sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Imagens do Brasil - Passo Fundo - Rio Grande do Sul

Passo Fundo é um município brasileiro da região sul, localizado no interior do estado do Rio Grande do Sul.

História
O município de Passo Fundo, emancipado em 28 de janeiro de 1857, teve sua formação a partir de 1827, como resultado da ocupação do Planalto Médio e Alto Uruguai, e seu território original hoje abriga 107 municípios do Rio Grande do Sul. Leva esse nome em razão de um rio de mesmo nome utilizado pelos tropeiros desde o século XVIII.

Fundação
Em 1827 foi fundada pelo cabo Manuel José das Neves a Fazenda Nossa Senhora da Conceição Aparecida, nas terras que recebeu da Comandância Militar de São Borja. Essa fazenda foi a retomada da povoação da região onde hoje fica o município de Passo Fundo. Sua sede ficava onde hoje está a Praça Tamandaré. Em um terreno de nove metros quadrados doados à Igreja, foi erguida em 1835 a Capela de Nossa Senhora da Conceição, onde hoje fica localizada a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição de Passo Fundo.
Em 1830, o capitão Joaquim Fagundes dos Reis foi designado pela Comandância Militar de São Borja para exercer a função de comissário na nascente povoação, sendo assim considerado a primeira autoridade da cidade. Historiadores apontam fatos que açambarcam o passado sombrio e doloroso de Passo Fundo.

Revoluções
A Revolução Farroupilha quase causa o desaparecimento de Passo Fundo. Em 1833 a então freguesia tinha 419 habitantes. Quando do fim da revolução, em 1843 restavam cerca de 60 pessoas em precárias condições. Desestruturada pelas requisições de mantimentos, gado e cavalos pelas tropas que passaram pela região, reergueu-se e chegou a vila em 7 de agosto em 1857, quando foi instalada, sob a presidência de Manuel José de Araújo, a Câmara Municipal, com poderes executivos e legislativos.
Anos depois, no final do século, seu território foi palco de uma das mais sangrentas batalhas da Revolução Federalista: a Batalha do Pulador.
Em abril de 1964, o governador Ildo Meneghetti estabeleceu em Passo Fundo o governo do Estado do Rio Grande do Sul por 4 dias devido ao Golpe Militar de 1964.
Em 1979, ocorreu a Revolta dos Motoqueiros, única rebelião, no Estado, liderada por motociclistas, durante o Regime Militar.

O Movimento Republicano - O movimento republicano ganhou corpo em Passo Fundo com o Clube do Toco de Vela, grupo de rapazes que por volta de 1870 passou a reunir-se na ferraria do estadunidense Thomas Canfield, para ler o jornal A Federação e debater seus ideais de igualdade, abolição, democracia e república. A república finalmente chegou em 1889, mas os republicanos de vinte anos antes não tomaram as rédeas da política passo-fundense, que continuou sob comando dos velhos coronéis do Partido Conservador, Gervásio Lucas Annes, Coronel Chicuta e o Capitão Lucas Araújo.

Economia - A base econômica do município se concentra, fundamentalmente, na agropecuária e no comércio, além de contar com forte setor em saúde e educacional (universitário).
Educação - O município conta com 73 escolas públicas (34 estaduais e 39 municipais) e 9 particulares. Possui ainda nove instituições de ensino superior: a Faculdade Meridional (IMED), Universidade de Passo Fundo (UPF), localizada na BR-285, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Passo Fundo, Faculdade Anhanguera de Passo Fundo, Portal Faculdades, Faculdade Anglo-Americana, a Universidade Norte do Paraná (Unopar) - Polo Passo Fundo, Faculdade Senac e ainda o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) - Campus Passo Fundo. 
A Universidade de Passo Fundo é conhecida nacionalmente, e é nela que se realizam, a cada dois anos, as Jornadinhas e as Jornadas de Literatura, e trazem de diversas partes do mundo autores de livros importantíssimos.
A Biblioteca Pública Municipal Arno Viuniski, fundada em 2 de abril de 1940, possui um acervo de mais de 40 mil livros disponíveis.

Arte e cultura

Capital Nacional da Literatura - Desde o ano de 1981 Passo Fundo sedia, bienalmente, a Jornada Nacional de Literatura. O evento foi ganhando proporções até que, no dia 2 de janeiro de 2006 o presidente da República sancionou a Lei 11.264, que confere à cidade gaúcha o título de Capital Nacional da Literatura.

Festival Internacional de Folclore - Realizado em todos os anos pares, o Festival apresenta espetáculos artísticos com a presença de grupos de diversos países e estados brasileiros, com o objetivo de integração cultural.

Entidades de tradições regionais - Passo Fundo possui cerca de 20 entidades de tradições regionais, dentre eles 10 Centro de Tradições Gaúchas. Anualmente acontece a encenação da Batalha do Pulador, lembrando a batalha corrida em 27 de junho de 1894, durante a Revolução Federalista.

Pontos turísticos - Praça do Teixeirinha; Marcos do Pulador; Complexo Turístico de Roselândia; Parque da Gare; Praça Marechal Floriano; Chafariz da Mãe Preta; Monumento das Missões; Sétimo Céu.

Biblioteca pública - Uma biblioteca municipal também é um dos lugares do turismo de uma cidade e o município de Passo Fundo tem a Biblioteca Municipal Arno Viuniski.

Patrimônio histórico - Igreja Matriz; Capela de São Miguel Arcanjo; Catedral de Nossa Senhora Aparecida; Teatro Municipal Múcio de Castro; Cassino da Maroca.

Museus - Museu Histórico Regional; Museu de Artes Visuais Ruth Schneider; Museu Zoobotânico Augusto Ruschi; Museu do Imigrante Leonardo Da Vinci; Museu Paixão Côrtes.

Fonte do texto: Wikipedia