sábado, 9 de dezembro de 2017

Imagens do Brasil - Erechim - Rio Grande do Sul


Erechim é um município do estado do Rio Grande do Sul.
Etimologia - O município, quando emancipado, em 30 de abril de 1918, recebeu o nome de "Erechim", termo de origem caingangue que significa "campo pequeno", através da junção dos termos rê, ou erê, ("campo") e xim("pequeno").
Em um dos shows relizados pelos festejos de cinquenta anos do município de Erechim, em 1968, Rubem Safro, popular e localmente conhecido como Buja, animava a festa e chamou a cidade de "Capital da Amizade". Logo a alcunha foi adotada pelo município, devido à diversidade das etnias que compunham a sua população e à harmonia de sua convivência.
História
Origens - De acordo com estudos realizados pela Eletrosul, o território que constitui, hoje, a região do Alto Uruguai já era habitada pelo homem há pelo menos 10 000 anos atrás. Nos últimos três séculos, a região foi habitada principalmente pelos indígenas da etnia caingangue. No entanto, muitos grupos guaranis também ocuparam as regiões de menor altitude.
Em 1908 foi fundada a Colônia Erechim, planejada pelo diretor de Terras e Colonização Carlos Torres Gonçalves, atendendo aos princípios positivistas para tornar-se modelo de colonização.
Pioneirismo e imigração - A região foi colonizada basicamente por imigrantes de origem polonesa(1918), alemã (1912), judaica (1911) e, principalmente, italiana. As primeiras famílias italianas chegaram na cidade por volta de 1910 através da ferrovia.
Economia
Setor primário - A agricultura em Erechim, apesar de ser a atividade menos representada no PIB municipal, é de grande importância pela diversidade de sua produção.  O município possuí um rebanho de bovinos, suínos, equinos, mulas, caprinos e ovelhas e aves, dentre estas galinhas, galos, frangos e pintinhos e codornas.
Setor secundário - A principal causa do grande desenvolvimento deste setor foi, especialmente, a expansão do parque industrial, que fez com que o município de Erechim crescesse quatro vezes mais que a média do Brasil e quase três vezes mais do que o Rio Grande do Sul
Setor terciário - Boa parte do PIB municipal são de prestações de serviços (terciário).
Educação - A cidade de Erechim têm uma universidade federal própria, que abriga cursos com excelente nota no MEC e professores doutores renomados, que é a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), que é destaque em Inclusão Social e pesquisa acadêmica em toda região Sul, tem ainda um campus da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), voltado para cursos bacharelado de excelência; e a privada Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões(URI).O município conta com escolas em todas as regiões de seu território. Devido à intensa urbanização os poucos habitantes da zona rural têm fácil acesso a escolas em bairros urbanos próximos.
Cultura e lazer 
Turismo - Entre os pontos turísticos mais visitados estão seus museus, como a Catedral São José e o Pólo da Cultura. Outros importantes pontos turísticos da cidade são: Parque Longines Malinowski; Castelinho; Centro Cultural 25 de Julho; Vale Dourado e Praça da Bandeira.
Arquitetura - Erechim, em especial a região central do município, se caracteriza pela presença de um conjunto arquitetônico diversificado e de significativa relevância. Segundo a prefeitura, o estilo arquitetônico de maior relevância na configuração da paisagem urbana da cidade é o art déco, apresentado pela primeira vez na Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais Modernas realizada em Paris, em 1925.
Costumes, artes e eventos - teatro e o cinema também possuem relevância no município. Ao longo do ano, a prefeitura municipal em parceria com empresas da própria cidade ou região organizam diversos eventos culturais. Recentemente Erechim recebeu o apelido de "Capital do Teatro Amador Gaúcho", por sediar diversos eventos relacionados.Um dos principais lugares onde são realizadas essas manifestações é o Centro Cultural 25 de Julho. Também são frequentemente organizados eventos que valorizam a música local e regional, como por exemplo a apresentação do coral da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI).
Fonte do texto: Wikipedia