quinta-feira, 23 de janeiro de 2025

IGARAPÉ - MINAS GERAIS

Igarapé é um município da Região Metropolitana de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais, no Brasil. Sua população, em 2022, de acordo com o censo do IBGE, era de 45.847 habitantes.
Topônimo
"Igarapé" é um termo de origem tupi que significa "caminho de canoas", através da junção dos termos ygara (canoa) e apé (caminho).
História
Até o século XVII, o atual estado de Minas Gerais era habitada por índios do tronco linguístico macro-jê. A partir desse século, essas tribos foram quase exterminadas pela ação dos bandeirantes procedentes de São Paulo, que chegaram à região em busca de escravos e de pedras preciosas[8].
Em 1931, foi criado o distrito pela Lei nº 50. Ainda em 1931, o Decreto nº 10.002, de 30 de julho, transferiu a sede do distrito de São Joaquim de Bicas para o povoado do Barreiro, com o nome de Igarapé. Pertencia ao município de Pará de Minas. O Decreto-Lei nº 148, de 30 de dezembro de 1938, transferiu o distrito de Igarapé do município de Pará de Minas para o de Mateus Leme.
A luta travada por Miguel Henriques da Silva e outros em 1958 em prol da emancipação política do município viu nascer seus frutos quando, a 30 de dezembro de 1962, a Assembleia Legislativa do estado de Minas Gerais aprovou a Lei nº 2.764, criando o município de Igarapé. Igarapé ficou pertencendo ao município de Mateus Leme até 1963, época em que foi instalado o município de Igarapé. O município de Igarapé foi oficialmente instalado no dia primeiro de março de 1963, em sessão solene, realizada sob a presidência de Murilo de Oliveira.
Geografia
Localizado na região sudeste da zona metalúrgica, nas proximidades do paralelo 20º sul e 43º oeste, tem, como ponto mais alto, Pico do Itatiaiuçu, a 1.434 metros de altitude e como ponto mais baixo a Foz Córrego Gavião, a 819 metros de altitude. Sua área é de 110,08 km²
O município limita-se com os seguintes municípios: ao Sul - São Joaquim de Bicas, Brumadinho e Itatiaiuçu; ao Norte - Juatuba e Betim; a Oeste - Mateus Leme e a Leste - São Joaquim de Bicas.
Hidrografia
O município encontra-se na bacia do Rio Paraopeba. Este rio tange o município entre os limites com os municípios de Juatuba e São Joaquim de Bicas.
Parte do município é inundada pela represa do Ribeirão Serra Azul, para formação do reservatório Serra Azul, que integra o Sistema Paraopeba. O Sistema Paraopeba também é formado pelos reservatórios Rio Manso e Vargem das Flores, que fornecem água para a Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Clima e vegetação
Seu clima é o tropical de altitude. Possui uma vegetação predominante de cerrado e relevo montanhoso.
Em Igarapé, a estação com precipitação é úmida e de céu encoberto; a estação seca é de céu quase sem nuvens. Durante o ano inteiro, o clima é morno. Ao longo do ano, em geral a temperatura varia de 13 °C a 30 °C e raramente é inferior a 10 °C ou superior a 33 °C.
Baseado no índice de turismo, a melhor época do ano para visitar Igarapé e realizar atividades de clima quente é do fim de abril ao fim de setembro.
Economia
Igarapé é um município de grande relevância na região que se destaca pela alta regularidade das vendas no ano. O desempenho econômico e o baixo potencial de consumo são os pontos de atenção.
De janeiro a julho de 2024, foram registradas 3,2 mil admissões formais e 2,9 mil desligamentos, resultando em um saldo positivo de 289 novos trabalhadores.
Até agosto de 2024 houve registro de 152 novas empresas em Igarapé, sendo que 21 atuam pela internet. Neste último mês, 23 novas empresas se instalaram, sendo 4 com atuação pela internet.
Rodovia que serve ao município
Igarapé está aliada ao sistema viário de rodovia, que liga a cidade aos principais centros industriais do país pela BR 381 - Rodovia Fernão Dias (Trecho BH-São Paulo), beneficiando assim o seu crescimento.
Feriados municipais
- 1 de Março - Emancipação Política.
- 13 de Junho - Comemora o dia de Santo Antônio, padroeiro do município.
- 20 de novembro - Dia da Consciência Negra.
Pedra Grande
A Pedra Grande com 1.434 metros de altitude está situada na Serra de Itatiaia, no limite dos municípios de Igarapé, Mateus Leme e Itatiaiuçu. Localiza-se a 8 km do centro de Igarapé. Do alto tem-se uma vista privilegiada da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
O Decreto Municipal n.º 1.318, de 1 de outubro de 2008, formaliza o tombamento do bem cultural denominado "Conjunto Natural e Paisagístico da Pedra Grande". Por determinação desse Decreto, quaisquer intervenções no local dependem de prévia deliberação do Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Cultural de Igarapé.
Referências para o texto: Wikipédia ; Caravela ; Weather Spark .