segunda-feira, 21 de abril de 2025

AMARANTE DO MARANHÃO - MARANHÃO

Amarante do Maranhão é um município brasileiro do estado do Maranhão. Com uma área de aproximadamente 7.439,615 km², o município está entre os dez maiores do estado maranhense em extensão territorial. A sua população, de acordo com o censo de 2022, realizado pelo IBGE, era de 37.085 habitantes em 2022.
Origem do nome Amarante do Maranhão
Família de ervas e arbustos, alguns trepadores § Amarantáceo: o adj AMARANTO — sm BOT. Erva amarantácea, de belas flores”. É deveras plausível que alguém conhecedor de tais vegetais tenha colocado o nome Amaranto, que também por uma questão de semântica, passou a ser chamado de Amarante.
História
Os primeiros desbravadores do atual município de Amarante do Maranhão foram os lavradores Francisco Rodrigues dos Santos e José Cobiça que se fixaram na região, onde desenvolveram, de modo eficaz e persistente, as atividades agrícolas. Progressivamente, outros elementos foram chegando, permitindo o crescimento da população e ampliação das lavouras, dando uma nova dimensão ao lugar.
Mais tarde, chegou Cícero Nascimento, procedente de Tuntum, estabelecendo-se com um pequeno comércio, vindo a contribuir decisivamente para melhoria do povoado, evitando os constantes deslocamentos dos moradores em busca de gêneros de primeira necessidade.
Fatores outros vieram ensejar o crescimento da povoação e, dentre eles destaca-se a abertura de uma estrada carrocável, interligando Amarante ao município de Grajaú. Deve-se esta obra ao comerciante Permínio Queiroz que visava um meio de transportar fibras de malva ali produzidas, já que esta era sua especialidade.
Gentílico
Os habitantes se chamam amarantinos.
Formação administrativa
Distrito criado com a denominação de Amarante do Grajaú, pela Lei Estadual nº 269, de 31 de dezembro de 1948, subordinado ao município de Grajaú.
Em divisão territorial datada de 1º de julho de 1950, o distrito de Amarante do Grajaú figura no município.
Elevado à categoria de município com a denominação de Amarante do Maranhão, pela Lei Estadual nº 996, de 21 de outubro de 1953, desmembrado de Grajaú. Sede no antigo distrito de Amarante do Maranhão. Constituído do distrito sede. Instalado em 1º de janeiro de 1954.
Em divisão territorial datada de 1º de julho de 1960, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.
Alteração toponímica distrital
Amarante do Grajaú para Amarante do Maranhão alterado, pela Lei Estadual nº 996, de 21 de outubro de 1953.
Limites municipais
1 – Com o município de Imperatriz: Começa no divisor de Águas Mearim-Tocantins, na vértice principal do riacho Batalha, afluente da margem esquerda do rio Santana tributário do rio Grajaú; desse vértice principal segue pelo referido divisor de águas até o vértice principal do rio Pindaré; do vértice deste rio segue pelo talvegue do mesmo a jusante até o ponto de contacto do mesmo, com o paralelo que passa pela foz do rio Flores – afluente da margem direita do rio Mearim.
2 - Com o Município de Pindaré Mirim: Começa no ponto de contacto do talvegue do rio Pindaré com o paralelo que passa pela foz do rio Flores – afluente da margem direita do rio Mearim; desse ponto de contacto, segue pelo referido paralelo até o ponto de sua intersecção com o talvegue do rio Gitiua, afluente da margem direita do rio Pindaré.
3 - Com o Município de Grajaú: Começa no ponto de intersecção do paralelo que passa pela foz do rio Flores com o talvegue do rio Gitiua – afluente da margem direita do rio Pindaré; desse ponto de intersecção e segue pelo talvegue do rio Gitiua a monte até o ponto em que mais se aproxima da linha telegráfica, na localidade denominada “Presídio”, desse ponto segue em linha reta ao referido ponto da linha telegráfica e daí, continua em coincidência com a mesma linha telegráfica no trecho compreendido entre a localidade “Presídio” e a cidade de Grajaú, até o ponto de intersecção da dita linha telegráfica com o talvegue do rio Santana afluente da margem esquerda do rio Grajaú, desse ponto e intersecção pelo talvegue do rio Santana afluente da margem esquerda do rio Grajaú, desse ponto de intersecção pelo talvegue do rio Santana montante, até a sua bifurcação com o de seu afluente da margem esquerda – riacho Batalha; dessa bifurcação continua pelo curso do riacho Batalha, à montante até o seu principal vértice no Divisor de Água Mearim Tocantins.
Geografia
Clima

Em Amarante do Maranhão, a estação com precipitação é opressiva e de céu encoberto; a estação seca é abafada e de céu parcialmente encoberto. Durante o ano inteiro, o clima é quente. Ao longo do ano, em geral a temperatura varia de 19 °C a 35 °C e raramente é inferior a 17 °C ou superior a 37 °C.
Baseado no índice de praia/piscina, a melhor época do ano para visitar Amarante do Maranhão e realizar atividades de clima quente é do início de junho ao fim de setembro.
A estação quente permanece por 2,5 meses, de 2 de agosto a 16 de outubro, com temperatura máxima média diária acima de 34 °C. O mês mais quente do ano em Amarante do Maranhão é outubro, com a máxima de 34 °C e mínima de 23 °C, em média.
A estação fresca permanece por 4,2 meses, de 27 de dezembro a 1 de maio, com temperatura máxima diária em média abaixo de 32 °C. O mês mais frio do ano em Amarante do Maranhão é fevereiro, com a mínima de 23 °C e máxima de 31 °C, em média.
Economia
Amarante do Maranhão é uma pequena cidade que se destaca por apresentar novas oportunidades de negócios e pelo alto crescimento econômico. O baixo potencial de consumo e a baixa regularidade das vendas no ano são os pontos de atenção.
De janeiro a outubro de 2024, foram registradas 215 admissões formais e 136 desligamentos, resultando em um saldo positivo de 79 novos trabalhadores.
Até novembro de 2024 houve registro de 17 novas empresas em Amarante do Maranhão, sendo que uma delas atua pela internet. Neste último mês, uma nova empresa se instalou na cidade.
Educação
O município conta com uma Unidade Avançada de Amarante do Maranhão - U.E. Professor Vicente Sales de Souza
Cultura
A cultura é miscigenada, tendo influência indígena, portuguesa (muito pouca) e africana, ainda conservando alguns traços e hábitos.
Dois dos mais tradicionais grupos culturais de São Gonçalo do Amarante/RN foram reconhecidos oficialmente como patrimônio cultural imaterial do município: o centenário Boi Calemba Pintadinho, do mestre Dedé Verissimo, e o Congos de Combate, de Santo Antônio do Potengi.
Os Pukobyê-Gavião estão localizados em seis aldeias: Governador, Riachinho, Aldeia Nova, Rubiácea, Monte Alegre e Água Viva, todas dentro da Terra Indígena Governador, Município de Amarante do Maranhão. A população é de aproximadamente 1.000 habitantes.
Feriados municipais
- 20 de janeiro - Padroeiro da Cidade.
- 19 de abril - Dia do Índio.
- 21 de outubro - Aniversário da Cidade.
Referências para o texto: Wikipédia ; Weather Spark ; Caravela ; Site da Câmara Municipal
.