terça-feira, 14 de janeiro de 2025

GUARAMIRIM - SANTA CATARINA

Guaramirim é um município brasileiro do estado de Santa Catarina. Localiza-se a uma latitude 26º28'23" sul e a uma longitude 49º00'10" oeste, estando a uma altitude de 22 metros. Sua população estimada em 2022 era de 46.711 habitantes, de acordo com o censo do IBGE. É oficialmente conhecida como "cidade das guirlandas".
Toponômio
Guaramirim, nome de origem indígena que significa Pequena Garça Vermelha (adotado como a versão oficial e que faz parte do Brasão do município); quando o padre francês Claude d’Abbeville chegou ao Brasil, em 1612, deslumbrou-se com o manto, de plumas vermelhas, usado pelos índios tupinambás, o acoiave. Na História da Missão dos Padres Capuchinhos na Ilha do Maranhão, escreveu: “Os homens da terra usavam o acoiave tecido com as mais belas penas, não para esconder o corpo, mas sim para se mostrarem mais belos em seus festins e solenidades”. A majestade da vestimenta que encantou o franciscano vinha da penugem do guará (Eudocimus ruber), que habitavam os manguezais da costa brasileira. Ao contrário das tribos tupinambás e tupiniquins, que foram dizimadas no século XVII, esse parente das garças e das cegonhas não integra a lista atual de espécies ameaçadas de extinção. Mas, hoje, colore uma área menor do país, restrita aos manguezais da Região Norte. Há uma exceção: a Baixada de Cubatão, no litoral de São Paulo. Lá um grupo de 600 indivíduos resiste, surpreendentemente, à poluição industrial. A cor do guará vem da alimentação baseada em crustáceos. “Todos os caranguejos carregam caroteno”, explica o ornitólogo Dante Teixeira, do museu nacional, no Rio de Janeiro. “Esse pigmento vermelho absorvido pelas penas, deixa a ave escarlate”. Se o cardápio é alterado, a penugem desbota. No século XVI, quando o Brasil era colônia portuguesa, os guarás habitavam os manguezais da Ilha de Santa Catarina.
História
O distrito de Guaramirim foi criado em 1919 pertencendo ao município de Joinville. Posteriormente, a Lei Estadual nº 247, de 30 de dezembro de 1948, criou o município de Massaranduba, contendo os distritos de Massaranduba e Guaramirim, sendo o primeiro sua sede. Pelo descontentamento de seus habitantes, a Lei Estadual nº 295 de, 18 de julho de 1949, mudou o nome do município e transferiu sua sede para Guaramirim. Atualmente Guaramirim e Massaranduba são municípios distintos.
Símbolos
Brasão

Escudo criado em 27 de setembro de 1972, através da Lei nº 389, promulgada pelo prefeito Paulino João de Bem e aprovada pela Câmara Municipal. As armas de Guaramirim constituem de um escudo de formato tradicional português, encerrado por uma coroa mural. O escudo de formato português faz referência a origem lusitana dos primeiros povoadores do município. Este escudo se subdivide em três faixas horizontais pela seguinte ordem: A faixa inferior, de cor verde, que representa os arrozais, os bananais e os milharais, que cobrem extensas terras do município e dos quais o mesmo retira a parcela principal das suas rendas; A faixa central, ondulada e de cor preta, representa o curso do Rio Itapocu, cujas águas banham as terras do município e da própria sede; A faixa superior, de cor azul celeste, remate e representa o firmamento.
Pousado sobre a margem inferior do Rio Itapocu, o escudo mostra um guará, ave de cor rubra, que segundo a tradição oral, deu origem ao nome do município.
O escudo tem como suportes laterais, de cada lado, e em suas cores naturais, uma bananeira ostentando florescência, que representa uma das produções mais importantes do município e uma alusão ao primeiro nome da região, quando ainda Distrito do município de Joinville, com o nome de Bananal. Terá ainda como suportes laterais e em suas cores naturais também, dois feixes de espigas de arroz em grão, representando a produção agrícola mais importante do município. Em listel localizado na base do escudo, esta inserta em letras maiúsculas a denominação do município: Guaramirim. O listel será em vermelho e a inscrição em prata.
A coroa mural, que há em cima do escudo, terá o formato tradicional e ostenta cinco torrões, de cor de prata.
Bandeira
Criada sob a Lei nº 390 promulgada pelo prefeito Paulino João de Bem, em 21 de setembro de 1972. Segundo a lei, a bandeira será de cor branca, tendo no centro o escudo de Guaramirim aprovado pela Lei nº 389/72. A cor branca identifica a pureza das intenções do povo de Guaramirim, a prosperidade e o trabalho que faz a grandeza. Ao centro do Brasão que representa o Governo Municipal e simboliza a cidade, sede do Município. A bandeira do município de Guaramirim poderá ser confeccionada em diversos tamanhos, mantidas, porém, sempre as devidas proporções de construção modular, também adotadas para a Bandeira Nacional. As medidas sempre terão como base a largura desejada, que será dividida em quatorze parte iguais, devendo considerar-se cada parte um módulo, o comprimento da bandeira será de vinte módulos, tendo as duas faces da bandeira exatamente iguais.
Geografia
Clima

O clima apresenta-se quente e úmido, ou seja subtropical, não se observando excessível verão, nem demasiado rigor no inverno. As chuvas são mais frequentes na estação quente, quando também são comuns as trovoadas. A temperatura média é de 20 °C, sendo raras as geadas. Segundo Koppen classifica-se como mesotérmico úmido, sem estação seca. As temperaturas médias em janeiro variam de 26 a 35 °C, e em julho de 10 a 18 °C. A insolação varia de 1.600 a 2.200 horas/ano de raios solares. A umidade relativa do ar varia de 80 a 85% e a precipitação pluviométrica anual entre 2.000 e 2.200 milímetros.
Relevo
Na região ocorrem altitudes que vão desde 0 metros ao nível do mar em Barra Velha, atingindo até 1.176 metros ao nível do mar no ponto culminante situado na Serra do Rio Manso em Jaraguá do Sul. Guaramirim apresenta os menores gradientes altimétricos da região, caracterizados pelas planícies quaternárias. O município conta com os seguintes locais de destaques quanto ao relevo: Serra Duas Mamas, Morro da Prata, Morro do Defuntinho, Morro do Bananal, Morro da Ponta Comprida, Morro da Figueirinha e Pico Jaraguá, considerados áreas de preservação ecológica do município.
Vegetação
Se destacam as florestas Ombrófila Densa e floresta Ombrófila Mista, áreas de formações pioneiras e áreas de tensão ecológica.
Hidrografia
A rede hidrográfica da região possui como seu rio base o rio Itapocu que percorre no sentido Oeste-Leste, indo desaguar no Oceano Atlântico. A bacia do rio Itapocu, com uma área de 2.930 km² possui um regime tropical com seus rios caracterizados por perfis longitudinais e declives acentuados.
Divisão territorial
O município é dividido em 35 bairros e localidades. Grande parte deles nasceu de núcleos coloniais formados por famílias de imigrantes europeus, na segunda metade do século XIX. O centro, local de fundação da cidade, mantém-se como a área mais movimentada e onde se concentra a maior parte das instituições financeiras de Guaramirim.
Composição étnica
Na sua formação histórica, a demografia de Guaramirim é o resultado da miscigenação das três etnias básicas que compõem a população brasileira: o índio, o europeu e o negro. Mais tarde, com a chegada dos imigrantes, especialmente poloneses, ucranianos, italianos e alemães, formou-se um caldo de cultura singular, que caracteriza a população da cidade, seus valores e modo de vida.
Imigrantes
O processo de desenvolvimento populacional tanto da cidade como do município teve origem com o tropeirismo e ondas migratórias iniciada por portugueses, espanhóis e outro grupos étnicos. Após este período, a cidade recebeu forte onda de imigração européia: alemães a partir de 1833; em 1871, os polacos e ucranianos e, por último, os italianos.
Economia
Guaramirim é um município de grande relevância na região que se destaca pela alta regularidade das vendas no ano e pelo elevado potencial de consumo.
De janeiro a junho de 2024, foram registradas 6,1 mil admissões formais e 5,6 mil desligamentos, resultando em um saldo positivo de 549 novos trabalhadores.
Até julho de 2024 houve registro de 93 novas empresas em Guaramirim, sendo que 13 atuam pela internet. Neste último mês, 11 novas empresas se instalaram, sendo 1 com atuação pela internet.
O município possui 15,7 mil empregos com carteira assinada, a ocupação predominante destes trabalhadores é a de alimentador de linha de produção (1216), seguido de motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais) (667) e de assistente administrativo (506). A remuneração média dos trabalhadores formais do município é de R$ 3,4 mil, valor acima da média do estado, de R$ 3,3 mil.
A concentração de renda entre as classes econômicas em Guaramirim pode ser considerada alta e é relativamente superior à média estadual. As faixas de menor poder aquisitivo (E e D) participam com 49,8% do total de remunerações da cidade, enquanto as classes mais altas representam 17,8%. Destaca-se que a composição de renda das classes mais baixas da cidade têm uma concentração 4,3 pontos percentuais maior que a média estadual, já as faixas de alta renda possuem participação 6,2 pontos abaixo da média.
Do total de trabalhadores, as três atividades que mais empregam são: confecção de peças do vestuário (2740), administração pública em geral (1204) e transporte intermunicipal de carga (715). Entre os setores característicos da cidade, também se destacam as atividades de confecção de peças do vestuário e fabricação de tintas, vernizes e esmaltes.
A participação do comércio, somado aos serviços de alojamento e alimentação, representa 21% do total de trabalhadores e está concentrada nos supermercados e lojas de variedades e nas lojas de roupas e calçados, que empregam 749 trabalhadores.
Ao todo, existem 49 modalidades diferentes de comércio na cidade, das 74 possíveis. Com isso, a diversidade do comércio de Guaramirim é considerada alta, assim como a dos serviços, que também contempla empresas de vários setores na cidade, tornando a concorrência mais acirrada de um modo geral.
Destaca-se que os segmentos do comércio atacadista de mercadorias em geral, o comércio atacadista de eletrônicos e informática e os campings e albergues representam atividades que costumam ter movimentação de trabalhadores em cidades de tamanho similar, mas que não demonstraram vínculos formais de emprego na cidade.
Agricultura
Guaramirim se encontra entre os primeiros municípios catarinenses em produção de arroz irrigado. Produz aproximadamente 50.000 toneladas de sacas ocupando 6.400 hectares de terras.
A cultura da banana é o segundo produto agrícola cultivado no município, pois, envolve mais de uma centena de produtores produzindo 22.400 toneladas/ano em 800 hectares de terras.
A piscicultura está presente em quase todas as propriedades. Esta atividade está se profissionalizando e hoje é crescente o número de piscicultores que estão melhorando o acesso, a infraestrutura produtiva que envolve, aeradores, geradores de energia, redes pesca, etc.
A cultura das palmáceas também se apresenta de forma crescente, é parte integrante de 250 propriedades e a produção é absorvida pelas agroindústrias locais. O município é conhecido como Capital Catarinense da Palmeira Real.
Além dessas culturas o setor agrícola de Guaramirim é bastante diversificado, conta com atividades de reflorestamento, gado de corte, olericultura e atividades de agregação de valor à agricultura familiar, como é o caso do Projeto “Valorizar o Artesanal”.  Participam deste projeto agricultores que transformam de forma artesanal a matéria prima produzida em suas propriedades em deliciosos produtos que oferecem qualidade e segurança alimentar para quem os consome, os quais são inseridos no programa de merenda escolar e comercializados no comércio local ou a turistas.
O setor agrícola está organizado pelo apoio técnico da Secretaria Municipal de Agricultura, Fundação do Meio Ambiente, EPAGRI- Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural e Santa Catarina S.A, CIDASC – Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Associação Empresarial – ACIAG, Associação de Bananicultores – ABG, Associação de Irrigação – ADAI, Instituto Rota da Tilápia, Conselho Municipal de Agricultura e CODEC – Conselho de Desenvolvimento Econômico (Câmara Técnica de Agricultura).
Zona Industrial
O zoneamento do município de Guaramirim contempla uma área industrial disponível de 18,51km2 às margens da BR-280 e SC-108.
Principais produtos das indústrias de Guaramirim
- Metal mecânica: Peças para tratores, engrenagens, coroas e pinhões para trator e caminhões, consertos de máquinas, reposição de peças, Nitretação.
- Textil e vestuário: Tecidos (malha e tecidos), confecção adulto, infantil (masculino/feminino) e roupas em geral, cama e mesa, praia, moda íntima.
- Produtos químicos: Tintas, resinas, plásticos, embalagens, borracha, solventes, EPS, produtos de higiene e limpeza.
- Madeira e mobiliário: Móveis sob medida, estofados, colchões, madeira bruta e beneficiada.
- Alimentos: Conservas, embutidos derivados de carne suína, doces e salgados, geleias, sorvetes e bebidas.
- Construção: Estruturas pré-fabricadas, Construção Modular
Comércio
O comércio local é diversificado e apresenta um crescimento principalmente nos bairros, gerando oferta de produtos e aumento na geração de trabalho e renda. Neste setor o destaque é para os calçados, vestuário e alimentos.
Cultuta
A Fundação Cultural, compreendendo a Casa da Cultura “Paulino João de Bem”, a Biblioteca Pública Municipal e o Arquivo Histórico do município tem grande potencial e importância para todos os munícipes na formação e valorização da cultura social, educacional e intelectual. A Fundação Cultural, através da Casa da Cultura, atende, adolescentes, jovens e adultos nas diversas áreas culturais, com oficinas de arte, danças, música e línguas. Disponibiliza aulas de balé, dança de rua, jazz, violão, canto coral, e flauta doce, aulas de italiano. Investe forte nas potencialidades artísticas como festivais de dança e da canção. Oferece condições aos artesãos do município em diversas habilidades. Respeita os profissionais das artes em suas tecnicidades e conhecimentos variados. Tem grande respeito pela história e evolução do município na humanização e na contextualização cultural. Assim, tem como objetivos e princípios o valor aos costumes, tradições, crenças e folclore do nosso povo, buscando o empenho, a realização e o respeito à cultura, à história e a quem junto construir este município progressista e imponente.
Agentes Culturais
Corais

- Coral da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Guaramirim IECLB
- Coral da Igreja Evangélica Assembleia de Deus
- Oziel de Oliveira
- Coral Fratelli D’Itália
- Cecília Campigotto
- Coro Infanto-Juvenil da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Guaramirim
Artes cênicas
- Circo Teatro Pixirica
Artes populares - Folclore
- Grupo Boi de Mamão
Bandas
- Banda Municipal
- Banda da Igreja Ev. Assembleia de Deus
Artes plásticas
- Edson Ruon
- Neiva Jackiny Souza
Etnias – Grupos e Sociedades
- Sociedade Catarinense – Brüderthal
- Associação Italiana
- Circollo Trentino
Cantores
- Gustavo Bardin
- Rodrigo Seixas (Cover Raul Seixas)
- Edevaldo (Grupo Motivasom)
- Cleiton Borba
- Ego & Gilmar
Escolas de música
- Escola de Música Guaramirim Amaro Neto
- Escola de Música Belas Notas
- Escola de Música Santa Cecília
- Escola Corti Music
Dança
- Balé – Casa da Cultura - Fundação Cultural
- Jazz – Casa da Cultura - Fundação Cultural
- Dança do Ventre
Festa religiosas
- Capela Nossa senhora do Rosário – Festa do Padroeiro São Sebastião
- Igreja Santos Anjos – Festa dos Santos Anjos
- Capela São José – Festa do Padroeiro São José
- Paróquia Evangélica Luterana de Guaramirim – Festa de maio.
- Capela São Pedro Apóstolo – Festa do Padroeiro São Pedro Apóstolo
- Igreja Matriz Senhor Bom Jesus – Festa do Senhor Bom Jesus
- Paróquia São Pedro de Alcântara – Festa de São Pero de Alcântara.
Turismo
Guaramirim possui lindas e bucólicas paisagens rurais que lembram a típica arquitetura europeia, repleto de belezas naturais em meio a vales e montanhas, as corredeiras sinuosas do rio Itapocu, muito utilizado para a pesca, contemplação e a prática da canoagem, a Rota da Tilápia que associa os municípios de Guaramirim, Massaranduba e Jaraguá do Sul envolvendo toda a cadeia produtiva da psicultura, o cicloturismo com as Rotas Serra e Mar do Vale dos Encantos, a estrada Jacu-Açu reduto de produtos coloniais e artesanais e também o parque aquático Recanto dos Lagos, que é uma excelente opção de divertimento.
O município destaca-se por atrativos naturais, culturais e gastronômicos. Tem localização estratégica e acesso privilegiado por duas importantes rodovias, a BR 280 e a SC 108, bem como, por rodovias municipais às duas maiores cidades do norte do estado, Joinville e Jaraguá do Sul e por uma estratégica ferrovia, a Linha do São Francisco da Rede de Viação Paraná-Santa Catarina, concedida à Rumo Logística para o transporte de cargas. Conta com um aeródromo e heliportos privados que contribuem na qualificação turística e na sua boa mobilidade logística. Próxima das melhores praias de Santa Catarina, fica a menos duas horas de Curitiba e Florianópolis e a 40 minutos do Parque Beto Carrero World, o maior multitemático da América Latina.
Há na cidade o Conselho Municipal de Turismo, o Plano Municipal de Turismo, a participação ativa no Colegiado de Turismo da Amvali e na IGR Caminho dos Príncipes. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Turismo desenvolve ações em parcerias que tem colocado o município no Mapa de Turismo Brasileiro, além de receber do Ministério do Turismo o Certificado de "Município Prioritário para desenvolvimento do Turismo".
Os setores receptivos de hotelaria, gastronomia e deslocamento tem refinado muito suas atividades para recepção dos visitantes e turistas. O bom atendimento, bem como os bons produtos e serviços tem gerado boas avaliações nos que visitam o município.
Espaços de lazer, convenções, compras, esporte, gastronomia diversificada, artesanato, fé e contemplação a natureza são abundantes em Guaramirim. A cidade participa dos projetos "Rota da Tilápia" que contempla 08 pesque-pague, em três municípios vizinhos e "Cicloturismo Vale dos Encantos" que integra as rotas Serra e Mar unindo todos os municípios do Vale do Itapocu de Corupá à Barra Velha.
Desenvolve desde 2017, juntamente com a Câmara de Vereadores, ACIAG e CDL o projeto Cidade das Guirlandas, reconhecido pela Lei Municipal 4545/2018.
Cidade das Guirlandas é uma ideia de união das entidades em prol do desenvolvimento de Guaramirim. O símbolo foi eleito por sua capacidade de dar autonomia e exclusividade a produtos e serviços da Cidade. A Guirlanda já muito comum nas portas das residências e comércios tem o sentido de dar boas-vindas a quem chega e atrair boas energias a todos que naquele espaço convivem. Por ser um símbolo circular é infinito e pode ser adaptado para todas as épocas de festas e comemorações do ano. É mais comum no Natal e na Páscoa, mas pode ser também um item de decoração permanente, conforme suas alegorias. Atualmente a cidade tem investido em eventos e decorações em datas alusivas ao comércio como forma de atrair os moradores das cidades vizinhas, os que transitam por nossas rodovias e com divulgação em feiras e eventos os turistas externos. Outra inovação que o projeto está trazendo é o plantio de Guirlandas Vivas. A partir de estruturas prontas fixadas ao solo, plantas trepadeiras podem se moldar ao aro dando aspecto natural e permanente durante todo o ano.
Constantemente tem-se buscado a integração da cidade, moradores, trabalhadores e estudantes para o foco no tema que além de embelezamento traz uma nova possibilidade econômica de manutenção e ampliação da atividade produtiva em Guaramirim. Vale a pena conhecer e reconhecer as belezas e os encantos dessa cidade arraigada de cultura, deliciosa gastronomia, segurança, mobilidade e gente ansiosa por receber bem a todos que aqui visitam.
Diferenciais turísticos
- Santuário Rã-Bugio - Rã-bugio é o nome usado pelos moradores antigos da localidade Brüderthal, em Guaramirim, SC, para uma rã que habita a Mata Atlântica, devido ao coaxar que é parecido com o som emitido pelo macho do macaco bugio.
O Instituto Rã-bugio para Conservação da Biodiversidade é uma organização não governamental (ONG), sem fins lucrativos que tem como missão defender as áreas remanescentes de Mata Atlântica para salvar o que restou da biodiversidade.
- Restaurante Represa - Fundado há 45 anos tem como especialidade o Tradicional Cascudo, que deu origem ao slogan: “Venha saborear o melhor Cascudo do Brasil”. No cardápio, ainda se destacam outros pratos com peixes nobres e camarão, complementado com pratos à base de carnes.
- Aeródromo - O aeródromo de Guaramirim é um condomínio aeronáutico composto por 187 lotes e estrutura de lazer compreendendo área de 480 mil metros quadrados. A estrutura agrupa áreas de lazer, lotes industriais, escolas de pilotagem e paraquedismo, além de hangares para aviões e helicópteros. É utilizado como área de lazer e para fins comerciais e industriais já que a região é constituída por grandes indústrias que dependem dos grandes aeroportos e necessitam de preços mais atrativos e facilidade com a logística.
- Guaramirim – Cidade das Guirlandas - A Câmara de Vereadores, CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas, ACIAG – Associação Empresarial e Prefeitura Municipal se uniram e criaram o Projeto Guaramirim Cidade das Guirlandas. Este projeto vem sendo desenvolvido desde 2017 como uma estratégia inovadora para aquecer o comércio local e objetiva decorar a cidade com guirlandas de diferentes tamanhos em datas comemorativas como Páscoa e Natal para que fique mais bonita e atraente para os habitantes locais e visitantes.
- Mamãe Noel - A Mamãe Noel de Guaramirim é encantadora. Professora na rede municipal de ensino tem verdadeira paixão por crianças e idosos.
- Rota da Tilápia - Essa rota envolve três municípios, é formada por pesque pagues e tem atraído cada dia mais adeptos à alimentação saudável, ambientes familiares, lindas paisagens, o desafio de pescar seu próprio peixe e a emoção de dividir com a família e amigos momentos bons e divertidos.
Locais para eventos
- Ginásio de Esportes Rodolfo Jahn - Fundado no ano 1980, com área construída de 1.076,70m2 pode abrigar eventos como: jogos, exposições, palestras, feiras. Sua infraestrutura é composta por banheiros, chuveiros e vestiários, com capacidade para atender 2.000 pessoas.
- ACIAG – Associação Empresarial de Guaramirim - Com área total construída de 633,00 m², possui estacionamento com 1.039,50 m² permite realização de eventos como: palestras, treinamentos, seminários, workshops, reuniões e convenções. Ambientes climatizados, wireless e equipados – Sala de Treinamento: 35 lugares; Auditório: 212 lugares; Mini auditório: 60 lugares, Sala de Reuniões: 16 lugares, e Plenário: 55 lugares.
Transportes
Os meios de transporte utilizados no município são rodoviário e ferroviário. O município é cortado por rodovias federais, estaduais e municipais. O sistema viário local é formado por 500 km de rodovias municipais, 27 km de rodovia estadual, e 15 km de rodovia federal. O município está localizado no maior polo geoeconômico de Santa Catarina, entre os municípios de Joinville, Blumenau e Jaraguá do Sul. A Linha do São Francisco, ferrovia da RVPSC concedida à América Latina Logística e a rodovia BR-280 cortam o município, formando um corredor de exportação, ligando-o ao Porto de São Francisco do Sul e ao Planalto Catarinense. A rodovia SC-413 liga Guaramirim a Joinville e a Massaranduba, e a SC-474 liga Massaranduba a Blumenau. 8,53% da malha viária do município encontra-se pavimentada (lajota, paralelepípedo e asfalto).
Referências para o texto: Wikipédia ; Portal de Turismo Gauaramirim .