quinta-feira, 13 de novembro de 2025

ITAPORANGA D'AJUDA - SERGIPE

Itaporanga d'Ajuda é um município brasileiro do estado de Sergipe. Localiza-se no leste do estado. Sua população, de acordo com o censo de 2022 do IBGE, era de 36.100 habitantes, sendo a décima segunda maior cidade de Sergipe em população.
Topônimo
"Itaporanga" é um termo de origem tupi que significa "pedra bonita", pela junção de itá (pedra) e poranga (bonita). "D'Ajuda" é uma referência à padroeira da cidade, Nossa Senhora da Ajuda.
História
O município de Itaporanga D’Ajuda se ergue em terras que eram dominadas pelo chefe indígena Surubi. O núcleo demográfico, à margem direita do rio Vasa Barris, teve sua origem na segunda metade do século XVI. Em 1575, Gaspar Lourenço, padre da Companhia de Jesus, fundou aldeia de catequese e edificou a igreja de Santo Inácio mais próxima do mar. A desconfiança indígena, gerada pela ganância dos colonizadores, interrompeu, até 1590, a conquista da terra, que se vinha processando pacificamente. Longo foi o período de lutas entre portugueses e indígenas, perdurando, inclusive, durante a ocupação holandesa. 
Os indígenas que habitavam essas terras pertenciam ao grupo Tupi e chamavam-se abaüs tupinambás, ou simplesmente tupinambás. Todavia, essa povoação fundada pelo padre Gaspar Lourenço não vai dar origem ao município de Itaporanga. A povoação irá terminar um ano após sua edificação devido a uma Guerra Justa que travada entre os indígenas de Itaporanga e os portugueses. Entretanto, mesmo terminando a povoação, as terras de Itaporanga continuaram habitadas por portugueses, mesmo não havendo conquista ou colonização das terras. 
O local onde se desenvolveram o combate, durante muito tempo causou divergência entre historiadores e curiosos, até que Sebrão Sobrinho, historiador sergipano do século XX, acabou com o mistério, revelando que esse combate, bem como a continuação da povoação, ocorreu na região que na época denominava-se Santo Antônio dos Campos do Tejupeba, que hoje corresponde às áreas dos povoados Tejupeba e vizinhança. A versão de Sebrão Sobrinho é a mais aceita atualmente e fora bastante divulgada através do livro Memórias de Itaporanga, do escritor itaporanguense Robson Mistersilva. 
A povoação continuou mesmo após o fim de Santo Inácio, que deixou de existir em 1576, através da doação de sesmaria. A partir de 1590, as terras dessa antiga povoação passaram a fazer parte da Cidade de São Cristóvão. Contudo, o perigo de viver em terras indígenas fez de Itaporanga um território pouco habitado, com exceção das áreas do Santo Antônio dos Campos do Tejupeba, onde havia ação catequética da companhia de Jesus, na Igreja e Sobrado do Tejupeba. A primeira carta da sesmaria de Itaporanga foi dada pelo governador da Bahia a Pedro de Lomba, em 11 de novembro de 1600. Porém, Pedro de Lomba não toma posse das terras e em julho de 1601 elas foram repassadas para Nuno do Amaral. Ele também não tomou posse. Um ano depois, Itaporanga é entregue outras duas vezes a Sebastião Silva, a Gaspar Amorim e a Francisco Borges. Eles também nem chegaram por lá. Outras duas cartas de sesmarias foram dadas, mas ninguém conseguiu ocupar. 
A explicação confiável para a não ocupação das terras que hoje são Itaporanga é a resistência dos indígenas sob o comando de Surubi. Eles não aceitavam a escravidão e o roubo de suas férteis terras. 
Apesar da resistência dos indígenas, Francisco de Sá Souto Maior tomou posse efetivamente das terras de Itaporanga em dezembro de 1753. Os indígenas se retiraram e se refugiaram em uma grande povoação chamada Aldeia de Água Azeda. Francisco de Sá montou um grande engenho, o Itaporanga. Lá também existiam grandes plantações de mandioca. No Vaza-Barris, vários portos foram construídos para escoar a produção. 
No final da segunda metade do século XVIII existiam, em Itaporanga, dez engenhos.
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Itaporanga, pela Lei Provincial n.º 135, de 30 de janeiro de 1845. 
Elevado à categoria de vila com a denominação de Itaporanga, pela Lei Provincial n.º 383, de 10 de maio de 1854, desmembrado de São Cristovão. Sede na vila de Itaporanga. Constituído do distrito sede. 
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído do distrito sede. 
Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31 de dezembro de 1936 e 31 de dezembro de 1937. 
Pelo Decreto-Lei Estadual n.º 377, de 31de dezembro de 1943, revogado pelo Decreto-Lei Estadual n.º 533, de 07 de dezembro de 144, o município de Itaporanga passou a denominar-se Irapiranga. 
No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948 o município de Irapiranga (ex-Itaporanga) é constituído do distrito sede. 
Pela Lei n.º 123, de 1º de janeiro de 1949, o município de Irapiranga passou a denominar-se Itaporanga d’ Ajuda. 
Em divisão territorial datada de 1º de julho de 1960, o município de Itaporanga d’Ajuda é constituído do distrito sede. 
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2023.
Geografia
A sede do município de Itaporanga d'Ajuda está localizada às margens do rio Vaza-Barris, que a separa do município de São Cristóvão, a uma latitude 10º59'53" sul e a uma longitude 37º18'38" oeste, estando a uma altitude de 9 metros. 
Acesso
Rodoviário

O município é atendido pelas seguintes rodovias: BR-101 – sentido Sul/Norte; SE-100 – estrada que liga a capital Aracaju a Praia da Caueira. Em 2010, foi inaugurada a ponte Joel Silveira, com 1.080 metros. Com essa ponte, a viagem até Salvador será encurtada em até 70 quilômetros. Após a construção da ponte em Indiaroba, será criada a Linha Verde entre essas duas capitais e SE-265 - Rodovia Arnaldo Garcez - Liga Itaporanga a Lagarto, passando pelos povoados Sapé, Gravatá e povoado Brasília, já no município de Lagarto.
Ferroviário
A cidade é cortada por uma linha férrea denominada Linha Norte da Viação Férrea Federal Leste Brasileiro (VFFLB) que, há muitos anos, já foi utilizada para o transporte de passageiros, mas que, nos dias atuais, não tem sido utilizada e era subutilizada para transporte de produtos químicos da Petrobras e da Vale. Essa ferrovia, que liga Itaporanga às cidades de Propriá, Aracaju e Alagoinhas, fez parte da Superintendência Regional Salvador (SR-7) da Rede Ferroviária Federal (RFFSA) e hoje se encontra concedida à Ferrovia Centro-Atlântica (FCA).
Clima
O clima de Itaporanga D'Ajuda é tropical úmido, com temperaturas elevadas durante todo o ano e chuvas concentradas no outono-inverno, de março a agosto. As temperaturas médias anuais ficam em torno de 25°C a 27°C, e a brisa marítima e o vento do interior amenizam o calor.
Economia
Itaporanga d'Ajuda é uma pequena cidade que se destaca pela alta regularidade das vendas no ano e por apresentar novas oportunidades de negócios. O desempenho econômico e o baixo potencial de consumo são os pontos de atenção.
De janeiro a julho de 2025, foram registradas 611 admissões formais e 539 desligamentos, resultando em um saldo positivo de 72 novos trabalhadores. Este desempenho é inferior ao do ano passado, quando o saldo foi de 80.
Até agosto de 2025 houve registro de 29 novas empresas em Itaporanga d'Ajuda, sendo que uma delas atua pela internet. Neste último mês, 4 novas empresas se instalaram. Este desempenho é igual ao do do mês imediatamente anterior (4). No ano de 2024 inteiro, foram registradas 32 empresas.
Turismo
Entre as muitas opções de lazer do Município, estão a Praia da Caueira,onde ocorrem os eventos oficiais de carnaval com trios elétricos, a Praia do Coqueirinho e a Ilha de Mem de Sá. No mês de junho ocorrem diversos eventos alusivos ao São João como o Samba de Cuíca do povoado Tapera, o concurso municipal de quadrilhas juninas, o circuito de cavalgadas que se estende até agosto e os shows de artistas locais e nacionais que ocorrem no forródromo municipal.
Referência para o texto: Wikipédia ; Caravela .