Mato Verde é um município brasileiro do estado de Minas Gerais.
O povoado de Santo Antônio da Rapadura foi fundado em 1 de janeiro de 1873, por coordenação do bispo da diocese de Diamantina, Dom João Antunes dos Santos (hoje nome de uma rua no bairro São Bento na cidade).
O município, com o nome de Mato Verde, foi criado pela lei nº 1.039, de 12 de dezembro de 1953 e instalado no dia 1 de janeiro de 1954. Seu primeiro prefeito foi Waldir Silveira e o primeiro vice Hermínio Fernandes Silveira, eleitos para um mandato de quatro anos.
A economia do município é essencialmente agrícola. As terras, de um modo geral, são férteis e com declividade favorável a motomecanização.
Hoje, as principais atividades são: a agropecuária com pequenas agroindustriais, o setor de serviços e o comércio.
Na área de turismo destacam-se a Cachoeira de Maria Rosa, a maior queda d'água do Rio Viamão. Localiza-se a 12 km de Mato Verde.
Há também a Cachoeira do Rio das Gramas, próximo ao distrito de São João do Bonito; o Rio Garipau; e há também um sítio a 15 minutos de Mato Verde que fica nas margens do Rio Viamão (Sítio do Sidney). É uma propriedade privada e para a entrada de visitantes é necessária uma autorização do dono do terreno, que não é difícil de ser conseguida. Além disso tudo, há também outras cachoeiras no rio Viamão (mais próximas à sua nascente), entre elas o Poço do Ouro, que fica a aproximadamente 16 km da cidade, sendo um dos locais de acesso mais difíceis do município. E existem mais quedas d'água acessíveis após escalar grandes pedras. Há também o Rio do sr. Heitor, uma barragem na comunidade de Caveira d'Anta no Rio Garipau.
Outros pontos turísticos na cidade são: Praça Geraldo Clemente Alves e a Praça de Alimentação Antônio Celso Silveira, com inúmeros quiosques e lanchonetes; Avenida José Alves Miranda (Centro-Alto São João), local com lanchonetes frequentados principalmente à noite; Complexo Poliesportivo, local com playground, quadra de areia, estacionamento, bar no meio da ilha da lagoa; ginásio poliesportivo Prefeito Agripino Antunes Miranda e o estádio municipal Odilon Dias de Oliveira.
O Carnaxé de Mato Verde também atrai turistas do Norte de Minas e do Sul da Bahia. A entrada é franca.
Há também as famosas festas da Camiseta e Caipy Fest, que acontecem anualmente em Janeiro. As entradas são compradas na forma de camisetas.
O Santo Cruzeiro (cruz) foi cravado em um monte próximo (hoje conhecido como Morro do Cruzeiro) no ano de 1901, levado pelo povo desde a porta da matriz até o cume daquele monte, em procissão acompanhada por toda a população daquela época. Desde então, toda Sexta-feira da Paixão os devotos sobem o morro em penitência para "pagar" os pecados do ano anterior (e é claro, ficar com a ficha limpa para poder cometer outros pecados no ano seguinte).
Há ainda uma igrejinha secular no centro da cidade que só abre sua portas por ocasião do Natal. É tradição de seus antepassados que a Igrejinha de Deus-Menino seja aberta apenas neste período para visitação pública e realização de novena em homenagem ao Menino Jesus.
As festas juninas são festejadas por toda a comunidade, sendo que na véspera do dia de São João, realizam-se quadrilhas, rezas e levantamento de mastros.
A festa do padroeiro Santo Antônio começa em 10 de maio e termina em 13 de junho, dia do santo.
Referência para o texto: Wikipédia.