quarta-feira, 1 de janeiro de 2025

EXTREMA - MINAS GERAIS

Extrema é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Segundo o censo demográfico de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sua população naquele ano era de 53.482 habitantes. Situa-se a 492 km da capital do estado.
Seu nome deve-se à sua localização geográfica: sua zona urbana é a cidade mais ao sul de Minas Gerais (embora o ponto geográfico mais ao sul do estado fique na zona rural do vizinho município de Camanducaia), ou seja, tem a latitude mais meridional de todo o estado e está também na extrema borda ocidental do maciço da Serra da Mantiqueira. É o último município mineiro para quem deixa o estado em direção a São Paulo pela rodovia Fernão Dias (BR-381), que liga as capitais São Paulo a Belo Horizonte.
História
Extrema, antigo distrito criado em 1871/1891 com a denominação de Santa Rita da Extrema e subordinado ao município de Jaguari (hoje, Camanducaia), tornou-se vila pela Lei Estadual nº 319, de 16 de setembro de 1901. A partir de 1915, denominado Extrema, recebeu status de cidade em 1925.
Economia
Suas principais atividade econômicas são logística e manufatura.
Além das indústrias de transformação e de alimentação, que fazem com que hoje Extrema seja o 4º polo de produção de chocolate, a cidade tem atraído recentemente grandes empresas do setor de e-commerce.
Extrema tem uma localização privilegiada, situada a apenas 100 km da capital paulista, São Paulo. Com isso, está estrategicamente posicionada próxima ao principal polo econômico do país, logo, é um grande diferencial para qualquer negócio, sobretudo para o comércio eletrônico, onde a agilidade na entrega é fundamental.
Clima
As temperaturas máximas diárias ficam por volta de 28 °C, raramente caindo abaixo de 23 °C ou ultrapassando 32 °C. O dia cuja temperatura máxima tem média mais elevada é 14 de fevereiro, com 28 °C.
As temperaturas mínimas diárias ficam por volta de 18 °C, raramente caindo abaixo de 14 °C ou ultrapassando 20 °C. O dia cuja temperatura mínima tem média mais alta é 13 de fevereiro, com 18 °C.
Como referência, em 14 de fevereiro, o dia mais quente do ano, em geral as temperaturas em Extrema variam entre 18 °C e 28 °C. Por outro lado, em 22 de julho, o dia mais frio do ano, elas variam de 11 °C a 22 °C.
No verão em Extrema, a nebulosidade aumenta gradualmente. A porcentagem de tempo em que o céu fica encoberto ou quase encoberto aumenta de 63% para 68%. A maior probabilidade de céu encoberto ou quase encoberto é de 76% em 17 de janeiro.  
No território mineiro o clima que predomina é o tropical de altitude, além de apresentar o tropical. O primeiro ocorre nas áreas de relevo mais elevadas nas quais desenvolvem temperaturas que variam entre 17 a 20ºC, com índices pluviométricos que superam os 1.300 mm anuais.
Em Extrema, o verão é morno, úmido, com precipitação e de céu encoberto; o inverno é curto, ameno e de céu quase sem nuvens. Ao longo do ano, em geral a temperatura varia de 11 °C a 28 °C e raramente é inferior a 7 °C ou superior a 32 °C.
Turismo
As principais atrações turísticas em Extrema são: Parque Municipal Cachoeira do Salto; Pico do Lopo; Parque Cachoeira do Jaguari; Pico Do Lobo Guará; Prainha Ronan Ranoi; Parque Ecológico Pico dos Cabritos; Santuário Santa Rita de Cássia e Parque municipal de eventos.
Parque Municipal de Eventos - O Parque de Eventos é um lugar para lazer, esporte e diversos eventos. No local há equipamentos para prática de esporte como: campo de futebol, quadras, pista de skate e equipamentos para ginástica. No Parque de Eventos está localizado o anfiteatro e o Cineteatro, onde são realizados eventos.
Referências para o texto: Wikipédia ; Weather Spark .