segunda-feira, 29 de julho de 2024

COELHO NETO - MARANHÃO

Coelho Neto é um município brasileiro do estado do Maranhão, Região Nordeste do país. Localiza-se no Leste Maranhense, na região dos Cocais. Sua população foi estimada em 41.658 habitantes, conforme dados do censo do IBGE de 2022, e localiza-se a 385 quilômetros da capital maranhense, São Luís. É município principal de sua microrregião homônima e é partícipe da Região dos Timbiras.
História
Coelho Neto surgiu, inicialmente, como um distrito com a denominação de Curralinho, pela Lei Provincial nº 1.092, de 17 de julho 1874. Era subordinado a Vila de Brejo. Foi elevado à categoria de município com a denominação de Curralinho, pela Lei Estadual nº 667, de 28 de abril de 1914, sendo desmembrado de Buriti. Sua sede era no antigo distrito de Curralinho e sua instalação ocorreu em 08 de outubro de 1915.
Pelo Decreto Estadual nº 75, de 22 de abril de 1931, o município é extinto, sendo seu território anexado ao município de Buriti. Foi elevado novamente à categoria de município com a denominação de Curralinho, pelo Decreto Estadual nº 121, de 12 de junho 1931. Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído do distrito sede, sua única aglomeração urbana. Pelo Decreto Estadual nº 746, de 22 de dezembro de 1934, o município de Curralinho passou a denominar-se Coelho Neto.
Em divisões territoriais datadas de 31 de dezembro de 1936 e 31 de dezembro de 1937, o município é constituído pelo distrito sede, novamente a única aglomeração urbana em sua área territorial. No quadro fixado para vigorar no período de 1944 a 1948, o município é constituído do distrito sede. Em divisão territorial datada de 1º de julho de 1960, o município é constituído do distrito sede, assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.
Alteração toponímica
Por força do Decreto-Lei nº 764, do estado do Maranhão, emitido em 22 de dezembro de 1934, o nome do município foi alterado de Curralinho para Coelho Neto, em homenagem ao escritor e político Coelho Neto, membro da Academia Brasileira de Letras, nascido em Caxias e falecido naquele ano.
Clima
Em Coelho Neto, a estação com precipitação é quente e de céu encoberto; a estação seca é escaldante e de céu parcialmente encoberto. Durante o ano inteiro, o clima é opressivo. Ao longo do ano, em geral a temperatura varia de 22 °C a 37 °C e raramente é inferior a 20 °C ou superior a 39 °C.
Baseado no índice de praia/piscina, a melhor época do ano para visitar Coelho Neto e realizar atividades de clima quente é do fim de junho ao fim de agosto.
A estação quente permanece por 3,0 meses, de 4 de setembro a 5 de dezembro, com temperatura máxima média diária acima de 36 °C. O mês mais quente do ano em Coelho Neto é outubro, com a máxima de 37 °C e mínima de 24 °C, em média.
A estação fresca permanece por 5,8 meses, de 25 de janeiro a 20 de julho, com temperatura máxima diária em média abaixo de 33 °C. O mês mais frio do ano em Coelho Neto é março, com a mínima de 24 °C e máxima de 32 °C, em média.
Em Coelho Neto, a porcentagem média de céu encoberto por nuvens sofre extrema variação sazonal ao longo do ano.
A época menos encoberta do ano em Coelho Neto começa por volta de 1 de junho e dura 4,7 meses, terminando em torno de 22 de outubro.
O mês menos encoberto do ano em Coelho Neto é julho, durante o qual, em média, o céu está sem nuvens, quase sem nuvens ou parcialmente encoberto 68% do tempo.
A época mais encoberta do ano começa por volta de 22 de outubro e dura 7,3 meses, terminando em torno de 1 de junho.
O mês mais encoberto do ano em Coelho Neto é abril, durante o qual, em média, o céu está encoberto ou quase encoberto 84% do tempo.
É considerado dia com precipitação aquele com precipitação mínima líquida ou equivalente a líquida de 1 milímetro. A probabilidade de dias com precipitação em Coelho Neto varia acentuadamente ao longo do ano.
A estação de maior precipitação dura 4,6 meses, de 29 de dezembro a 16 de maio, com probabilidade acima de 43% de que um determinado dia tenha precipitação. O mês com maior número de dias com precipitação em Coelho Neto é março, com média de 24,8 dias com pelo menos 1 milímetro de precipitação.
A estação seca dura 7,4 meses, de 16 de maio a 29 de dezembro. O mês com menor número de dias com precipitação em Coelho Neto é agosto, com média de 1,0 dia com pelo menos 1 milímetro de precipitação.
Dentre os dias com precipitação, distinguimos entre os que apresentam somente chuva, somente neve ou uma mistura de ambas. O mês com mais dias só de chuva em Coelho Neto é março, com média de 24,8 dias. Com base nessa classificação, a forma de precipitação mais comum ao longo do ano é de chuva somente, com probabilidade máxima de 83% em 22 de março.
Economia
Coelho Neto é um município de grande relevância na região que se destaca por apresentar novas oportunidades de negócios. O baixo potencial de consumo e a baixa regularidade das vendas no ano são fatores de atenção.
Crescimento Econômico
No ano, o município acumula mais admissões que demissões, com um saldo de 95 funcionários. Além disso, houve incremento de 2 novas empresas na cidade durante o ano.
De janeiro a dezembro de 2023, foram registradas 589 admissões formais e 494 desligamentos, resultando em um saldo de 95 novos trabalhadores. Este desempenho é superior ao do ano passado, quando o saldo foi de -115.
Até fevereiro de 2024 houve registro de 2 novas empresas em Coelho Neto, sendo que a maioria delas atua com estabelecimento fixo.
Turismo
O mais importante ponto turístico de Coelho Neto é o Teatro Municipal de Coelho Neto. Destacam-se ainda as diversas trilhas disponíveis na região.
Referências para o texto: Wikipédia ; Caravela ; Weather Spark .