segunda-feira, 2 de outubro de 2023

IÇARA - SANTA CATARINA

Içara é um município brasileiro do estado de Santa Catarina. Sua população verão costumava triplicar passando dos cerca de 60 mil para quase 200 mil veranistas oriundos da região, principalmente da Cidade de Criciúma, mas com a emancipação do distrito de Balneário Rincão que foi elevada à categoria de município em 2013, isso deixou de ocorrer visto que o município de Içara perdeu o acesso ao mar.
Içara pertence à Região Metropolitana Carbonífera (Criciúma).
A população da cidade de Içara (SC) chegou a 59.035 pessoas no Censo de 2022.
Etmologia
A palavra Içara, corruptela de jiçara e içaroba nos remete a ideia de palmeiras; logo Içara, terra das palmeiras.
História
A presença humana no município de Içara decorre desde os primórdios da civilização, com o homem dos sambaquis até a ocupação dos índios Carijós que foram aprisionados, escravizados e vendidos para outras regiões na época da ocupação portuguesa. A segunda presença foi a luso-açoriana e africana, por volta de 1770. Mesmo havendo ocupação das terras divididas em sesmarias e a colonização com implantação de novas culturas, estes colonos não foram conceituados como imigrantes pela condição de serem cidadãos portugueses, e de escravos. Na sequência vieram os povos de origem alemã, polonesa e italiana. Este último, um maior contingente, povoou o KM 47 por ocasião da construção da Ferrovia, por volta de 1920.
O KM 47 passou à condição de vila e tomou foros de Distrito de Criciúma em 1944, em detrimento do distrito de São Sebastião, sediado na Urussanga Velha e criado no ano de 1933. No dia 20 de dezembro de 1961, é criado o município de Içara e a 30 do mesmo mês foi efetivado a sua instalação, desmembrando-se do município de Criciúma com o topônimo de Içara.  Atualmente Içara, cortado pela BR-101, é um município em progresso constante com implantação da industrialização, destacando-se nos derivados de plástico. Entretanto, segue também na economia, a tradição agrícola e uma notável possibilidade, turístico religioso devido ao Santuário do Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, sendo o segundo maior de Santa Catarina.
Distrito criado com a denominação de São Sebastião pelo Decreto Estadual n.º 334, de 08-03-1933, subordinado ao município de Cresciúma.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933 o distrito de São Sebastião figura no município de Cresciúma.
Pelo Decreto-lei Estadual n.º 238, de 01-12-1938, o distrito de São Sebastião passou a denominar-se Aliatar.
No quadro fixado para vigorar no período de 1939 a 1943 o distrito já denominado Aliatar figura no município de Cresciúma.
Pelo Decreto-lei Estadual n.º 941, de 31-12-1943, o distrito de Aliatar passou a denominar-se Içara.
Pela Lei Estadual n.º 247, de 30-12-1948, o município de Cresciúma passou a ser grafado Criciúma.
No quadro fixado para vigorar no período de 1944 a 1948 o distrito já denominado Içara figura no município de Criciúma. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.
Elevado à categoria de município com a denominação de Içara pela Lei Estadual n.º 796, de 20-12-1961, sendo desmembrado de Criciúma. Sede no antigo distrito de Içara. Constituído do distrito sede. Instalado em 30-12-1961.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1997.
Em divisão territorial datada de 15-VII-1999 o município é constituído de 2 distritos: Içara e Balneário Rincão.
Em divisão territorial datada de 2015 o município é constituído do distrito sede.
Geografia
Localiza-se a uma latitude 28º42'48" sul e a uma longitude 49º18'00" oeste, estando a uma altitude de 48 metros. Com uma extensão territorial de 228,928 km², o município de Içara apresenta um relevo modesto. Com altitude média de 15 metros acima do nível do mar, estando a cidade de Içara, sede do município, a 27 metros de altitude. A morfologia do município pode ser dividida em: sequencia de morros; planície central e colinas.
A vegetação nativa do município de Içara está incluída no macro sistema vegetal Mata Atlântica, caracterizada pela floresta Ombrófila Densa (hoje, praticamente extinta) das áreas litorâneas.
O município de Içara apresenta duas bacias hidrográficas: a) bacia do rio Urussanga Velha; b) bacia do rio dos Porcos.
Clima
Em Içara, o verão é morno e opressivo; o inverno é curto e ameno. Durante o ano inteiro, o tempo é com precipitação e de céu parcialmente encoberto. Ao longo do ano, em geral a temperatura varia de 11 °C a 29 °C e raramente é inferior a 6 °C ou superior a 33 °C.
Baseado no índice de turismo, as melhores épocas do ano para visitar Içara e realizar atividades de clima quente são do meio de março ao fim de maio e do fim de agosto ao meio de dezembro.
Economia
Içara é uma pequena cidade que se destaca pelo elevado potencial de consumo e pelo alto crescimento econômico. Por outro lado, o pequeno número de novas oportunidades claras de negócios é um fator de atenção.
No ano, o município acumula mais admissões que demissões, com um saldo de 383 funcionários, onde destacam-se positivamente as atividades de limpeza (199), o transporte de carga (112) e as cabines, carrocerias e reboques para veículos automotores (74). Além disso, houve incremento de 115 novas empresas na cidade.
Até agosto de 2023 houve registro de 115 novas empresas em Içara, sendo que 6 atuam pela internet. Neste último mês, 14 novas empresas se instalaram. Este desempenho é menor que o do mês imediatamente anterior (19).
Referências para o texto: Wikipédia ; IBGE ; Weather Spark ; Câmara Municipal de Içara ; Caravela .