quinta-feira, 4 de julho de 2024

ARAIOSES - MARANHÃO

Araioses é um município brasileiro do estado do Maranhão. Possui uma população de 39.052 habitantes, de acordo com o censo do IBGE, em 2022
História
A origem de Araioses se dá por volta de 1769, quando um grupo de índios separados dos Tremenbés, tribo que habitava grande parte do litoral maranhense e passaram a se autodenominarem de Araios, se instalaram no local onde é atualmente o povoado de Aldeias e ali viviam da caça, da pesca, do plantio de Mandioca e do milho.
No dia 22 de abril de 1741 chegou a aldeia dos índios Araios um mestiço baiano chamado de João de Deus que logo após os primeiros contatos com o cacique Arinhã Magu e sua tribo, acompanhado de sua esposa D. Mariana, firmou um pacto de amizade com os índios e num gesto de reconhecimento, incorporou a seu nome a palavra Magu, em homenagem ao grande cacique e daí em diante passou a ser chamado João de Deus Magu.
A partir daí a história de Araioses está intimamente ligada a João de Deus Magu. Como acontecia nas comunidades civilizadas, dividiu os índios em grupos de famílias, loteou a aldeia, construiu casas para eles, vestiu-os e em 1743 construiu o primeiro campo agrícola da região de onde extraiu uma produção extraordinária de algodão.
Em 1748 construiu uma capela cuja padroeira era Nossa Senhora da Conceição.
Em 1751 o povoado já contava com 20 casas. Neste ano, João de Deus Magu, foi a São Luís pedir ao Bispo do Maranhão para que designasse um padre para rezar a primeira missa e batizar os índios já todos civilizados. Em 1752 chegou à comunidade o Padre Inácio Pereira da Fonseca onde, no dia 15 de agosto, rezou missa e batizou os índios, na capela Nossa Senhora da Conceição. Este fato marcou época na história do município; é a data da fundação do povoado de Araioses.
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Araioses, pela Resolução Régia, de 18 de junho de 1757.
Elevado à categoria de vila com a denominação de Araioses, pela Lei Estadual nº 53, de 15 de maio de 1893, desmembrado de Tutóia. Sede no antiga vila de Araioses. Constituído do distrito sede. Não temos até hoje a data de Instalação.
Pela lei municipal de 21 de dezembro de 1901, são criados os distritos de Angico, Ilha Poções e Magu e anexado ao município de Araioses. Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído de 4 distritos: Araioses, Ilha Poções, Magu e Angico. Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído do distrito sede. Não figurando os três distritos da divisão de 1911. Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31 de dezembro de 1936 e 31 de dezembro de 1937. Pela Lei Estadual nº 269, de 31 de dezembro de 1948, é criado o distrito de Frecheiras e anexado ao município de Araioses. Em divisão territorial datada de 1º de julho de 1960, o município é constiuído de 2 distritos:
Araioses e Frecheiras
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 17 de janeiro de 1991.
A Lei Estadual nº 6.197, de 10 de novembro de 1994, desmembra do município de Araioses o distrito de Frecheiras, passando a constituir o distrito sede do novo município de Água Doce.
Em divisão territorial datada de 1º de junho de 1995, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.
A Lei nº 269, de 31 de dezembro de 1948, cria o Município de Araioses do Maranhão
Clima
Em Araioses, a estação com precipitação é de céu encoberto; a estação seca é de ventos fortes e de céu parcialmente encoberto. Durante o ano inteiro, o clima é quente e opressivo. Ao longo do ano, em geral a temperatura varia de 25 °C a 33 °C e raramente é inferior a 24 °C ou superior a 35 °C.
Baseado no índice de praia/piscina, a melhor época do ano para visitar Araioses e realizar atividades de clima quente é do início de julho ao fim de setembro.
A estação quente permanece por 2,0 mês, de 26 de outubro a 25 de dezembro, com temperatura máxima média diária acima de 33 °C. O mês mais quente do ano em Araioses é dezembro, com a máxima de 33 °C e mínima de 27 °C, em média.
A estação fresca permanece por 2,0 mês, de 8 de fevereiro a 7 de abril, com temperatura máxima diária em média abaixo de 31 °C. O mês mais frio do ano em Araioses é março, com a mínima de 25 °C e máxima de 31 °C, em média.
Economia
Araioses é um município de grande relevância na região que se destaca por apresentar novas oportunidades de negócios e pelo alto crescimento econômico. O baixo potencial de consumo e a baixa regularidade das vendas no ano são os pontos de atenção.
De janeiro a abril de 2024, foram registradas 24 admissões formais e 32 desligamentos, resultando em um saldo negativo de -8 novos trabalhadores.
Até maio de 2024 não houve registro de novas empresas em Araioses. Neste último mês, não foi identificada nenhuma nova empresa.
Educação
IFMA - Instituto Federal do Maranhão - Campus Araioses -
O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) chegou ao município de Araioses com o compromisso de ofertar formação profissional, científica e tecnológica para melhorar a realidade social e econômica da região.
Turismo
Araioses no Maranhão – Uma das Portas de entrada do Delta do Parnaíba

A cidade, muito conhecida por ter uma forte cultura indígena, há mais de um século vem encantando os moradores e aos turistas com uma a sua bela história e as incríveis paisagens naturais que possui. Sendo assim, quem passa por aqui sempre se encanta com as belezas que ela pode oferecer
Com diversas praias, a cidade é uma das mais procuradas para quem deseja uma viagem tranquila e sem estresse. Isso porque ela está rodeada de uma mata verde, que torna o lugar ainda mais bonito. Sendo assim, conheça alguns lugares incríveis para visitar quando for à Araioses:
Os melhores passeios da cidade de Araioses são:
• Ilha do Caju - Com uma das águas mais bonitas que podemos ver, a Ilha do Caju é um espetacular da natureza que vai impressionar os seus olhos. Além de suas belezas, é possível ter contato com a flora e a fauna, pois diversos animais estão presentes no passeio. Uma incrível opção para levar a sua família!
Portanto, se você deseja visitar um paraíso arqueológico, a Ilha do Caju é um dos melhores destinos do mundo! Por aqui, diversas espécies de tartarugas, pássaros e outros animais vivem livremente para complementar a beleza natural que a ilha possui. Uma coisa linda que parece ter saído de filme!
• Ilha das Canárias - Uma área de preservação que fica na divisa com o estado do Piauí, é um paraíso arqueológico cheio de dunas e lagos que vão te impressionar com a beleza. Por aqui, é possível fazer uma travessia de barco para conseguir observar toda a beleza do local. Além disso, também é possível fazer passeios noturnos.
Por ser um local isolado, ela é muito indicada para a realização de trilhas e camping. Por isso, se você quer ter paz e sossego, explorar a ilha pode ser uma grande emoção, afinal, ela possui um bioma verde incrível, e paisagens muito belas, como as águas verdes dos rios que possui.
• Passeios ao Delta do Parnaíba - Um dos passeios mais incríveis para quem deseja conhecer a região de Araioses é o passeio pelo Delta da Parnaíba. Por aqui, o santuário ecológico reúne os mais diversos tipos de plantas e animais, sendo reconhecido como um dos biomas mais lindos da região Nordeste.
Logo, uma das mais belas visões que você pode ter na vida é o vôo dos guarás. Neste sentido, o céu costuma ficar vermelho por conta dos voos desses pássaros, que são oriundos da região. Portanto, um prato cheio para os amantes da natureza que desejam tirar um dia de folga para relaxar.
A pequena cidade de Araioses é o berço da Rota das Emoções. Sendo assim, é uma parada obrigatória para quem deseja conhecer melhor o Maranhão, pois oferece belas paisagens, uma boa culinária e uma hospitalidade típica dos moradores da região.
- Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição
Referências para o texto: Wikipédia ; Weather Spark ; Caravela ; Site Rotas das Emoções ; Site Prefeitura de Araioses .