quinta-feira, 8 de agosto de 2024

JALES - SÃO PAULO

Jales é um município brasileiro no interior do estado de São Paulo, Região Sudeste do país. Tem população de 48.776 habitantes, conforme censo do IBGE, em 2022, e área de 368,574 km². Localiza-se a cerca de 586 km da cidade de São Paulo.
História
Origens

O fundador da cidade Euphly Jalles era proprietário de vasta extensão de terras no município de Tanabi, além de conhecedor do futuro traçado dos trilhos da Estrada de Ferro Araraquara que passariam por essas terras.
Por isso contratou Athayde Gonçalves da Silva, João Mariano de Freitas e José Nunes de Brito, entre outros, para o desmatamento de uma área. Após a derrubada, foi traçada a área urbana e dado início à venda de pequenas propriedades agrícolas para cultura racional e intensiva de café, algodão, cereais diversos e criação de gado.
Ainda na fase do desmatamento, foi sugerido pelos desbravadores e primeiros proprietários que o novo povoado tivesse o nome de Jales, em homenagem ao seu fundador. No dia 15 de abril de 1941 a população se reuniu para levantar um cruzeiro, sendo rezada a primeira missa.
Formação territorial-administrativa
- Distrito criado com a denominação de Jales pelo Decreto-Lei Estadual nº 14.334, de 30/11/1944, com território desmembrado do distrito de Monteiro (atual Álvares Florence), no município de Tanabi, e transferido ao novo município de Fernandópolis, também desmembrado de Tanabi.
- Elevado a município com a denominação de Jales pela Lei Estadual nº 233, de 24/12/1948, desmembrado do município de Fernandópolis. Pela mesma Lei foram criados os distritos de Dolcinópolis, Palmeira d’Oeste, Três Fronteiras e Vitória Brasil, todos com território do distrito de Jales e incorporados ao município.
Quando foi criado, o município de Jales possuía uma área territorial de 2.826 km², sendo o segundo maior município do estado de São Paulo, ficando atrás apenas de Pereira Barreto.
- Pela Lei Estadual nº 2.456, de 30/12/1953, foram criados os distritos de Pontalinda, Santa Albertina, Santa Fé do Sul e Urânia. Pela mesma Lei é criado também o município de Santa Fé do Sul, desmembrado de Jales, transferindo para o novo município o distrito de Três Fronteiras.
Com o desmembramento de Santa Fé do Sul, a área territorial de Jales foi reduzida para 2.111 km², sendo o oitavo maior município do estado de São Paulo no período.
- Pela Lei Estadual nº 5.285, de 18/02/1959, são desmembrados do município de Jales os distritos de Dolcinópolis, Palmeira d’Oeste, Santa Albertina e Urânia, elevando-os à categoria de município. Pela mesma lei é criado o distrito de São Francisco e incorporado ao município.
Com o desmembramento desses municípios, a área territorial de Jales foi reduzida para 819 km².
- Pela Lei Estadual nº 8.092, de 28/02/1964, é desmembrado o distrito de São Francisco, sendo elevado à categoria de município.
- Pela Lei Estadual nº 7.644, de 30/12/1991, é desmembrado o distrito de Pontalinda, sendo elevado à categoria de município.
- Pela Lei Estadual nº 8.550, de 30/12/1993, é desmembrado o distrito de Vitória Brasil, sendo elevado à categoria de município.
Hidrografia
A hidrografia de Jales está assim composta: Ribeirão Açoita Cavalo; Ribeirão Arribada; Ribeirão Cascavel; Ribeirão da Figueira; Ribeirão das Perobas; Ribeirão do Açude; Ribeirão do Café; Ribeirão dos Coqueiros; Ribeirão Figueirinha; Ribeirão Helena; Ribeirão Jataí; Ribeirão Lagoa; Ribeirão Marimbondo; Ribeirão Matão; Ribeirão Matãozinho; Ribeirão Perobinha; Ribeirão Quebra-Cabaça I; Ribeirão Quebra-Cabaça II; Ribeirão Sete de Setembro; Ribeirão Veadão e Ribeirão Veadinho.
Clima
O clima de Jales é o tropical com inverno seco, Aw na classificação de Köppen.
Em Jales, a estação com precipitação é quente, abafada e de céu quase encoberto; a estação seca é morna e de céu quase sem nuvens. Ao longo do ano, em geral a temperatura varia de 14 °C a 33 °C e raramente é inferior a 10 °C ou superior a 38 °C.
Baseado no índice de turismo, a melhor época do ano para visitar Jales e realizar atividades de clima quente é do fim de abril ao fim de agosto.
Economia
Jales é um município de grande relevância na região que se destaca pela alta regularidade das vendas no ano e pelo elevado potencial de consumo. O pequeno número de novas oportunidades claras de negócios e o desempenho econômico são os pontos de atenção.
De janeiro a junho de 2024, foram registradas 2,9 mil admissões formais e 2,7 mil desligamentos, resultando em um saldo positivo de 224 novos trabalhadores.
Até julho de 2024 houve registro de 154 novas empresas em Jales, sendo que 30 atuam pela internet. Neste último mês, 26 novas empresas se instalaram, sendo 8 com atuação pela internet.
Referência para o texto: Wikipédia ; Weather Spark ; Caravela .