quinta-feira, 1 de maio de 2025

SÃO MANUEL - SÃO PAULO

São Manuel é um município brasileiro do interior do estado de São Paulo, Região Sudeste do país. Localiza-se na latitude 22º43'52" sul e na longitude 48º34'14" oeste, a uma altitude de 709 metros. A população da cidade de São Manuel (SP) chegou a 37.289 pessoas no Censo de 2022, do IBGE. O município é formado pela sede e pelo distrito de Aparecida de São Manuel.
História
Através de uma escritura pública de 19 de abril de 1870, lavrada no Tabelião Antônio César, de Botucatu, o alferes Manoel Gomes de Faria e dona Delfina Carolina Gomes, Antonio Joaquim Mendes e dona Sinhorinha Rosa da Conceição, fizeram a doação dos primeiros 13 alqueires, no local denominado Água Clara, para o patrimônio da Capela de São Manuel. A doação se fez com a condição de que os bens reverteriam aos doadores, caso não progredisse o povoado e não se realizasse a intenção dos mesmos. Manoel Gomes de Faria doou também na ocasião um paramento, um altar, a imagem de São Manuel e a Pia Batismal.
Em 2 de fevereiro de 1871, aquele terreno foi permutado por outro, onde se edificou a cidade. Foram permutantes, de um lado, Manuel José Pereira, procurador e zelador da capela e, de outro, Joaquim Antônio Pereira Pires e sua mulher Francisca Maria de Paula. A permuta foi autorizada pelo Juiz Dr. Amaral Gurgel, após ouvir o promotor de Resíduos e Capelas, Dr. Bernardo Augusto Rodrigues da Silva.
Associando-se a Manoel Gomes de Faria e a Antônio Joaquim Mendes, Manuel Vieira Paraíso doou mais uma área adjacente ao patrimônio e, pela coincidência do primeiro ser possuidor das terras da Águas Clara do Paraízo e este último chamar-se também Manuel, resolveram dar ao local a denominação de São Manoel do Paraízo.
O lugar onde está edificada a cidade era conhecido como Bairro do Paraízo, ou dos Tavares. A Lei nº 51, de 07 de abril de 1880, nove anos depois da fundação do povoado, elevou-se a Freguesia. A Capela de São Benedito foi edificada em 1874, sendo benta em outubro daquele ano e, mais tarde, sendo reedificada. Quem a benzeu foi o padre João Lopes Pinheiro que era vigário de Botucatu.
O povoamento do atual território de São Manuel deu-se antes de 1850, e suas terras eram, em geral, provenientes de posses registradas de acordo com a lei de 1850, havendo também algumas sesmarias.
A data de sua fundação é registrada como a mais próxima da doação de terras, ou seja, 17 de junho de 1870.
O povoado, em 7 de abril de 1880, por Lei Imperial, passou à freguesia no município de Botucatu. Em 10 de março de 1885 passou à condição de vila e recebeu o nome de São Manuel do Paraízo.
No início do século XX, o desenvolvimento do município foi impulsionado pelas fazendas de café. Atualmente a cultura predominante é a da cana-de-açúcar.
Distritos de São Manuel
Quando emancipado de Botucatu, o município de São Manuel era constituído pelos distritos de Igaraçu do Tietê, Areiópolis, Pratânia e Aparecida de São Manuel. Destes, o mais antigo é o de Aparecida, que ainda permanece como parte do município. Os demais distritos tornaram-se municípios.
Geografia
Possui uma área de 650,734 km². São Manuel está localizada na Região Da Cuesta, uma formação específica do solo.
Clima
Tropical de altitude com temperatura média de 21 °C, com as estações do ano relativamente bem definidas. Os verões se caracterizam pelo clima quente e úmido (com pluviosidade média de 214.2 mm no mês de janeiro), enquanto que os invernos são caracterizados por temperaturas mais amenas e menor incidência de chuvas (pluviosidade média em torno dos 34 mm em julho, com estiagens mais severas em alguns anos e umidade relativa do ar abaixo de 40%, devido ao fenômeno das ilhas de calor urbanas). Primavera e outono se caracterizam como estações de transição. Durante o inverno, não é raro a temperatura ficar próxima a 0 °C, e a ocorrência de geada é muito comum na zona rural e, em menor intensidade, na zona urbana do município durante os meses de maio, junho, julho e agosto. Já houve registro de neve no município no ano de 1876. É muito recordado também o inverno de 1975, em que os termômetros marcaram temperaturas negativas e foi possível observar o congelamento de poças de água ao relento na cidade e nas estradas.
Hidrografia
Compõem a hidrografia de São Manuel os seguintes elementos: Rio Claro; Rio Capivara; Rio Tietê; Ribeirão Paraíso; Rio Araquá; Córrego Água da Rosa; Córrego do Pimenta; Córrego Santa Clara e Córrego Santo Antônio
Vegetação
O Território do município é composto por 5 tipos de vegetações: Mata Atlântica, Capoeira (vegetação), Cerrado, Cerradão, Vegetação de várzea] (Planície de inundação). São Manuel tem uma área total de vegetação de 84.500 Hectare.
Infraestrutura
Transporte

Aéreo
São Manuel possui o Aeroporto de São Manuel - Nelson Garófalo
Rodovias
A cidade é atendida pelas rodovias SP-191; SP-251; SP-255 e SP-300.
Ferrovias
Ramal de Bauru da antiga Estrada de Ferro Sorocabana[
Educação
São Manuel conta com 19 escolas públicas, sendo 13 municipais (Creche, Educação Infantil e Ensino Fundamental I) e 6 estaduais (Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Médio integrado Técnico). A cidade conta ainda com 8 escolas particulares de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, além de duas faculdades.
Economia
A indústria é responsável por cerca de 30% dos empregos gerados no município. O setor de serviços responde por outros 30%. Destacam-se o segmento sucroalcooleiro, alimentos, bebidas e aquecimento solar.
O comércio é de médio porte e diversificado.
A agricultura é forte no município, com destaque para a produção de cana-de-açúcar, café, laranja e soja.
Referência para o texto: Wikipédia .