quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

CASTANHAL - PARÁ

Castanhal é um município brasileiro do estado do Pará, Região Norte do país. Pertencente à microrregião de Castanhal e a Região Metropolitana de Belém.
A cidade tem uma posição geográfica privilegiada no mapa do Pará, sendo cortada pela rodovia federal BR-316, importante rota para o escoamento da produção, além disso, está a um pouco mais de 60 quilômetros de distância do porto, aeroporto e da Alça Viária, na região metropolitana de Belém.
Etimologia
O nome Castanhal deriva do igarapé Castanhal que, em suas margens, possuía muitas castanheiras ("Bertholletia excelsa").
História
Atribuem-se a índios da tribo Tupinambá, as origens históricas de Castanhal. O povoamento regular começou a partir do caldeamento racial entre brancos, pardos e nativos.
Com a chegada da Estrada de Ferro de Bragança começa o primeiro período de desenvolvimento, com os colonizadores cearenses, especializados no cultivo da terra, contratados pelo Governo Provincial. Formou-se a Vila de Castanhal, criada oficialmente em 15 de agosto de 1899.
A emancipação política de Castanhal tem dois ocorridos importantes[9]: o primeiro em 1 de novembro de 1905, quando a então Vila de Castanhal foi anexado ao patrimônio municipal de Belém pela Lei nº 957. O segundo ocorrido em 30 de Dezembro de 1931, através do Decreto nº 565, que incorporou Castanhal ao recém-criado município de Santa Izabel. Essa situação mudaria em 28 de janeiro de 1932, quando o interventor do Estado do Pará Magalhães Barata, através do decreto de Lei nº 600 criando o município de Castanhal, considerando seu "destacado e notável desenvolvimento econômico.
Economia
A principal atividade econômica de Castanhal é o comércio, onde tem grande contribuição no abastecimento da cidades vizinhas, através da venda de utensílios, alimentos, ferramentas, material de construção. Nos últimos anos as autoridades políticas tem aumentado o incentivo para instalação de indústrias de diversos ramos, e também contribuindo para melhoria das indústrias pioneiras na cidade.
O polo industrial da cidade atua em ramos diversificados como: calçados, têxtil, metalmecânica, alimentos, pré moldados, material elétrico e vestuário.
Castanhal é o município mais desenvolvido da Região Nordeste do Pará e o que apresenta o crescimento mais acelerado nas áreas de indústrias e comércio.
Turismo
O principal ponto turístico da cidade é a catedral Santa Maria mãe de Deus, uma das maiores obras arquitetônicas da região.O Monumento e a praça Cristo Redentor também é um dos mais belos pontos turísticos da cidade de Castanhal, inaugurado para as comemorações dos 50 anos da cidade em 1982. Localizado na avenida Major Wilson, bairro do Cristo. É muito visitada a avenida Barão do Rio Branco, a principal avenida da cidade, por possuir inúmeras lojas. Quem vai para Castanhal nunca deixa de ir à Praça do Estrela, entre outras. A vila do Apeú, Igreja da Matriz, e a Diocese de Castanhal são também muito visitados.
Sem falar das praias belíssimas do Pará, duas localizam-se na estrada de Castanhal-Curuçá, região litorânea próximo à Castanhal, que são Marudá e Crispim.
Educação
A educação de nível superior em Castanhal conta com as seguintes universidades: Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade do Estado do Pará (UEPA), Faculdade Estácio de Castanhal(ESTÁCIO/ Castanhal), Centro de Educação da Amazônia (CEAMA), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Universidade Paulista (UNIP), Universidade Norte do Paraná (FAMAC/UNOPAR) e Centro Universitário Internacional (UNINTER).
Cultura
Na área da cultura, há a Romaria de Castanhal-Apeú (uma vila castanhalense)em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré, o percurso é feito da Matriz da cidade até a igreja da vila do Apeú. É realizada também em Castanhal a Expofac (Exposição e Feira Agropecuária de Castanhal), realizada geralmente no fim do mês de agosto ou no começo do mês de setembro. A feira vem atraindo vários investidores agrícolas, e trazendo também mais desenvolvimento à cidade. A Expofé, um evento evangélico, que acontece na cidade de Castanhal, reuni pessoas vindas de vários municípios ao evento, durante 3 (três) dias. No período junino sempre há diversas festas de forró de rua nos finais de semana, as mais famosas são o Forró do Didi, do Agricultor, do Ianetama, Agnaldo e muitos outros.
Eventos culturais - Festividade de São José; Romaria de Castanhal; Expofac (Exposição e Feira Agropecuária de Castanhal) e .Expofé
Esporte
O Castanhal Esporte Clube, mais conhecido na região como Japim da Estrada é o time de futebol da cidade onde tem seu estádio (Maximino Porpino) vulgo Modelão, sediado na área central da cidade e participa de torneios municipais, estaduais e interestaduais.
Mais informações sobre a cidade de Castanhal e sobre outras cidades brasileiras, suas histórias, suas economias e suas atrações turísticas, culturais e de lazer, podem ser encontradas no endereço https://imagensdobrasil.com.br . Inscreva-se no Canal e ative o sininho para receber notificações sobre novos vídeos.
Referência para o texto: Wikipédia .