segunda-feira, 24 de agosto de 2020

PAULO AFONSO - BAHIA

Paulo Afonso é um município brasileiro do estado da Bahia. Foi emancipado em 28 de julho de 1958 do município de Glória. Sua área é de 1.545 quilômetros quadrados e sua população, conforme estimativas do IBGE de 2019, era de 117.782 habitantes.
História
O município de Paulo Afonso nos meados do século XVIII era habitado por portugueses que chefiados por Garcia d’Ávila, subiram o rio São Francisco chegando onde hoje está localizada a cidade. Isso os levou devido à fartura de água. Encontraram pacíficos índios mariquitas e pancarus e junto a eles cultivaram a lavoura e a criação de gado. Em meados de 1705, padres católicos iniciaram a catequese dos silvícolas, com a intenção de evitar que fossem explorados pelos bandeirantes.
Em 3 de outubro de 1725, o sertanista Paulo Viveiros Afonso recebeu, por alvará, uma sesmaria medindo três léguas de comprimentos por uma de largura. Situada na margem esquerda do rio São Francisco. Abrangia as terras alagoanas da cachoeira, conhecida, então como “Sumidouro”. Não se conformando com a área que recebeu, o donatário ocupou, além das ilhas fronteiras (entre as quais a da Barroca ou Tapera), as terras baianas existentes na margem direita, onde construiu um arraial que, posteriormente, se transformou na Tapera de Paulo Afonso. A localidade, procurada como pouso de boiadas, começou a exigir desenvolvimento comercial que atendesse à solicitação de gêneros, por parte, não só dos adventícios, como da população local. O lugarejo já era expressivo núcleo demográfico do município de Glória, quando o Governo Federal, em 15 de março de 1948, criou a Companhia Hidrelétrica do São Francisco, com a finalidade de aproveitar a energia da Cachoeira de Paulo Afonso. O acampamento de obras localizou-se nas terras da Fazenda Forquilha. Em torno das instalações da Usina cresceu a Cidade.
Cachoeira de Paulo Afonso
As expedições, que iniciaram em 1553 a penetração do rio São Francisco, estão ligadas a história da Cachoeira de Paulo Afonso.
Nos séculos XVI e XVII, de acordo com os arquivos de Portugal e do Brasil, a Cachoeira era conhecida como "Sumidouro" ou "Forquilha", passando a ter a atual denominação após a concessão de uma sesmaria a Paulo Viveiros Afonso, através do Alvará de 3 de outubro de 1725.
Foi Delmiro Gouveia o pioneiro que, em 26 de janeiro de 1913, inaugurou uma pequena usina de 1.500 HP, hoje paralisada e fez transportar energia elétrica de Paulo Afonso para a localidade de Pedra, atual Cidade de Delmiro Gouveia, sede do município de igual nome, desmembrado do de Água Branca, em Alagoas.
A principal característica de Paulo Afonso é ter sido a primeira usina subterrânea instalada no Brasil. Suas turbinas encontram-se a mais de 80 metros abaixo do nível do rio São Francisco.
Geografia
Relevo
A área territorial de Paulo Afonso possui relevo formado por planaltos e depressões. A cidade está a 243 metros acima do nível do mar.
Diversos acidentes físicos podem ser encontrados na região, como a Cachoeira de Paulo Afonso, o cânion do Rio São Francisco e o Raso da Catarina.
Vegetação
A vegetação predominante no município é a caatinga. Em Paulo Afonso podem ser encontradas diversas espécies bromeliáceas e cactáceas.
Clima
Paulo Afonso possui clima semiárido, com temperatura compensada média elevada, em torno dos 26 graus (°C), chegando próximo dos 35 °C entre novembro e janeiro. Julho é o mês o mais ameno com temperatura girando em torno de 23 °C.
Indústria
A microrregião de Paulo Afonso tornou-se destaque no setor secundário; é uma das cidades baianas com um dos maiores PIB, só o setor industrial passa de 1,49 bilhões segundo dados do IBGE, isso é levado em conta devido ao gigantesco parque hidrelétrico que se estende em todo o seu território e cidades circunvizinhas. Sua região é destaque no desenvolvimento da piscicultura, principalmente na criação de Tilápias; hoje atrai indústrias para a fabricação de rações para piscicultura e outras finalidades.
Educação
No Ensino Superior, entre unidades estaduais, federais e privadas (basicamente EAD, Ensino à Distância), destacam-se as seguintes: UNEB (Universidade do Estado da Bahia); IFBA (Instituto Federal da Bahia); UNIVASF (Universidade Federal do Vale do São Francisco); FASETE (Faculdade Sete de Setembro); Universidade de Santo Amaro (UNISA); Universidade Norte do Paraná (UNOPAR); Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI).
Turismo
Os principais pontos turísticos de Paulo Afonso são: Balneário Prainha; Cachoeira de Paulo Afonso; Cânions do São Francisco; Complexo hidroelétrico; Igreja São Francisco; Monumento o Touro e a Sucuri; Monumento dos Trabalhadores; Museu Casa de Maria Bonita; Parque Belvedere; Praça das Mangueiras; Ponte metálica; Teleférico e Parque de exposições.
O turismo de Paulo Afonso aumenta em função de eventos como o Moto Energia e o São João da região. A cidade também recebe turistas pelo fato de possuir belezas naturais como as cachoeiras e a reserva ambiental Raso da Catarina (onde se encontram espécies ameaçadas de extinção como a arara-azul-de-lear e a pomba-avoante), além de se encontrar o complexo de usinas da Chesf (Companhia Hidro Elétrica do São Francisco), contendo quatro grandes usinas PA I, PA II, PA III e PA IV e Apolônio Sales (Moxotó), além da pequena usina Piloto - que faz Paulo Afonso ser conhecido como a "Capital da Energia". Também é um grande sítio arqueológico junto com Xingó que, pelo fato deste não possuir grande infraestrutura hoteleira, a maioria dos turistas se hospedam em Paulo Afonso.
Paulo Afonso para outras capitais está apenas a 3 horas de Aracaju e Maceió. Além de estar equidistante de Salvador e Recife, ambas a cerca de 500 quilômetros. Além de tudo, Paulo Afonso é conhecida como a capital brasileira dos esportes radicais, o que faz vários eventos radicais ocorrerem ao longo do ano, mas seu ponto alto de turismo é a Copa Vela. Em seu carnaval fora de época, a cidade fica lotada e toda uma estrutura é feita. O evento, que nasceu da prática de esportes náuticos como a vela e atualmente contém outras modalidades náuticas, dura em média de 3 a 6 dias e normalmente, por ser fora de época, a maioria dos grandes cantores ficam à disposição para se apresentar no evento. Atualmente o ministério do Turismo adicionou Paulo Afonso como uma das 115 cidades consideradas roteiros turísticos do Brasil.
Transporte aeroportuário
O sistema de transporte aeroviário de Paulo Afonso dispõe do Aeroporto de Paulo Afonso - com pista de 1800 m de extensão por 45 m de largura - o serviço de infraestrutura para o apoio e a segurança das aeronaves. Pode operar com tráfegos regular e não regular. Em 04 de novembro de 1980 foi transferido para a Infraero, empresa que hoje administra o aeroporto; o mesmo fica localizado na BR-110, KM 03, distante do centro 5 quilômetros.
Referência para o texto: Wikipédia .