Birigui é um município do estado de São Paulo, no Brasil, localizado no Noroeste paulista. É servida pela rodovia Marechal Rondon (SP-300) e pela rodovia Gabriel Melhado (SP-461). Sua população, conforme estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2019, era de 123.638 habitantes.
Topônimo
"Birigui" é um nome de origem tupi e refere-se a um tipo de mosquito comum na região. Provém do vocábulo tupi mberu'wi, que significa "mosca pequena".
História
Toda a região oeste do atual estado de São Paulo era território tradicional dos índios caingangues até o início do século XX, quando foram construídas estradas de ferro na região ligando o Mato Grosso a São Paulo. A cidade cresceu a partir da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil. Foi fundada em 7 de dezembro de 1911 por Nicolau da Silva Nunes.
Geografia
Localiza-se a uma latitude 21º17'19" sul e a uma longitude 50º20'24" oeste, estando a uma altitude de 450 metros.
Possui uma área de 530,651 km².
Clima
Subtropical úmido, com máximas de 36 graus centígrados e mínimas de zero grau centígrado. Precipitação Pluviométrica: Chuvas de janeiro a dezembro em torno de 2 300 mm/ano.
Relevo
Planalto arenítico basáltico, com colinas suavemente onduladas.
Hidrografia
A hidrografia da cidade é composta por: Rio Tietê; Córrego Baixotes; Córrego Grande; Córrego Tabapuã; Ribeirão Baguaçu; Córrego da Colônia; Córrego do Imbé; Córrego Barro Preto; Córrego Água Branca; Córrego Parpinelli
Economia
É conhecida como a Capital Latina do Calçado Infantil por ser o maior polo industrial da América Latina especializado neste segmento.
Conta com 459 indústrias de calçados e teve faturamento estimado no ano de 2006 de mais de 800.000.000 de reais, tendo produzido cerca de 57.000.000 de pares. Cerca de 85 por cento de sua produção é direcionada ao público infantil. Do total, 11,7% foram exportados em 2006, atingindo mais de setenta países. As indústrias de Birigui empregam em torno de 18.000 trabalhadores, mais de sessenta por cento dos empregos oferecidos na cidade.
Outras atividades produtivas da cidade são dos setores moveleiro, metalúrgico, têxtil (confecções), papel (cartonagens), químico e gráfico e atraem mão de obra das cidades vizinhas. A cultura da cana-de-açúcar também é forte na região, com aumento significativo de atividades no ano de 2007. A intensa concentração de usinas e canaviais na região já indica uma mudança no cenário econômico.
Esportes
Birigui destaca-se também na prática dos esportes. O futebol e o biribol são os esportes mais populares na cidade. O time de Futebol, o Bandeirante Esporte Clube, foi fundado em 11 de março de 1923 e teve como seu primeiro presidente Pedro Agi. No ano de 1987, o time disputou a primeira divisão do Campeonato Paulista.
O biribol nasceu no município, inventado pelo professor Dario Miguel Pedro, seu idealizador e divulgador. Biribol é um esporte aquático, que nasceu do estímulo e motivação nas piscinas. Surgiu como forma alternativa de se usar as piscinas, a prática e aprendizagem da natação. É a mais nova modalidade esportiva do Brasil, "é o único esporte genuinamente brasileiro, nascido e criado dentro de nossas fronteiras". É praticado dentro de uma piscina especial de quatro metros por oito metro por 1,30 metros de profundidade, com rede, bola e postes de sustentação.
Referência para o texto: Wikipédia .