Lauro de Freitas é um município da Região Metropolitana de Salvador, no Litoral Norte do estado da Bahia, no Brasil. O município é um dos que mais crescem no país e foi considerado o quarto município que mais gerou empregos no ano de 2009, fato que se repete ao longo dos anos.
Topônimo
A freguesia de Santo Amaro de Ipitanga tinha esse nome pois cresceu a partir da igreja matriz de Santo Amaro de Ipitanga. Assim ficou até sua emancipação a partir de Salvador, em 1962, quando o vereador Paulo Moreira de Souza propôs substituir Santo Amaro de Ipitanga por Lauro de Freitas, homenageando o político baiano Lauro Farani Pedreira de Freitas.
Essa homenagem póstuma foi uma grande motivação, assim como ocorreu em Simões Filho, para que o distrito soteropolitano se transformasse em um município. Atualmente, há um movimento polêmico na cidade para que se retorne ao seu antigo nome, Santo Amaro de Ipitanga. Por causa disso, a prefeitura pretende conscientizar os cidadãos da história da cidade para, depois, realizar um plebiscito para definir o nome da cidade.
História
Por volta do ano 1000, a região atualmente ocupada pelo município foi invadida por povos tupis procedentes da Amazônia, os quais expulsaram os seus antigos habitantes, os tapuias, para o interior. No século XVI, quando chegaram os primeiros europeus à região, a mesma era habitada pelo povo tupi dos tupinambás. Em 1552, Garcia d'Ávila recebeu, de Tomé de Sousa, lotes de terra no litoral baiano. Ali, foi instalada, com apoio da família d'Ávila, proprietária da Casa da Torre, uma missão jesuíta, a qual deu origem, em 1758, à freguesia de Santo Amaro de Ipitanga.
A região era habitada por indígenas no Morro dos Pirambás. Por situar-se numa zona próxima ao mar, o que favorecia o escoamento da produção agrícola, vieram os engenhos de açúcar e, com eles, os escravos africanos, que influenciaram fortemente a cultura local. Ainda hoje, se podem encontrar descendentes de famílias escravas, guardiãs dos costumes africanos e praticantes do candomblé.
No século XVII, a história da cidade foi marcada por um surto de cólera que dizimou parcela considerável da população, e pela construção da matriz de Santo Amaro de Ipitanga, erguida na parte mais alta da cidade. A matriz se constituiu na construção mais representativa desse período colonial no Brasil.
Originalmente, Lauro de Freitas pertencia a Salvador, até que, em 1880, passou a ser distrito de Montenegro, atual Camaçari. Em 1932, retornou a Salvador, até que, em 31 de julho de 1962, foi transformado em município. Onze anos depois, passou a integrar a Região Metropolitana de Salvador.
Geografia
Lauro de Freitas está localizado ao norte da capital baiana, na região do Litoral Norte da Bahia. Faz divisa ao sul com Salvador pela praia de Ipitanga; também a oeste com Salvador; ao norte, com Camaçari, divisa pelo Rio Joanes, que se encontra em estado de poluição elevada, e Simões Filho, pelo Centro Industrial de Aratu; e a leste com o Oceano Atlântico.
Possui uma clima tropical quente úmido de temperaturas médias anuais equivalentes a 24 graus centígrados. Os períodos chuvosos são no mês de abril e de junho. A precipitação média anual de 1.800 milímetros.
Seu relevo é composto por tabuleiros, planaltos costeiros, baixos tabuleiros e colinas do Recôncavo.
O solo são do tipo latossolo vermelho amarelo distrófico, podzólico vermelho amarelo, com predominância de areias quartzozas marinhas distróficas.
A vegetação compreende a cobertura vegetal da orla marítima com coqueirais em solo arenoso e dunas recobertas por plantas rasteiras, arbustos e semiarbustos.
Lauro de Freitas possui um litoral de seis quilômetros banhados pelo Oceano Atlântico, divididos em três praias: Buraquinho, Praia de Ipitanga e Vilas do Atlântico.
Os rios principais do município são o Rio Joanes, que desagua no Oceano Atlântico e separa Lauro de Freitas e Camaçari, e o Rio Ipitanga, que corta a cidade desaguando no Joanes. Há também vários córregos e outros dois rios, Sapato e Goro, entretanto ambos estão em acelerado processo de deterioração.
A unidade de conservação do município que se destaca como apta à prática do ecoturismo é a Área de Proteção Ambiental Joanes/Ipitanga, com cerca de 22 000 hectares de mata atlântica.
Economia
É considerado um dos municípios mais industrializados da Bahia; possui uma fábrica da Lenoxx e ocupando a terceira posição entre eles, detendo um grande polo de "indústrias limpas". O comércio de Lauro de Freitas é concentrado na Estrada do Coco (BA-099), que corta o município, mas também nos centros dos seus principais bairros
Cultura
Localizada na praça principal da cidade, a Igreja Matriz de Santo Amaro de Ipitanga é o mais representativo monumento arquitetônico. Datada do final do século XVII a igreja do padroeiro localiza-se em um dos pontos mais altos do município e com a sua festa em janeiro onde ocorrem a lavagem, a procissão e a missa solene torna-se o maior evento religioso local e importante atrativo turístico com a participação de baianas típicas.
Eventos e datas comemorativas
O Festival Ipitanga de Teatro era realizado a partir da primeira semana de janeiro, como parte das comemorações ao padroeiro da cidade, mas foi adiado para abril. Recebe patrocínio público estadual do Fundo de Cultura da Bahia, além da reforma do Centro de Cultura de Lauro de Freitas. Sua quinta edição foi realizada entre 12 a 22 de maio de 2010. O festival se tornou um dos mais importantes do estado, com a participação de espetáculos de vários estados brasileiros: Bahia, Sergipe, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Amazonas, Minas Gerais, Goiás, Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com apresentação de mais de cem espetáculos. O evento é organizado pela Sociedade Cultural Távola.
Esportes
- Kartódromo Ayrton Senna - circuito de corrida brasileiro localizado no bairro de Ipitanga, em Lauro de Freitas, próximo ao limite com Salvador, na Bahia. Inaugurado em 1991, foi o segundo kartódromo baiano, quando já existia o hoje extinto "Kartódromo do Stiep", na capital baiana. O kartódromo foi palco de disputas do Campeonato Baiano de Kart, Campeonato Brasileiro de Kart e Copa Brasil de Kart.
Localizava-se em terreno de 50 mil metros quadrados cedido pela Arquidiocese de São Salvador da Bahia à Federação de Automobilismo da Bahia (FAB). Com a decisão da construção do Centro Pan-Americano de Judô sobre o kartódromo, em agosto de 2013, a área do circuito foi reduzida para 30 mil metros quadrados e o comprimento que era de 1.050 metros passou para 820 metros. O kartódromo prosseguiu existindo nessas condições até o início de 2014, quando a Arquidiocese solicitou de volta o terreno.
- Novo kartódromo - A Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (SUDESB) se comprometeu com a FAB, em protocolo de intenções, para disponibilizar R$ 3 milhões para o financiamento das novas instalações do automobilismo baiano. Algum tempo depois, a FAB anunciou um terreno de 1 quilômetro quadrado em São Francisco do Conde, desapropriado pela Prefeitura, onde projeta criar um multiparque com pistas de barro e de arrancada, cidade da música, universidade ligada ao automobilismo, museu e autódromo a começar com o kartódromo. A inauguração do novo kartódromo foi prevista para outubro de 2015. Em janeiro de 2015, Selma Morais, presidente da FAB, entregou a Elias Dourado, diretor geral da SUDESB, o projeto do novo kartódromo em São Francisco do Conde, cujo tamanho atende às exigências da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Serão 1.246 metros de comprimento de pista com dez metros de largura, previstos no projeto, como também arquibancada, torre de cronômetro, boxes, três saídas do equipamento esportivo e guarita.
- Centro Pan-Americano de Judô - O Centro Pan-Americano de Judô (CPJ) é um equipamento esportivo, localizado na Praia de Ipitanga, em Lauro de Freitas, no estado da Bahia, que servirá de palco para a preparação dos atletas de judô dos países americanos que estarão presentes nos Jogos Olímpicos Rio 2016 e será utilizado para treinamentos das seleções baiana e brasileira, além de abrigar ações de iniciação e formação no esporte. Foi construído no terreno do antigo Kartódromo Ayrton Senna e ocupa uma área de 20 mil m² distribuídos em três prédios, compreendendo: ginásio climatizado, alojamento de atletas e o setor administrativo. Além disso, a estrutura abriga áreas de preparação e recuperação física de atletas; museu do judô, centro de capacitação profissional, auditório para 200 pessoas, sala vip e centro de treinamento; alojamento com 32 quartos que recebem mais de 70 atletas ao mesmo tempo; sala de jogos; piscina; quadra poliesportiva; e pista de corrida de 100 metros com quatro raias para aquecimento dos atletas. A capacidade é para dois mil pessoas sentadas e outras 2.500 em pé.
- Jockey Clube da Bahia - é um estádio de futebol localizado no município de Lauro de Freitas, estado da Bahia, e possui capacidade para 8.000 espectadores. Era utilizado tanto para atividades hípicas como para o futebol.
- Estádio Edvaldo Costa Santos - apelidado de Estádio de Itinga, é um estádio de futebol localizado no bairro de Itinga, no município de Lauro de Freitas, estado da Bahia, e possui capacidade para 1.000 espectadores. Foi reinaugurado em 21 de maio de 2016, como novos pisos e pastilhas nas áreas internas, alambrado ampliado, rede de proteção, espaço para imprensa, seis vestiários com climatização e sede nova para administração.
- Estádio Municipal Gerino de Souza Filho - também conhecido como Estádio Municipal de Lauro de Freitas, é um estádio de futebol localizado no município de Lauro de Freitas, estado da Bahia, e possui capacidade para 2.000 espectadores.
Referência para o texto: Wikipédia .