Janaúba é um município brasileiro no interior do estado de Minas Gerais, Região Sudeste do Brasil.
Topônimo - "Janaúba" é um termo proveniente da língua geral meridional que designa o arbusto Himatanthus drasticus.
História - Até o século XVI, a região era ocupada pelos índios tapuias. A partir desse século, os índios começaram a se miscigenar com os escravos negros que fugiam das fazendas da região. Esse povo mestiço, que sobrevivia da pesca, do cultivo de algodão e da criação de porcos, ganhou o nome de "gorutubanos", por viver próximo ao rio Gorutuba. Em seguida, a região começou a ser percorrida por tropeiros. Em 1872, a família de Francisco Barbosa, vinda do sul da Bahia, se estabeleceu nas terras da "Caatinga Velha", próximo a uma gameleira. Por essa razão, o povoado formado ganhou o nome de "Gameleira". Em 1943, foi criado o distrito de Janaúba, pertencente ao município de Francisco Sá. O município de Janaúba foi criado em 27 de dezembro de 1948, pela Lei n.º 336, e instalado em 1 de janeiro do ano seguinte.
Economia - Janaúba tem como principais atividades econômicas a agricultura, a pecuária, comércio e serviços.
Turismo - A cidade de Janaúba apresenta diversos pontos turísticos. Banhada por rios, principalmente o Rio Gorutuba, concentra meios naturais para a diversão do turista e da população local. Destacam-se o Balneário Bico da Pedra, avenida do Comércio (principal centro comercial da Serra Geral de Minas Gerais),[carece de fontes] as praças Dr. Rockert, Cristo Redentor, Rômulo Sales, Justino Pereira (Praça do Triângulo - encontra-se a Academia Pública da Terceira Idade), o Mercado Municipal (repleto de tradições e costumes mineiros), o Parque de Exposições Valdir Nunes (o Sindicato Rural realiza a maior Exposição Agropecuária do interior de Minas,[carece de fontes] com shows de artistas nacionais e regionais, leilões, feira da Agricultura Familiar etc.), a PROSSEG (Potencialidades da Serra Geral de Minas), o Espaço Cultural Central do Brasil (Biblioteca Pública, espaço de Dança, música, artes em geral) o Centro Cultural Marly Sarney em frente à rodoviária, a Estação Ferroviária de Janaúba (preservada), as Pontes de Ferro que ligam a cidade de Janaúba a Nova Porteirinha e os trilhos da Rede Ferroviária sobre o Rio Gorutuba, no Bairro Gameleira/Nova Esperança. Os costumes do povo Gorutubano podem ser observados em bairros como: Barbosas, Industrial (Dente Grande), Rio Novo, Santa Terezinha.
Educação - São mantidos 7 cursos de alfabetização de adultos, sendo 3 em escolas estaduais e 4 em escolas municipais.
O município possui 74 escolas, sendo 38 escolas na zona rural e 36 escolas na zona urbana, dentre as quais 19 são escolas estaduais, 10 são escolas municipais, 4 são escolas conveniadas com a Prefeitura e 6 são escolas particulares. No ensino médio, existem 10 escolas, sendo 7 da rede estadual e 3 particulares.
Possui, desde 1994, um campus da UNIMONTES - Universidade Estadual de Montes Claros, onde são oferecidos os cursos Normal Superior, Pedagogia, Agronomia e Zootecnia. Já está em construção a escola técnica vinculada à UNIMONTES, obra do projeto do governo federal, Brasil Profissionalizado, na qual irão ser oferecidos diversos cursos técnicos e profissionalizantes.
Nos cursos profissionalizantes, são oferecidos os cursos de: Auxiliar de Enfermagem, extensão Unimontes e Técnico em Higiene Dental, extensão da Faculdades Unidas do Norte de Minas.
Na cidade, são oferecidos cursos técnicos pela SOEDUCAR - Associação Educativa de Janaúba, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais: juntas, elas desenvolvem o Programa de Educação Profissional - PEP e também o PRONATEC - Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego.
No dia 6 de agosto de 2011, foi anunciada a construção de um campus da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri em Janaúba. Atualmente, encontram-se, em construção, os pavilhões das salas de aula e da biblioteca. É a primeira universidade federal da Serra Geral e a segunda do Norte de Minas. Já é oferecido, no campus de Janaúba, o Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, curso superior que dará acesso aos cursos de Engenharia Física, Engenharia Metalúrgica, Engenharia de Materiais, Engenharia de Minas e Química industrial.
Referência para o texto: Wikipédia.