terça-feira, 9 de julho de 2024

ESTÂNCIA VELHA - RIO GRANDE DO SUL

Estância Velha é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul. Sua população, conforme censo do IBGE de 2022, era de 47.924 habitantes.
História
A história de Estância Velha inicia com a chegada dos índios. Após a participação indígena, registra-se que em 1788 fazia parte da Real Feitoria do Linho Cânhamo, instalada as margens do Rio dos Sinos, com o objetivo de ocupar a área para a Coroa Portuguesa e produzir cânhamo - matéria prima para a fabricação de cordame de navios e que Portugal exportava para outros países. Como o plano de ocupação não surtiu efeitos desejados, em 1824, já no Brasil Imperial, Dom Pedro distribuiu estas terras da Real Feitoria aos imigrantes alemães que aportaram em São Leopoldo. O primeiro imigrante alemão que se estabeleceu em Estância Velha foi Mathias Franzen, que derrubou o mato e fez roça. Sendo sapateiro, já em 1830 exercia também o ofício aprendido na Europa. A partir daí, seguiu-se a vinda de diversas famílias de imigrantes.
Ainda no século XIX, cria-se a base de desenvolvimento industrial do município. Data de 1890, a tradição coureira de Estância Velha, a princípio voltada a fabricação de selas e acessórios para montaria, mais tarde dedicada ao curtimento de couros e peles e produção de calçados, principal vocação da região. Com a evolução da indústria e a agricultura se mantendo forte, Estância Velha foi elevada à sede do décimo distrito de São Leopoldo, em 15 de janeiro de 1930. O movimento emancipacionista lutou durante nove anos para que, em 8 de setembro de 1959, Estância Velha fosse emancipada.
Geografia
Pertence à Mesorregião Metropolitana de Porto Alegre e à Microrregião Porto Alegre.
É um dos municípios integrantes da bacia hidrográfica do rio dos Sinos.
Clima
Em Estância Velha, o verão é longo, quente e abafado; o inverno é curto e ameno. Durante o ano inteiro, o tempo é com precipitação e de céu parcialmente encoberto. Ao longo do ano, em geral a temperatura varia de 10 °C a 31 °C e raramente é inferior a 4 °C ou superior a 36 °C.
Baseado no índice de turismo, as melhores épocas do ano para visitar Estância Velha e realizar atividades de clima quente são do início de março ao meio de maio e do meio de setembro ao meio de dezembro.
A estação quente permanece por 4,0 meses, de 22 de novembro a 21 de março, com temperatura máxima média diária acima de 29 °C. O mês mais quente do ano em Estância Velha é janeiro, com a máxima de 31 °C e mínima de 20 °C, em média.
A estação fresca permanece por 2,9 meses, de 18 de maio a 14 de agosto, com temperatura máxima diária em média abaixo de 22 °C. O mês mais frio do ano em Estância Velha é julho, com a mínima de 10 °C e máxima de 20 °C, em média.
Em Estância Velha, a porcentagem média de céu encoberto por nuvens sofre pequena variação sazonal ao longo do ano.
A época menos encoberta do ano em Estância Velha começa por volta de 11 de fevereiro e dura 2,7 meses, terminando em torno de 1 de maio.
O mês menos encoberto do ano em Estância Velha é março, durante o qual, em média, o céu está sem nuvens, quase sem nuvens ou parcialmente encoberto 63% do tempo.
A época mais encoberta do ano começa por volta de 1 de maio e dura 9,3 meses, terminando em torno de 11 de fevereiro.
O mês mais encoberto do ano em Estância Velha é junho, durante o qual, em média, o céu está encoberto ou quase encoberto 50% do tempo.
Economia
Estância Velha é um município de grande relevância na região, que se destaca pela alta regularidade das vendas no ano e pelo elevado potencial de consumo.
No Setor primário, a Agricultura destaca-se com a cultura de côco, mangaba e da mandioca. Já no Setor primário Pecuárias, destacam-se bovinos, ovinos, caprinos e suínos. No Setor secundário, abriga indústrias alimentícias e têxteis. E no Setor terciário verifica-se a existência de Comércio, bancos, turismo e setor público.
Até janeiro de 2024, houve registro de 18 novas empresas em Estância Velha, sendo que uma delas atua pela internet.
Referência para o texto: Wikipédia ; Weather Spark ; Caravela .