissionais, além de artistas de rua independentes, grupos religiosos e escolares.
Aproximadamente metade desses grupos são filiados à Rede Itajaiense de Teatro, associação que atua na defesa das políticas públicas para a cultura, e realiza desde 2007 a Mostra de Teatro Itajaí em Cartaz. Entre os grupos atuantes, podemos citar nomes como: Anchieta Arte Cênica (Bagagem Cênica, Alunos em Exercício Cênico Anchieta); Téspis Cia de Teatro; Cia Experimentus; Cia Etc e Tal; Grupo Porto Cênico; Cia Mútua; Sua Cia. de Teatro; Ilustríssimos Senhores;Grupo Risco; Ospália; Eranos Círculo de Arte; Karma Cia de Teatro;Na Nuvem Teatro; Coletivo Sem Título; GET - Grupo de Estudos Teatrais; Arte In Cena; Apolíneo Grupo de Teatro
A Fundação Cultural de Itajaí realiza o Festival Brasileiro de Teatro "Toni Cunha". Dispõe de estruturas físicas como a Casa da Cultura "Dide Brandão", Teatro Municipal de Itajaí e Centro de Cultura Popular Mercado Velho.
Literatura
A cidade tem forte atuação na literatura, com nomes como Lauro Müller, Marcos Konder, Bento Nascimento e Lausimar Laus e outros integrantes da Academia Itajaiense de Letras.
A cidade conta com a Biblioteca Pública Municipal e Escolar Norberto Cândido Silveira Júnior, inaugurada em 27 de junho de 2000, localizada na rua Heitor Liberato ao lado do Paço Municipal.
Música
Na música, a cidade é reconhecida pelo Festival de Música de Itajaí e pelo Conservatório de Música Popular Cidade de Itajaí. Também conta com uma Banda mantida pelo município de Itajaí, conhecida por suas diversas apresentações municipais, estaduais, e internacionais, a Banda Filarmônica de Itajaí.
Eventos
Festa Nacional do Colono; Aniversário da Cidade; Regata Volta ao Mundo
Turismo
Cidade de praias, entre elas Molhes, Atalaia, Geremias, Cabeçudas, Morcego, Solidão, Praia Brava e Amores, ampla área rural e belas paisagens naturais, com uma rica herança cultural de imigrantes alemães, italianos e portugueses, além de uma comunidade negra que tem na Sociedade Sebastião Lucas um de seus pontos de encontro.
Itajaí possui um píer para navio de passageiros que serve de ponto de apoio no litoral de Santa Catarina, alfandegado, dotado de infraestrutura adequada e exclusiva para recepção de embarcação de grande porte, voltado aos cruzeiros marítimos de lazer. Sua estrutura para atracação de navios, conta com cinco Dolfins (dois de amarração e três de atracação), dez metros de calado, 220 metros de plataforma do cais, 945 metros de plataforma em concreto.
Possui o Museu Histórico de Itajaí (Palácio Marcos Konder), Centro de Documentação e Memória Histórica/Arquivo Público de Itajaí (Casa Lins) e Museu Etno-Arqueológico de Itajaí (antiga Estação Ferroviária Engenheiro Vereza), sob a tutela da Fundação Genésio Miranda Lins.
Sedia o Herbário Barbosa Rodrigues, fundado em 1942 por Raulino Reitz, que contém um grande catálogo de plantas catarinenses, se constituindo uma instituição conhecida e respeitada pelas suas descobertas e publicações no campo da botânica.
A Marejada, festa portuguesa e do pescado, é a principal festa municipal, mostrando atrações relativas ao mar e aos Açores, que acontece todos os anos durante o mês de outubro, com uma duração geralmente entre sete e catorze dias. É a maior festa portuguesa e do pescado do Brasil.
Referência para o texto: Wikipédia .