segunda-feira, 18 de julho de 2022

SANTA IZABEL DO PARÁ - PARÁ

Santa Izabel do Pará é um município brasileiro do estado do Pará, situado na Região Norte do Brasil. Fundado em 1934, faz parte da Região Metropolitana de Belém. Sua população estimada em 2017 era de 68.836 habitantes, segundo estimativas do IBGE.
História
A história de Santa Izabel está ligada à construção da antiga Estrada de Ferro de Bragança que ligava as cidades de Bragança e Belém (localizadas no nordeste do estado) com objetivo de fornecer produtos agrícolas à capital paraense (período de expansão da atividade gomífera).
Por esta estrada vieram muitos migrantes nordestinos cooptados para a região principalmente durante a "Batalha da Borracha" e dos projetos de "colonização agrícolas" promovidos pelo Governo Federal para colonizar a zona bragantina paraense,[8] ocupando o corredor logístico da estrada de ferro.
O povoado surgiu com a implantação do Núcleo Colonial Nossa Senhora de Benevides em 1877, quando fora encarregado de demarcar essas terras o Cap. Valentim José Ferreira que se instalou estrategicamente na Boca da Sexta Travessa (Aratanha), (hoje um extenso bairro), dando início ao povoado -sendo portanto considerado o fundador do município.
O morador mais famoso da cidade foi o cantor e drag queen Pabllo Vittar, que ali residiu durante sua juventude.
A Cidade também é o berço de Artistas da Terra como Valéria Paiva .Vocalista da Banda Fruto Sensual e da Cantora Viviane Batidão
Geografia
Localiza-se a uma latitude 01º17'55" sul e a uma longitude 48º09'38" oeste, estando a uma altitude de 24 metros. Pertence à Região Metropolitana de Belém, distando 36 Km desta capital. Possui uma área territorial de 717,6 Km2. em como principal acidente geográfico o Rio Caraparu que nasce no distrito de Americano, com uma extensão aproximada de 85 km, deságua no Rio Guamá (limite Sul do município). A bacia caraparuense se completa com os afluentes: Maguari, Itá, Mucuiambá e Jundiaí, com uma área aproximada de 380 km2.
O município é composto de 3 distritos sendo, a sede municipal (Sta. Izabel), Americano e Caraparu e inúmeros lugarejos.
O município carrega na sua economia a presença marcante da produção de hortaliças, bovinos, suínos, equinos e aves. O Município é um grande produtor de ração, abastecendo o mesmo e outros pelo estado.
Cultura
No município de Santa Izabel, a população realiza o Círio de Nossa Senhora da Conceição de Itá, no segundo domingo de maio, com procissão que sai do povoado do Carmo para o distrito de Caraparú. Além dessa, outras manifestações religiosas marcam o calendário de festas locais. O Círio de Santa Izabel acontece no primeiro domingo de julho e o Círio de Nossa Senhora do Carmo, no dia 26 do mesmo mês. No mês de novembro, comemora-se no Distrito de Americano, o Círio de Nossa Senhora da Conceição que, como as demais festas, é acompanhado de arraial. A festividade de caráter eminentemente popular mais significativa de Santa Izabel é a Festa das Flores, no fim do mês de maio.
No artesanato, destaca-se a produção de entalhes em madeira, sem, no entanto, se constituir um elemento caracterizado do Município. A cidade dispõe de uma Biblioteca-Pública, inexistindo qualquer outro equipamento cultural.
Referência para o texto: Wikipédia .