segunda-feira, 22 de julho de 2024

CABREÚVA - SÃO PAULO

Cabreúva é um município da Região Metropolitana de Jundiaí, no estado de São Paulo, no Brasil. Sua população, conforme censo do IBGE de 2022, era de 47.011 habitantes. O município é formado pela sede e pelos distritos de Bom Fim do Bom Jesus, Jacaré e São Francisco do Pinhal.
Foi fundada no início do século XIX por um membro da família Martins e Ramos, do Município de Itú, que subiu o rio Tietê à procura de um lugar para instalar-se até encontrar um vale situado entre três serras - que viriam a ter os nomes de "Japi", "Guaxatuba" e "Taguá". Inicialmente, dedicou-se ao cultivo de cana-de-açúcar para a fabricação de aguardente, com a instalação de um engenho e a utilização de mão de obra escrava. A produção de aguardente daria origem à base da economia local durante várias décadas, justificando o apelido do município: "Terra da Pinga". No início do século XIX, foi erguida uma capela em homenagem a São Benedito. Em 1856, foi erguida a igreja matriz atual, em homenagem a Nossa Senhora da Piedade.
O nome do município é originário da árvore cabreúva (Myrocarpus Frondosus), da família Martins e Ramos. "Cabreúva" procede do tupi antigo kaburé'yba, que significa "planta do caburé" (kaburé, "caburé" + 'yba, "planta").
São os seguintes os Feriados Municipais na cidade: 24 de março: Dia do Aniversário municipal; 15 de setembro: Dia de Nossa Senhora da Piedade, Padroeira do Município.
A paisagem é dominada por duas formações geográficas destacadas: as serras (Japi, Guaxatuba e Taguá) e o Rio Tietê.
Cabreúva está acima do Trópico de Capricórnio, na Zona Tropical do hemisfério Sul. O clima de Cabreúva é influenciado pela altitude. Os verões são quentes e úmidos, a Primavera e o Outono são estações de Transição entre o verão e o inverno, sendo mais úmidas quando tende ao verão e mais secas quando tendem ao inverno. O inverno é a época de estiagem das chuvas, e enfim, é a estação seca(W), não tendo uma frequência pluviométrica na estação. O clima se define então como: Tropical de Altitude tipo Cwa na classificação Classificação climática de Köppen-Geiger.
As altitudes no município variam entre 640 metros no centro do município, até 1.200 metros no alto da Serra do Japi.
O município possui uma área territorial total de 261 quilômetros quadrados, sendo 96 quilômetros quadrados de área urbana e 165 quilômetros quadrados de área rural, tendo como municípios vizinhos ao norte: Indaiatuba e Itupeva, ao sul: Pirapora do Bom Jesus e Araçariguama, ao leste: Jundiaí e a oeste: Itu.
A Hidrografia de Cabreúva é composta do Rio Tietê e do Rio Piraí
Cabreúva é uma pequena cidade que se destaca pela alta regularidade das vendas no ano e pelo elevado potencial de consumo.
De janeiro a dezembro de 2023, foram registradas 9,4 mil admissões formais e 8 mil desligamentos, resultando em um saldo positivo de 1.414 novos trabalhadores.
Até janeiro de 2024 houve registro de 13 novas empresas em Cabreúva, sendo que 3 atuam pela internet. Neste último mês, 13 novas empresas se instalaram, sendo 3 com atuação pela internet.
Cultura
O Centro histórico abriga a Igreja Matriz Nossa Senhora da Piedade, erguida em 1856 com recursos da comunidade e fazendeiros da época.
Cabreúva também sedia dois importantes templos da tradição budista, o Centro de Meditação Kadampa Brasil, maior templo budista da América Latina e o Mosteiro Sakya, localizado no Centro da cidade.
Atrativos Turísticos
- Igreja Matriz N. Sra. da Piedade (Centro Histórico): Aberta todos os dias. Rica em história e arquitetura, ao redor da Matriz foi onde a cidade teve seu desenvolvimento. Missas: terças e quintas às 19h; Sábado às 18h30 e Domingo às 8h e às 18h30.
- Oficina de Doces da Tia Maria (Centro Histórico): Doces com mais de 100 anos de história. Cocadas assadas e doces em compota.
- Sorveteria Laurini: Onde se encontra o famoso sorvete de groselha, tradição há anos, ninguém passa por Cabreúva sem provar deste saboroso sorvete.
- Prefeitura Municipal de Cabreúva (Centro Histórico): Funciona de segunda à sexta das 8h às 17h. Antigamente pertencia ao Grupo Escolar, e lá é possível ver a estrutura das paredes através de um vidro colocado durante a reforma.
- Antiga Cadeia (Centro Histórico): Funciona como Secretaria de Meio Ambiente de segunda à sexta, das 8h às 17h. Vale conhecer o prédio, mesmo que somente o lado externo, e saber que ali foi a Casa de Câmara e Cadeia por muitos anos.
- Cachaçaria Vilela: A Cachaça Vilela é fabricada há décadas sendo passada de geração para geração.
- Alambique Rainha da Praia: Aqui é possível conhecer o processo da fabricação da cachaça. - Aos finais de semana e feriados, o quiosque do alambique é um ótimo lugar para bater um papo, tomar uma cerveja ou suco e comer uma deliciosa porção.
- SPA Recanto: Muito mais que um SPA para quem procura dieta restrita, o Recanto oferece massagens e procedimentos de estética em bangalôs rente a copa das árvores, possibilitando o maior contato com a natureza.
- Mosteiro Sakya: O Mosteiro Sakya é uma entidade religiosa sem fins lucrativos, dedicada ao estudo da psicologia, filosofia e prática do budismo tibetano. Oferece um ambiente acolhedor e inspirador para o estudo e prática dos ensinamentos de Buddha. É oferecido também atividades de estudo e prática da meditação para o público geral, independente de opções e crenças religiosas.
- Fazenda Guaxinduva: A Fazenda Guaxinduva recebe excursões, expedições escolares, grupos de diversos perfis e oferece inúmeras possibilidades para quem quer curtir a natureza: trilhas, caminhadas, banhos de cachoeira, passeios a cavalo e a prática de diversas modalidades esportivas. Agende sua visita e desfrute de uma programação especial que pode incluir refeições e guias.
- Centro de Meditação Kadampa Brasil: Aberto para visitação todos os sábados, domingos e feriados das 13h às 17h (entrada até as 16h30); 14h – Visita guiada gravada; 15h – Prece e meditação (sábado e feriados)
- Sítio Pé do Morro: Venda de queijos e demais itens produzidos no local. É possível visitar para a compra ou montar uma cesta e consumir no gramado com vista para a Serra do Japi. O Pé do Morro produz queijos, pães, manteiga, doce de leite e geleia, de parceiros locais ainda tem charcutaria e bebidas.
- Estrada Parque: Estrada dos Romeiros: Estrada que liga Santana de Parnaíba a Itu, margeia o rio Tietê e faz parte da história do Estado de São Paulo. A parte que liga Cabreúva a Itu é denominada de Estrada Parque. Recebe muitos ciclistas e motociclistas.
- Sabor da Serra: Café e Produtos Artesanais: Café colonial em sítio aos pés da Serra do Japi. Buffet repleto de doces e salgados, onde se paga um valor fixo e come à vontade. Na propriedade há uma represa e área para fotos e passeios.
- Camping Cabreúva: Parque aquático com diversas piscinas, lagos, trilhas, cachoeira. Possui restaurante e lanchonetes. É possível se hospedar ou passar o dia.
- Estação Cultural “Fotógrafo Tuta”: Espaço público que abriga um cinema e uma biblioteca, dentro de vagões de trem desativados. Toda a programação no local é gratuita.
- Parque Ecológico do Piraí: Parque localizado no bairro Vilarejo com pista de caminhada, campo de futebol, viveiro, pista de skate, parque infantil etc.
Referências para o texto: Wikipédia ; Prefeitura de Cabreúva .