Rio do Sul é um município brasileiro do estado de Santa Catarina.
Rio do Sul recebeu status de município pela lei estadual n.º 1.708 de 10 de outubro de 1930, com território desmembrado de Blumenau.
De clima temperado úmido,a temperatura média anual é de 18°C (max: 40°C; min: 0°C), com possibilidade de geadas no inverno, temperaturas negativas e raramente a possibilidade de nevar.
Economia - O município destaca-se na área industrial, com foco nos setores metalmecânico, eletrônico e vestuário (principalmente na confecção de jeans).
No setor agropecuário, destaca-se pela produção de leite, suinocultura e avicultura. Vem apresentando também nos últimos anos forte crescimento na construção civil e no desenvolvimento de software.
História - Rio do Sul possui forte influência germânica e italiana na cultura de seu povo, tanto na arquitetura quanto nos costumes locais. É comum se encontrar nos bairros e valadas mais afastadas pessoas que ainda preservam a culinária e o idioma de seus antepassados de forma muito presente no dia a dia.
Turismo - Dentre os pontos turísticos podem ser mencionados: Encontro dos Rios - Para apreciar o rio, há um mirante dentro do Parque Universitário Norberto Frahm, que apresenta ainda um painel da bacia hidrográfica da região em fotos antigas e atuais; Morro dos Três Picos - Situado na Serra Taboão, com 965 metros e Pico da Bandeira - Com 847 metros de altura, onde é possível observar quase toda a cidade, possuindo ainda trilhas, nas quais é possível observar a flora nativa.
O Ponto culminante de Rio do Sul está localizado na Serra do Mirador, com 824m de altitude.
Um dos cartões postais do município é sua Igreja Matriz (Catedral de São João Batista), construída pelos Salesianos. Outras construções importantes são a Ponte dos Arcos, a Estação Ferroviária e algumas edificações em estilo alemão. Também no município encontra-se o local onde nasce o Rio Itajaí-Açu (resultante do encontro dos rios Itajaí do Sul e Itajaí do Oeste).
Referência para o texto: Wikipédia.