Pato Branco é um município brasileiro localizado no sudoeste do Paraná. Sua população, conforme estimativas do IBGE de 2019, era de 82.881 habitantes. A cidade se destaca na microrregião como um centro de serviços com ênfase nos setores da saúde e da educação.
A partir de 1996, Pato Branco diversificou sua economia através de incentivos fiscais a empresas dos setores de informática e eletroeletrônico, o que resultou na criação de um pequeno centro tecnológico industrial. A agricultura também representa uma importante fatia na economia do município. A existência de uma instituição federal de ensino superior, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (antigo CEFET) enfatiza o caráter de "centro provedor de serviços" regional de Pato Branco.
História
As primeiras explorações dos Campos de Palmas, onde atualmente se localiza o município de Pato Branco, começaram em 1720, através das expedições de Zacarias Dias Côrtes. Em meados dos anos 1830, a expedição de Pedro de Siqueira Côrtes explorou mais adentro os Campos de Palmas, na mesma época em que os primeiros colonos vindos principalmente do Sul do Brasil se instalaram na região.
No início do século XX, dois pequenos povoados se formaram próximo dos rios Pato Branco e Ligeiro. Em 1918, para acolher os insatisfeitos quanto a decisão sobre a Guerra do Contestado e aumentar a ocupação das terras próximas a divisa com Santa Catarina, o Governo do Paraná criou a Colônia Bom Retiro. Tratava-se de pessoas que, entre outros motivos, não aceitavam morar nas terras contestadas que passaram a ser de Santa Catarina. Na Colônia de Bom Retiro, estavam inclusos os dois povoados que haviam se tornado vilas: Bom Retiro e Vila Nova. Vendo a prosperidade da nova região muitos moradores de Palmas e Clevelândia mudaram-se para as vilas, contribuindo ainda mais para o desenvolvimento local.
Na década de 1930, sabendo do crescimento da região Sudoeste do Paraná, o Governo Federal criou uma linha telegráfica de Ponta Grossa até Barracão, passando por Guarapuava e Clevelândia. Entre Clevelândia e Barracão foram criados dois postos de telégrafo, sendo um deles em Bom Retiro, conhecido como Posto do Rio Pato Branco, utilizado também pelos moradores de Vila Nova. O ramal trouxe consigo a expressão “Pato Branco”, ou seja: o telégrafo de Vila Nova continuou sendo identificado como posto do Rio Pato Branco. Os operadores jamais se correspondiam com outras localidades utilizando os nomes de Vila Nova ou Bom Retiro. Logo as demais cidades do estado conheciam a região como Pato Branco, promovendo assim a mudança de nome do distrito.
A partir de 1938, os cartórios oficializaram, aos poucos, o nome “Pato Branco”. Registros relatam uma mutação que passou por nomes como: Vila Nova de Pato Branco, Vila de Pato Branco, ex-Bom Retiro, Distrito de Pato Branco e Pato Branco.
A instalação oficial se deu no dia 14 de dezembro de 1952. O território foi emancipado do município de Clevelândia.
Símbolos municipais
Bandeira
O significado da bandeira de Pato Branco, município brasileiro do estado do Paraná, se da de acordo com a Lei Municipal 655/86, que apresenta o significado da bandeira em três cores:
- O verde do triângulo é a natureza vegetal, na área do município e em seu estado primitivo e é ainda a esperança;
- O branco traz a mensagem da paz, também representa as bases sobre as quais se constroi uma sociedade coesa e sadia;
- O amarelo representa as riquezas naturais com que Pato Branco foi agraciada, e também o progresso, coragem e fé inabaláveis.
Brasão
O Brasão do Município compõe-se de um escudo de formato ibérico, terciado em pala de blau (azul). O pato, de plumagem branca volante e centrado no chefe do escudo e a faixa ondulada no contra chefe diminuto do escudo evocam o nome do Município, revelando assim as armas falantes do lugar. A faixa branca ondulada representa o Rio Pato Branco. As duas chaves, de ouro e prata, postas em aspa do escudete de goles (vermelho) sobre a porta central da coroa mural, representam o Santo padroeiro do Município (São Pedro).
Os dois suportes, representados por um ramo de milho espigado à direita e por um ramo de soja frutificado à esquerda, simbolizam as principais culturas agrícolas do Município (1987). A abreviatura cronológica à direita indica a data de criação do Município e a abreviatura cronológica à esquerda indica a data da Instalação do Município. (Lei Municipal 655/86).
Geografia
Clima
O clima de Pato Branco na Classificação de Köppen é o mesotérmico Cfa na classificação de Köppen, caracterizado por temperaturas médias no mês mais frio inferiores a 18 °C e temperaturas médias no mês mais quente acima de 22 °C, com verões relativamente quentes, geadas frequentes e chuvas bem distribuídas ao ano. O clima de Pato Branco é também sujeito a nevadas ocasionais, as quais, nos anos recentes, ocorreram em 1994, 2000 e 2013. Trata-se de um clima tipicamente subtropical úmido, com chuvas bem distribuídas ao longo de todo ano, isto é, sem uma estação seca definida, mas com um verão, outono, inverno e primavera sensivelmente perceptíveis.
O clima da cidade é também influenciado pela altitude moderada da região e também pela continentalidade (em razão da distância em relação ao litoral). Em 21 de agosto de 1965, foi feita uma fotografia da Praça Getúlio Vargas coberta de neve, uma tempestade relativamente grande, mas não há registro da temperatura no momento do retrato.
Educação
Pato Branco possuí várias instituições de nível superior, das quais as principais são: Centro Universitário Internacional (UNINTER) - PAP Pato Branco; Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) - Campus Pato Branco; Faculdade Mater Dei; Universidade Aberta do Brasil (UAB) - Polo de Pato Branco; Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) - Unidade Pato Branco e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Campus de Pato Branco;
Esporte
A cidade conta com Pato Futsal e no futebol de campo com o Pato Branco Esporte Clube e o Azuriz Futebol Clube Pato Branco. No passado também contou com os clubes de futebol Internacional e Palmeiras.
Títulos estaduais no futsal
- Campeonato Paranaense de Futsal Chave Ouro: 1 (2006 e 2017).
- Campeonato Paranaense de Futsal Chave Prata: 3 (2002, 2011 e 2016).
- Taça Paraná de Futsal: 1 (1990).
- Jogos Abertos do Paraná: 2 (1997 e 2004).
- Jogos Abertos do Paraná divisão B: (2002 e 2013).
Títulos nacionais no futsal
- Jogos Abertos do Brasil: 2 (1997 e 2004).
- Taça Brasil de Futsal: 1 (2018).
- Liga Nacional de Futsal: 2 (2018 e 2019).
Títulos estaduais no futebol
- Divisão de Acesso Paranaense: 2 (1981 e 1986)
- Terceira Divisão Paranaense: 1 (2009)
Cultura
No seriado Toma Lá, Dá Cá, Alessandra Maestrini interpretava a empregada Bozena, que vivia contando histórias bizarras de moradores da sua cidade natal, Pato Branco, começadas com o bordão "Lá em Pato Branco daí...". Maestrini, que na verdade é paulista de Sorocaba, foi homenageada pela Câmara de Pato Branco, e se tornou garota-propaganda de uma das principais empresas da cidade, a Indústria de Fogões Atlas Eletrodomésticos.
Referência para o texto: Wikipédia .