sexta-feira, 14 de junho de 2019

Parque das Águas Lysandro Guimarães - Caxambu - Minas Gerais

O Parque das Águas Lysandro Guimarães está localizado na cidade de Caxambu, município brasileiro no sul do estado de Minas Gerais.
A pequena cidade concentra o maior complexo hidromineral do mundo, com doze fontes de água mineral com propriedades diferentes, a maioria delas concentradas no Parque das Águas Doutor Lysandro Carneiro Guimarães, tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA/MG).
O Parque das Águas de Caxambu, em Minas Gerais, também abriga o suntuoso Balneário de Hidroterapia, um tradicional centro hidroterápico, que oferece banhos de imersão em água mineral, piscina de hidroterapia, saunas a vapor e secas, duchas, além de vários tratamentos estéticos (mais informações adiante).
E não para por ai, além das fontes e do balneário, o Parque das Águas ainda oferece outras atrações como: piscinas de água mineral, lago e pedalinhos, pista de Cooper, quadras esportivas e um teleférico que o levará ao topo do Morro Caxambu para uma deslumbrante vista da cidade (mais informações adiante).
No parque é possível caminhar, praticar Cooper no entorno do lago, hidratar-se com as águas minerais das fontes e respirar o ar puro. Também é possível se exercitar nos aparelhos de ginástica, nas quadras de tênis e poliesportivas. A maior piscina de água mineral do mundo permite nadar à vontade. Pode-se descansar à sombra das árvores, escutando o som dos pássaros e apreciar as flores e lindos jardins.
Balneário Hidroterápico
O suntuoso Balneário Hidroterâpico, construído no início do século em estilo neoclássico passou por uma ampla reforma e está ainda mais encantador. O prédio é ricamente ornamentado com vitrais franceses. Os azulejos, os pisos, vindos de Portugal e da Inglaterra, formam belíssimos mosaicos e desenhos. Em seu interior são oferecidos banhos, duchas, saunas, massagens terapêuticas e tratamentos estéticos.
Foram mais de três anos de obras e restaurações durante a reforma no prédio do Balneário de Caxambu, erguido há mais de um século, e nas construções históricas que integram o complexo. Vitrais, pinturas, o hall principal, pisos e azulejos foram restaurados. As saunas foram reconstruídas, os serviços como Ducha Vichy, Ducha Escocesa e Banho Turco foram modernizados e o Balneário ganhou novo mobiliário.
Além das banheiras de hidromassagem, a piscina de hidroterapia é a nova grande atração do Balneário. A piscina que pertencia à ala masculina passará a oferecer uso misto. Projetada seguindo conceitos de segurança e acessibilidade a piscina possui uma rampa de acesso que permite a entrada de deficientes físicos e cadeirantes favorecendo assim a inclusão e a extensão de seus benefícios para toda a população e turistas.
A nova Piscina do Balneário, comparável às piscinas mais famosas da Europa, combina água, calor, leveza e hidromassagem proporcionando efeitos terapêuticos e total relaxamento, foi equipada com o que há de mais moderno no mercado, são várias cascatas, uma banheira submersa, cerca de 70 diferentes jatos de hidromassagem e um sistema de iluminação multicolorida que vai promover os benefícios da cromoterapia.
Banheiras de Hidroterapia
Uma banheira de hidromassagem doméstica já é capaz de contribuir para sua saúde, aliviar o stress e oferecer relaxamento. Imagine então os benefícios de um banho programado de acordo com suas necessidades em uma banheira profissional de hidroterapia.
As 16 banheiras de hidroterapia do Balneário de Caxambu são as únicas no Brasil capazes de oferecer um banho diferenciado para cada usuário. Parece mágica, mas é tecnologia. Uma vez configurada, a banheira executa sozinha todo o programa do banho enquanto você relaxa e sente no corpo os benefícios de um banho só seu. Ombros, braços, costas, glúteos, pernas e pés, cada cantinho do seu corpo vai receber uma hidromassagem inesquecível.
Ducha Vichy
Uma sessão de ducha Vichy é uma experiência sensorial única e completa. A Ducha Vichy é uma terapia que alivia as tensões e o stress promovendo o reequilíbrio físico e mental. É uma terapia de jatos de água dirigidos e com pressão regulável. Um sistema de iluminação multicolorida complementa o tratamento oferecendo os benefícios da cromoterapia. Simplesmente deite-se em uma confortável cama de massagem e relaxe. Sinta os jatos de água agindo dos pés a cabeça na pressão e temperatura adequada para cada tratamento. A água quente relaxa enquanto a água fria energiza o corpo.
Ducha Escocesa
A ducha escocesa é um tipo de banho com jatos de água em alta pressão e temperatura controlada. Um profissional treinado realiza o tratamento dirigindo o jato de água pelo seu corpo, controlando também a pressão e temperatura da água de acordo com cada tratamento. A ducha escocesa é uma massagem muito eficaz que explora os benefícios do calor ou do frio além do impacto da água para promover seus benefícios. É uma excelente terapia para combater a fadiga oferecendo uma sensação de mais energia e bem estar.
Sauna Finlandesa
Há séculos, as saunas secas ou finlandesas são uma tradição na Europa. No Brasil, só são freqüentes na região sul. Justamente por ser uma região mais fria e com maior influência dos imigrantes europeus. Trata-se de uma terapia pela exposição a altas temperaturas em um ambiente seco com revestimento interno em madeira. Se na sauna úmida a temperatura raramente ultrapassa os 50º C, na sauna seca o corpo humano tolera durante curtos períodos de tempo temperaturas que podem ultrapassar 80º C.
Os benefícios da sauna seca e a vapor são semelhantes. A sauna Seca ou Finlandesa também combate o estresse, o cansaço e esgotamento físico além de promover bem estar e relaxamento. Desde que utilizada com responsabilidade, evitando-se abusos, a sauna seca é indicada para a maioria das pessoas. Assim como na sauna a vapor, recomenda-se apenas que tem problemas cardíacos ou de pressão arterial consulte antes o seu médico e, ao sinal de qualquer desconforto, interrompa a atividade.
É recomendado uma rápida chuveirada antes e depois da sauna. O contraste entre água fria do banho e calor da sauna é geralmente benéfico para o organismo. Um repouso tranqüilo entre e após as sessões é muito bem vindo. E lembre-se de hidratar-se durante e após a sauna, com água, chás ou sucos naturais.
Sauna a Vapor
Sauna a vapor ou sauna úmida são nomes diferentes para o tipo de sauna mais popular no Brasil. Trata-se de uma terapia pela exposição ao calor e ao vapor de água em uma cabine, geralmente um cômodo pequeno com bancos e revestimento cerâmico. A temperatura ideal fica entre 40 e 50 graus Celsius.
Sua função é fazer “suar”, fazer o corpo expelir toxinas e seus benefícios refletem-se no dia a dia, inclusive para a saúde. É o que dizem os estudos e garantem aqueles que fazem da sauna um hábito freqüente. Além de um hábito de higiene profunda, um banho de sauna promove o equilíbrio entre o corpo e a mente.
O banho de sauna combate o stress, relaxa a musculatura e alivia dores. Favorece a circulação sanguínea, previne a celulite e flacidez, hidrata a pele e desobstrui os poros. Desintoxica o organismo, limpando até as vias respiratórias. A sauna é uma excelente forma de relaxamento além de um momento de lazer com a família ou os amigos. Deitar-se após fazer sauna também ajuda adormecer mais fácil e profundamente.
A sauna é indicada para a maioria das pessoas adultas ou mesmo mais idosas. Recomenda-se apenas a quem tem problemas cardíacos ou de pressão arterial consulte antes o seu médico e, ao sinal de qualquer desconforto, interrompa a atividade.
É recomendado uma rápida chuveirada antes e depois da sauna. O contraste entre água fria do banho e calor da sauna é geralmente benéfico para o organismo. Um repouso tranqüilo entre e após as sessões é muito bem vindo. E lembre-se de hidratar-se durante e após a sauna, com água, chás ou sucos naturais.
Coreto do Parque
Ricamente ornamentado, o Coreto é o lugar ideal para contemplar as belezas do Parque das Águas de Caxambu MG. Segundo os arquivos do IEPHA/MG, a construção é datada da segunda década do século XX. O projeto original, provavelmente de elaboração belga, consta de planta e fachada do “Kiosque à Musique”.
A cobertura do Coreto tem forma bulbóide e nota-se, em sua composição, aspectos formais de inspiração oriental. Como os demais pavilhões, apresenta forro trabalhado, frisos e grades ornamentais em ferro com arabescos de folhas e flores estilizadas e entrelaçadas. O piso é cimentado sobre laje estruturada em perfis metálicos que cobre um porão alto que, atualmente, é usado como depósito.
Fábrica de Água Mineral
A exploração das águas minerais deu-se início em 1886, quando foi fundada a “Empresa de Águas Minerais de Caxambu”. Nos primeiros anos, foram captadas as fontes Dom Pedro II, Dona Isabel e Viotti.
Nesta época, foram construídos os primeiros chalés para a cobertura de cada fonte, além de várias outras benfeitorias no Parque. O ribeirão do Bengo teve seu curso desviado e foi canalizado. Foi construído um novo estabelecimento balneário para substituir o antigo que havia caído em ruínas e pela primeira vez o Parque recebeu intervenção paisagística e teve sua área delimitada por gradil.
Durante todos estes anos, o engarrafamento e comercialização das águas minerais de Caxambu foi explorado por diferentes empresas. O que nunca mudou foi a qualidade das águas que é reconhecida internacionalmente. Caxambu é uma água única, rica em detalhes que a natureza demorou mais de 500 anos para criar. A água é essencial para a vida. A água de Caxambu, mais que água pura, é natureza pura. Hoje, a empresa responsável é a Águas Minerais de Minas que está trazendo de volta ao mercado as melhores e mais conhecidas águas minerais do Brasil: Caxambu, Araxá, Cambuquira e Lambari. Com o objetivo de revolucionar o mercado de águas no País.
A Fábrica de Água de Minas tem como compromissos:
- Preservação da saúde: garantindo a higiene e sua segurança com a inviolabilidade das embalagens. A água sai direto das fontes para o engarrafamento sem qualquer contato humano. A água é protegida em todas as etapas de produção e transporte.
- Preservação da água: um Selo Verde garante todo o processo de produção. As fontes de água mineral são protegidas e preservadas para garantir a perpetuação da riqueza deste patrimônio. Só é engarrafada a quantidade de água mineral que sai naturalmente da fonte.
- Preservação do planeta: em atitude inédita, a Águas Minerais de Minas recomprando vasilhames usados, dando um importante exemplo para quem de fato deseja preservar o planeta.
Lago e Pedalinho
O lago é uma das principais áreas de lazer do Parque das Águas, um espaço muito acolhedor, com pedalinhos, brinquedos, amplos jardins e uma lanchonete. Circundado por uma pista de Cooper e diversos aparelhos de ginástica, é um ótimo lugar para manter a forma.
Aproveite todo ar puro e curta sua linda paisagem. Leve as crianças para passear de pedalinho neste lago de 51.000 m² e aprecie as aves aquáticas que habitam sua ilha.
Ninfa do Lago
A estátua da Ninfa do Lago é de uma mulher nua que, acariciando seus cabelos molhados e olhando seus rebentos, simboliza a divindade das águas minerais. Fixada no centro de um pequeno lago, logo à entrada do Parque, a estátua encaminha os visitantes para o Balneário e as 12 fontes de água mineral.
Originária da Bélgica, a estátua foi recebida com prêmio do concurso de águas minerais ( Exposição Universal de Bruxelas ) que aconteceu em 1910, na Europa.
Obras do Chico Cascateiro
Você pode pensar que algumas obras espalhadas pelo Parque das Águas de Caxambu são de madeira, mas na verdade é argamassa. Pura obra de arte e história. Presente em toda e extensão do Parque, enfeitando e chamando atenção pela riqueza de detalhes, estão as obras do português Francisco da Silva Reis, o Chico Cascateiro.
Chico Cascateiro era um laborioso e criativo estucador português observava a natureza para transformá-la em obras fantásticas. Em seus trabalhos conseguiu criar ilusões de trabalhos executados em carpintaria e entalhe em madeira. Chico criou uma obra rica em detalhes e de grande valor artístico: esculpiu em cimento troncos, cipós e galhos retorcidos que estão inseridos em quiosques, cascatas, caramanchões, pontes, bancos, pedestais, balaústres, fontes e miradouros. Reproduziu a fauna e a flora em estucagem.
Chico Cascateiro deixou várias obras no Parque das Águas, como a cascatinha e a casinha de bonecas. Os quiosques, as graciosas pontes e as cascatas artificiais que construiu, no início do século XX, marcaram uma época, e encantam até hoje quem visita Caxambu MG. As obras de Chico Cascateiro compõe de maneira única o Parque das Águas, dando ao lugar um ar natural e romântico. Você encontrará as obras de Chico Cascateiro dentro do Parque das Águas ou na Praça 16 de Setembro.
Piscinas de Água Mineral
O Parque das Águas de Caxambu oferece duas piscinas de água mineral. Uma infantil e outra adulta. A piscina adulta é considerada a maior piscina de água mineral do mundo. Abastecidas pelas águas minerais da fonte Mayrink, bacteriologicamente puras, ainda recebem cloração e são equipadas com aparelhos que filtram a água para garantir a segurança.
Revestidas com azulejos brancos e circundadas por um “lava pés”, são consideradas piscinas de água mineral corrente porque boa parte do seu volume de água é renovado diariamente. Para completar a diversão, foram equipadas com dois toboáguas, para crianças e adultos.
Oferecem ainda vestiários, lanchonete e área para banhos de sol no seu entorno. Uma atração imperdível nos dias de sol que faz bastante sucesso com os moradores e turistas. Afinal, quem não quer nadar em uma piscina de água mineral? Abaixo, fotos antigas da Piscina.
Teleférico e Morro de Caxambu
Situado junto ao Parque das Águas, o Teleférico de Caxambu leva os visitantes até o cume do Morro, passando por cima do lago e da mata do Parque das Águas.
O Teleférico de Caxambu foi inaugurado em 28 de outubro de 1988 e foi o primeiro a ser instalado no Circuito das Águas. O passeio é tranquilo e seguro. O percurso corta o lago e a mata do Parque. Durante passeio pelo Teleférico é possível avistar o Balneário de Hidroterapia além da maioria das Fontes e atrações do Parque das Águas. O Teleférico tem capacidade para 80 lugares. Percorre ao todo 908 metros e vai até o ponto culminante do município de onde se avista toda a cidade e a zona rural.
O Teleférico de Caxambu MG funciona de segunda a sexta-feira de 8h às 12h e de 14h as 17h30, sábado e domingo de 8h ás 17h30. O acesso ao Teleférico pode ser feito pelo Parque das Águas ou pela Av. João Pessoa. Valor: Em média, cerca de R$10,00 por pessoa, ida e volta.
Referência para o texto: Wikipedia e Site Descubra Caxambu.